«Roteiro da Educação» em Odivelas

A CDU de Odi­velas ini­ciou, no dia 20, nas es­colas da Quinta de São José e Mário La­cerda, a ini­ci­a­tiva «Ro­teiro da Edu­cação», com o ob­jec­tivo de es­ta­be­lecer uma forma re­gular de co­mu­ni­cação e pro­xi­mi­dade das ve­re­a­dores co­mu­nistas – Maria da Luz No­gueira e Fer­nanda Ma­teus – com a co­mu­ni­dade edu­ca­tiva do con­celho.

«Este ro­teiro será con­subs­tan­ciado pelo acom­pa­nha­mento da evo­lução do parque es­colar do con­celho, de­sig­na­da­mente aquele que é da res­pon­sa­bi­li­dade mu­ni­cipal, pelo diá­logo com a co­mu­ni­dade edu­ca­tiva, aus­cul­tando as suas ne­ces­si­dades e as­pi­ra­ções nos mais va­ri­ados do­mí­nios e pela apre­sen­tação de pro­postas nos ór­gãos mu­ni­ci­pais», es­cla­rece, em nota à co­mu­ni­cação so­cial, a CDU.

De­gra­dação evi­dente

Na­quele dia, Maria da Luz No­gueira e Fer­nanda Ma­teus (na foto) ob­ser­varam um «pre­o­cu­pante es­tado de de­gra­dação» das duas es­colas pelo que «têm de ser con­si­de­radas pri­o­ri­tá­rias nas in­ter­ven­ções mu­ni­ci­pais». Na Es­cola da Quinta de São José as eleitas do PCP cons­ta­taram existir in­fil­tra­ções nas salas de aula, en­tu­pi­mentos cons­tantes nas casas de banho, por de­sa­de­quação das ca­na­li­za­ções, um parque in­fantil sem con­di­ções de uti­li­zação por parte das cri­anças e co­ber­turas em fi­bro­ci­mento em al­gumas salas de aula, no gi­násio e em te­lheiros.

Na Es­cola Bá­sica do 1.º Ciclo Mário Ma­deira, tal como a CDU já tinha de­nun­ciado no início do ano lec­tivo, a si­tu­ação re­la­tiva aos es­paços ex­te­ri­ores, com a re­ti­rada do mo­no­bloco co­lo­cado pela As­so­ci­ação de País, «tornou-se in­sus­ten­tável». «Nos dias de chuva, os cerca de 90 alunos que fre­quentam aquela es­cola não têm local co­berto para brincar», de­nuncia a CDU, dando ainda conta de «in­fil­tra­ções em di­versos lo­cais e, apesar de al­guns me­lho­ra­mentos efec­tu­ados na sala de aulas que serve de re­fei­tório, esta con­tinua a ser com­ple­ta­mente de­sa­de­quada para o ser­viço de re­fei­ções». A co­ber­tura deste equi­pa­mento também é de fi­bro­ci­mento.




Mais artigos de: Nacional

Soluções para o País

No dia 21 de No­vembro teve lugar na Aula Magna, em Lisboa, a con­fe­rência «Em De­fesa da Cons­ti­tuição, da De­mo­cracia e do Es­tado So­cial». A ini­ci­a­tiva contou com as in­ter­ven­ções de Mário So­ares, Ma­risa Ma­tias, Carlos do Carmo, He­lena Ro­seta, Pa­checo Pe­reira, Ge­neral Pinto Ra­malho e Rúben de Car­valho, do Co­mité Cen­tral do PCP, a qual pu­bli­camos na ín­tegra.

Propostas urgentes

A CDU de Santa Maria da Feira apre­sentou um con­junto de pro­postas para a ela­bo­ração das Grandes Op­ções do Plano e Or­ça­mento para 2014, com vista a con­cre­tizar po­lí­ticas de de­sen­vol­vi­mento so­cial e eco­nó­mico de que o mu­ni­cípio fei­rense tanto ca­rece.

Alarga-se o caudal da luta

Para a JCP, a ma­ni­fes­tação de es­tu­dantes do En­sino Su­pe­rior, que teve lugar no dia 19, em Lisboa, foi «uma im­por­tante to­mada de po­sição» contra o Or­ça­mento do Es­tado para 2014, o Go­verno e a sua po­lí­tica.

Pobreza cresce em Portugal

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD), numa carta enviada aos deputados à Assembleia da República, considera que o Orçamento do Estado (OE) para 2014 significa para os cidadãos em geral e para as pessoas com deficiência em particular o agravamento das...

Morreu Alcino Soutinho

O arquitecto Alcino Soutinho morreu no passado domingo, 24, com 83 anos. «Foi com grande pesar que o PCP tomou conhecimento do falecimento de Alcino Soutinho, arquitecto criador de grande prestígio nacional e internacional, corajoso lutador antifascista e democrata convicto e consequentemente, que ao lado...

Protesto em Matosinhos

Mais de uma centena de pessoas concentraram-se anteontem em frente à repartição de Finanças de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, em protesto contra o encerramento daqueles serviços. Na acção circulou um abaixo-assinado onde os signatários contestam o...

Utentes exigem respeito

Amanhã, às 10 horas, tem lugar na Sede da Banda de Música um plenário para contestar o encerramento da repartição de Finanças de Penalva do Castelo, o que obrigará os utentes a deslocarem-se a Mangualde para tratar de qualquer assunto. Anteontem realizou-se uma...