Crescer na emigração

O Organismo de Direcção Nacional do PCP em França (ODN) reuniu em Paris para perspectivar as grandes linhas de intervenção para o próximo ano. A reunião contou com a participação de Rosa Rabiais, do Comité Central. Entre as conclusões, uma sobressai pelo seu carácter decisivo: a necessidade de levar mais longe o reforço orgânico do Partido, que terá um ponto alto com o processo preparatório da 2.ª Assembleia da Organização, a realizar no final do próximo ano.

Para além da assembleia, outras iniciativas assumem importância especial para os comunistas portugueses emigrantes em França, nomeadamente as comemorações do 93.º aniversário do Partido e do 40.º aniversário do 25 Abril, a preparação das eleições para o Parlamento Europeu e a mobilização para o voto na CDU, bem como a participação na Festa do l’Humanité, em Setembro.

No que respeita à análise da situação actual, o ODN reafirmou a sua solidariedade com a jornada de luta de dia 26, lembrando as acções realizadas também em França, nomeadamente a distribuição, pelo PCP, de um comunicado junto ao Consulado de Paris e noutros locais públicos. Nesse documento pugnava-se pela defesa da língua portuguesa e denunciava-se os cortes previstos no OE para o ensino do português no estrangeiro, as más condições de ensino e o pagamento ilegal de propinas, ao mesmo tempo que se afirmava as propostas alternativas do PCP.



Mais artigos de: PCP

Exigências justas

Para o PCP, não há nada que possa apagar a justeza das reivindicações dos profissionais das forças e serviços de segurança e a dimensão da manifestação que realizaram no dia 21.

No Pingo Doce resiste-se e luta-se

O PCP está solidário com os trabalhadores do Pingo Doce que enfrentam no seu local de trabalho «ameaças, pressões e chantagens» para aceitaram a imposição do «banco de horas». Num comunicado da Direcção da Organização Regional...