Editorial

UMA GRANDE JORNADA DE LUTA

Lá dentro, no Parlamento, a maioria que suporta a política do Governo PSD/CDS aprovou esse atentado à segurança e...
Opinião
Actual

Os chamados nem-nem

Não gosto da expressão, por algo que esta encerra de menorização e responsabilização dos...
Actual

«Conversa fiada»

Há dias, reagindo à proposta do Governo PSD/CDS para discutir a chamada «reforma do Estado», Seguro rechaçou,...
Actual

De degrau em degrau

A palavra degrau é muito curiosa. Deriva do latim degradu e designa cada uma das partes da escada em que se põe o pé para...
A talhe de foice

A fingir

Há uma semana, as forças policiais portuguesas impuseram uma novidade: todas – literalmente todas as sete –...
PCP

Mistificações e realidade

Se há algo que a experiência política testemunha é a correspondência, integral e proporcionada, entre os projectos do grande capital e seus executores e a expressão, intensidade e apuro da campanha ideológica que a acompanha. Nada que cause estranheza, compreendida que seja a relação entre poder e ideia dominante.

Crónica Internacional

Perigos e possibilidades…

O denominado «plano de acção comum» alcançado pelo Irão com os EUA, a França, o Reino Unido, a...
Em Foco

Dia da rejeição popular

O «dia nacional de indignação, protesto e luta», convocado pela CGTP-IN e que mobilizou centenas de milhares de trabalhadores, fez deste 26 de Novembro o dia da rejeição popular do Orçamento e da política de que ele faz parte.

Magnífica jornada nacional

A CGTP-IN saudou as «centenas de milhares de trabalhadores, que participaram com grande determinação em centenas de acções de luta, por todo o País», numa «magnífica acção nacional de indignação, protesto e luta».

A União dos poderosos

Os deputados do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu votaram contra – ao contrário dos eleitos do PS, PSD e CDS – o novo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia para 2014-2020, aos regulamentos dos fundos estruturais e de investimento e da reforma da Política Agrícola Comum. Todos estes instrumentos, garantem, prejudicam gravemente os países periféricos como Portugal, e reforçam o poder dos monopólios das grandes potências. Mas afinal não é precisamente isto a União Europeia? 

Somar ruína à ruína

Outro dos documentos aprovados pelo Parlamento Europeu – uma vez mais com os votos dos deputados da troika...
PCP

Inauguração no sábado

A exposição é inaugurada no sábado às 16 horas, num acto público em que participa Jerónimo de Sousa. A mostra estará patente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto até ao dia 15 de Dezembro. 

Só a luta travará a ofensiva

Ao intervir, ainda antes da jornada da CGTP-IN de dia 26, numa sessão pública em Odivelas, Jerónimo de Sousa apelou à luta organizada dos trabalhadores e das populações para derrotar as medidas inscritas no Orçamento para 2014.

Esclarecer e mobilizar

Tal como sucedeu um pouco por todo o País, tiveram lugar na Zona Oriental de Lisboa três sessões de esclarecimento sobre o...
Trabalhadores

Polícias unidos na luta

Sem resposta do ministro às reivindicações que estiveram na raiz da grande manifestação dos profissionais da área da segurança interna, a CCP deverá voltar a decidir novas acções de protesto.

Greve no grupo «Princesa»

Trabalhadores da «Pastelaria Princesa», com cinco estabelecimentos nos concelhos da Moita e Barreiro, fizerem greve sexta-feira, 22, concentrando-se logo pela manhã em frente à unidade situada no Vale da Amoreira (Moita).

Greve nos CTT amanhã

Muito embora o Governo tenha já decidido privatizar os CTT, os trabalhadores avançam para uma greve amanhã, 29, com o objectivo de abortar este processo.

Professores <i>destroem</i> OE

Anteontem, a Fenprof e os sindicatos de professores que a integram distribuíram, um pouco por todo o País, um folheto à...
Assembleia da República

Saque fiscal, exploração e empobrecimento

O OE para 2014 foi aprovado anteontem pelos deputados da maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra das oposições. Como entrou assim saiu da AR, inalterado no que nele é estrutural e faz de si o que é: uma peça geradora de destruição, pobreza, injustiças e desigualdades.

Afirmação da alternativa

Importante na acção dos deputados comunistas neste debate foi não apenas a denúncia ao conteúdo do OE mas...

Renegociar a dívida

Limitar o pagamento dos juros da dívida pública a um valor máximo correspondente a 2,5% do valor das...

Passa-culpas

Em vários momentos do debate voltou a assistir-se à habitual troca de acusações entre PS e os partidos da maioria...

Alimentar a especulação

Cifra-se em 1008 milhões de euros a quantia entregue em 2013 pelo Governo a nove bancos estrangeiros pela resolução de...

Ruinosas PPP

Qualquer coisa como 1645 milhões de euros gastos em 2013, número este a que se somará no próximo ano mais 776...
Nacional

Soluções para o País

No dia 21 de Novembro teve lugar na Aula Magna, em Lisboa, a conferência «Em Defesa da Constituição, da Democracia e do Estado Social». A iniciativa contou com as intervenções de Mário Soares, Marisa Matias, Carlos do Carmo, Helena Roseta, Pacheco Pereira, General Pinto Ramalho e Rúben de Carvalho, do Comité Central do PCP, a qual publicamos na íntegra.

Propostas urgentes

A CDU de Santa Maria da Feira apresentou um conjunto de propostas para a elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014, com vista a concretizar políticas de desenvolvimento social e económico de que o município feirense tanto carece.

Alarga-se o caudal da luta

Para a JCP, a manifestação de estudantes do Ensino Superior, que teve lugar no dia 19, em Lisboa, foi «uma importante tomada de posição» contra o Orçamento do Estado para 2014, o Governo e a sua política.

Pobreza cresce em Portugal

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD), numa carta enviada aos deputados à Assembleia da República,...

Morreu Alcino Soutinho

O arquitecto Alcino Soutinho morreu no passado domingo, 24, com 83 anos. «Foi com grande pesar que o PCP tomou conhecimento do...

Protesto em Matosinhos

Mais de uma centena de pessoas concentraram-se anteontem em frente à repartição de Finanças de S. Mamede de...

Utentes exigem respeito

Amanhã, às 10 horas, tem lugar na Sede da Banda de Música um plenário para contestar o encerramento da...
Europa

Protestos varrem a Espanha

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, durante o fim-de-semana, em cerca de 50 cidades de Espanha, condenando as políticas anti-sociais do governo de Mariano Rajoy.

A luta pela terra

O tribunal Superior de Justiça da Andaluzia condenou a sete meses de prisão os dirigentes sindicais Sánchez Gordillo e Diego Cañamero pela ocupação de uma herdade abandonada.

O fosso entre alemães

Quase um quarto de século após a «reunificação» da Alemanha, um amplo estudo realizado durante meio...
Internacional

Brasil vive momento crucial

A convite do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), José Capucho, do Secretariado do CC do PCP, esteve no Brasil de 11 e 17 de Novembro para participar nas comemorações do centenário de Álvaro Cunhal, no seminário «Tendências da situação internacional» e no 13.º congresso do PCdoB.

«Preto no branco»

Washington e Cabul já acordaram os termos da manutenção de tropas ocupantes no Afeganistão a partir do próximo ano, texto que corresponde aos interesses imperialistas e que estes pretendem impor o quanto antes.

 

XIX Congresso do PCE

O Congresso discutiu e aprovou as alterações aos Estatutos, bem como as teses políticas e organizativas, onde...

Encerramento tormentoso

Dezenas de organizações não-governamentais abandonaram a Conferência do Clima (COP19) antes do seu encerramento,...

Extraterrestres e estrangeiros

Do outro lado da porta, esperava-me o representante do império que ferropeia o mundo com o terror das bombas e a chantagem do dinheiro....
Temas

A verdade dos factos (1)

O capítulo 8 do livro «A verdade e a mentira na Revolução de Abril: A contra-revolução confessa-se», de Álvaro Cunhal, é dedicado ao 25 de Novembro. De forma objectiva, o livro do ex-secretário-geral do PCP põe a nu a história deste golpe militar contra-revolucionário que, 38 anos volvidos, continua a ser manipulada e branqueada por quantos têm como principal objectivo denegrir o PCP. Dada a sua extensão, o capítulo será publicado em três partes, na certeza de que será um valioso contributo para repor a verdade dos factos.

A política do empobrecimento

Incumbe prioritariamente ao Estado no âmbito económico e social:
Promover a coesão económica e social de todo o território nacional, orientando o desenvolvimento no sentido de um crescimento equilibrado de todos os sectores e regiões e eliminando progressivamente as diferenças económicas e sociais entre a cidade e o campo e entre o litoral e o interior; criar os instrumentos jurídicos e técnicos necessários ao planeamento democrático do desenvolvimento económico e social.

 

Argumentos
TVisto

A cobertura

A julgar pelo que vamos sabendo pela televisão, essa mãe de quase todas as sabedorias do bom povo, o Ministério da...
Um Livro por Mês

Relembremos Bernardo Santareno

Já nos livros de poesia, Morte na Raiz, de 1954 e Romances do Mar, de 1955, nomeadamente nos romances aí incluídos,...
Aconteceu

Empresas investem no estrangeiro

Entre 2009 e 2011, 15,3 por cento das empresas em Portugal com mais de 100 trabalhadores deslocalizaram actividades para o estrangeiro,...

Governo saqueia trabalhadores

Dos 2,2 mil milhões de euros que o Estado arrecadou a mais até Outubro, comparando com igual período do ano passado, 2,19...

Maioria dos casais com filho único

Dos 2 745 928 casais existentes em Portugal em 2011, 55 por cento tinham apenas um filho. Em 1991 essa percentagem era de 44 por cento e, em...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 30...

A semana em resumo

Frases

“Se o Orçamento era uma coisa feia, continua a ser feio depois desta...