«Roteiro da Educação» em Odivelas
A CDU de Odivelas iniciou, no dia 20, nas escolas da Quinta de São José e Mário Lacerda, a iniciativa «Roteiro da Educação», com o objectivo de estabelecer uma forma regular de comunicação e proximidade das vereadores comunistas – Maria da Luz Nogueira e Fernanda Mateus – com a comunidade educativa do concelho.
«Este roteiro será consubstanciado pelo acompanhamento da evolução do parque escolar do concelho, designadamente aquele que é da responsabilidade municipal, pelo diálogo com a comunidade educativa, auscultando as suas necessidades e aspirações nos mais variados domínios e pela apresentação de propostas nos órgãos municipais», esclarece, em nota à comunicação social, a CDU.
Degradação evidente
Naquele dia, Maria da Luz Nogueira e Fernanda Mateus (na foto) observaram um «preocupante estado de degradação» das duas escolas pelo que «têm de ser consideradas prioritárias nas intervenções municipais». Na Escola da Quinta de São José as eleitas do PCP constataram existir infiltrações nas salas de aula, entupimentos constantes nas casas de banho, por desadequação das canalizações, um parque infantil sem condições de utilização por parte das crianças e coberturas em fibrocimento em algumas salas de aula, no ginásio e em telheiros.
Na Escola Básica do 1.º Ciclo Mário Madeira, tal como a CDU já tinha denunciado no início do ano lectivo, a situação relativa aos espaços exteriores, com a retirada do monobloco colocado pela Associação de País, «tornou-se insustentável». «Nos dias de chuva, os cerca de 90 alunos que frequentam aquela escola não têm local coberto para brincar», denuncia a CDU, dando ainda conta de «infiltrações em diversos locais e, apesar de alguns melhoramentos efectuados na sala de aulas que serve de refeitório, esta continua a ser completamente desadequada para o serviço de refeições». A cobertura deste equipamento também é de fibrocimento.