Crónica Internacional
Operação de propaganda
Actual
Viva Cuba
Actual
O roubo aos bocadinhos
Actual
Voltamos a brincar à caridadezinha!
A talhe de foice
Primários obedientes
PCP
A luta não acabou
Está em curso uma profunda ofensiva contra o poder local democrático, uma das mais importantes conquistas da Revolução de Abril. A política de estrangulamento financeiro dos municípios, a imposição de condicionamentos à sua autonomia de organização e gestão sujeitando-os à vontade do poder central, a degradação dos salários e dos direitos dos trabalhadores da administração local, a tentativa em curso de criação de estruturas supramunicipais sem legitimidade democrática mas com poderes retirados aos municípios (e chorudas remunerações), para além da já anunciada alteração à lei das finanças locais, consubstanciam esse ataque que a maioria PSD/CDS procura concretizar a toda a velocidade.
Resistência com força <br>no Norte
No sábado, dia 8, a manifestação da CGTP-IN no Porto, contra o Orçamento do Estado para 2013, contra a exploração e pela mudança de política, evidenciou a determinação de quem resiste e luta, mas também deixou claro que as posições do movimento sindical unitário merecem crescente simpatia da população.
Este sábado em Lisboa
Fotos do XIX Congresso
O XIX Congresso do PCP, realizado em Almada nos dias 30 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro, foi uma pujante afirmação do ideal e do projecto dos comunistas portugueses na sua luta pela Democracia Avançada e o Socialismo. Ao longo de três dias de intenso trabalho, revelou-se uma vez mais um colectivo coeso, firme e combativo, a quem cabe um papel determinante na construção do futuro do País.Com estas fotos que hoje publicamos destacamos alguns (de tantos outros) momentos daquele que foi o Congresso de um grande partido comunista.
Afirmar as conclusões do XIX Congresso
Afirmar as conclusões do XIX Congresso do Partido e projectar a força que dele emanou foram os objectivos centrais do comício realizado em Alverca no dia 7, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
«Para o ano cá estaremos, com mais força!»
Travar a luta nas empresas
Para além da luta que se vê, nas ruas do País, há uma outra – decisiva – que é travada onde se dá o conflito de classes, nas empresas e locais de trabalho. E é aí que o PCP mais cumpre o seu papel.
Exaltaram a beleza da vida<br>e continuam connosco
Inaugurado novo CT de Grândola
Mais recessão
Não mexam<br>nas indemnizações
Arménio Carlos reafirmou ontem que a Intersindical não aceita a nova redução nas indemnizações por despedimento, de 20 para 12 dias por ano de serviço, pretendida pelo Governo.
Greves contra horas à borla
Na CP, na CP Carga, na Refer e na EMEF, na Scotturb, na Soflusa, na Rodoviária do Tejo os trabalhadores mantêm-se unidos e firmes na luta contra o embaratecimento do trabalho e em defesa dos direitos.
«Impulso Jovem» não resolve
O programa «Impulso Jovem» não resolve o problema do desemprego, protestou a organização de juventude da CGTP-IN, insistindo na luta para uma mudança de política que abra caminho a medidas sérias.
Firmes na BA Vidro
Portuários mantêm a luta
Governantes com protestos
EPAL repôs
Má gestão suprime comboios
Professores no máximo
RTP e Lusa<br>Desmantelamento inaceitável
«Vidas penhoradas»
Os superiores desígnios do capital
«Um novo passo de aprofundamento da união económica e monetária» e um «salto federalista» à medida dos desígnios e interesses do capital transnacional e do directório de potências, assim era vista à partida pelo PCP a realização do Conselho Europeu que termina hoje em Bruxelas.
Dar cabo da Educação
Afirmação perene de futuro
O XIX Congresso foi a comprovação plena da actualidade do ideal comunista, da vitalidade do PCP, do seu contínuo rejuvenescimento, do acerto das suas posições políticas, da justeza do seu projecto de sociedade.
Inaceitável sentença de morte
Liquidação de «outlet»
A luta não termina com a aprovação da Lei
Enquanto se discutia o que no dia seguinte foi aprovado pela maioria PSD/CDS – o projecto de lei para a reorganização administrativa –, largas centenas de pessoas manifestaram-se, quinta-feira, à porta da Assembleia da República contra a extinção de 1165 freguesias.
Propostas para Loures
Na Câmara de Loures, os eleitos da CDU re-apresentaram, no dia 2, um conjunto de medidas «amigas das pessoas portadoras de deficiência». O PS, que já em 2010 havia rejeitado as propostas dos comunistas, graças à maioria absoluta que detém no executivo, propôs o adiamento da discussão desta importante matéria.
Portagens são um «crime»!
Privatização na «linha» do Governo
Monti demite-se
O primeiro-ministro italiano, Mário Monti, comunicou ao presidente, Giorgio Napolitano, a intenção de se demitir, depois do ex-primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, e chefe de um dos partidos que suportavam o governo, «Povo da Liberdade» (PDL), ter retirado o apoio ao executivo e anunciado a recandidatura ao cargo.
Luta contra a política de miséria
Milhares de espanhóis contestam a política de miséria imposta pelo Governo num país onde o desemprego e a pobreza avançam sem freio, e o capital financeiro salva lucros.
Libertar a Europa da prostituição
Imperialismo e Tratados <br>de Livre Comércio
Crise capitalista mostra superioridade do socialismo
Representantes de 60 partidos comunistas e operários de 44 países, entre os quais o PCP, participaram entre 22 e 25 de Novembro, em Beirute, no Líbano, no 14.º Encontro Internacional (EIPCO), realizado sob o lema «fortalecer as lutas contra a escalada agressiva imperialista, pela satisfação dos direitos e aspirações democráticas e sócio-económicas dos povos, pelo socialismo».