Prémio Literário Nacional Dias de Melo 2012
Com a obra «O Sol Morreu Aqui», João Maria Henrique Negreiros venceu o Prémio Literário Nacional Dias de Melo 2012, organizado em parceria pela editora Ver Açor e pela Câmara Municipal das Lajes do Pico. «Adeus Faraó. Nós Só Adoramos o Sol», de Nuno Gomes dos Santos, teve uma menção honrosa. Lê-se no comunicado emitido a propósito pela Câmara das Lajes do Pico que, «atendendo à qualidade das duas obras que mais positivamente o impressionaram, o júri resolveu fazer uma menção especial às mesmas, entendendo que não poderiam passar despercebidas, merecendo, sem dúvida, a atenção das editoras». A Ver Açor vai, por isso, publicar os dois livros mencionados.
O júri destacou «o originalíssimo narrador auto reflexivo – João Maria Negreiros – e subversor da própria narrativa que controla» e «o clima surrealista num livro de sabor realista» da obra vencedora, considerada «de inegável valor literário, muito superior à maior parte das que se vão publicando em Portugal».
A obra de Nuno Gomes dos Santos foi classificada como «uma metáfora, muito bem imaginada e literariamente bem conseguida, sobre a desilusão de um combatente contra o regime da ditadura posto perante a realidade de um país que não se reconstruiu conforme os sonhos que lhe tinham custado tantos sacrifícios».
«Coração de Lava», «um conjunto de poemas em diálogo com a ilha», livro de José Luis Tavares, obteve a outra menção honrosa do Prémio Dias de Melo.