Editorial

CONSTRUIR A FESTA, LUTAR

A duas semanas da realização da Festa do Avante!, impõe-se sublinhar uma vez mais que a construção dessa...
Opinião
A talhe de foice

Por estas e por outras

O iminente aumento do preço do pão, numa altura em que a maioria dos portugueses já está a comer o pão que...
Actual

As confissões do general

Os media dominantes não têm dado notícias sobre o caso do general colombiano Maurício Santoyo – que foi chefe...
Actual

Decantação

Diz-nos a Wikipédia que decantação «é um processo de separação que permite separar misturas...
Actual

No reino do disparate…

Se fizermos uma breve retrospectiva dos últimos 30 anos da vida deste País com o cortejo de asneiras e erros decididos na...
PCP

O «regresso ao passado» cavaquista

No quadro do aprofundamento da crise capitalista, verifica-se o agravamento da situação mundial na produção e consumo de drogas ilícitas. No plano nacional, confirma-se o agravamento dos problemas da toxicodependência e das questões conexas. Portugal, empurrado pela política de direita dos sucessivos governos, dos PEC e do pacto de agressão, de desinvestimento e liquidação das respostas do Estado, caminha nesta matéria para o «regresso ao passado» cavaquista.

Crónica Internacional

Militarismo

O tribunal constitucional federal alemão determinou que as forças armadas alemãs – Bundeswehr –...
Em Foco

Unidade e luta <br>para derrotar o Código

O Secretário-geral do PCP afirmou anteontem a «profunda convicção» de que «a luta pode derrotar o código da exploração, realçando que «isso exige iniciativa, mais e melhor organização, unidade, coragem e solidariedade, entre todos aqueles que são atingidos por esta política de ruína e acelerado empobrecimento dos trabalhadores e das classes populares».
PCP

Com esta política o País só anda para trás

O Secretário-geral do PCP acusou o primeiro-ministro de «mentir» e de «dourar a pílula» quando diz que 2013 será um ano de «inversão» e de «preparação da recuperação» económica.

Imagem de marca do Portugal das troikas

A cada dia que passa é mais claro o rumo de desastre nacional imposto pelo pacto de agressão e pela política do Governo que tão subservientemente o põe em prática.

Acabar com a dependência

Face à notícia de que Portugal produziu menos cereais este ano, alegadamente devido à seca, os comunistas do Alentejo acusam os sucessivos governos de terem adoptado uma política agrícola destrutiva, dependente do estrangeiro.

Negócios ruinosos

O que está verdadeiramente em causa no negócio da manutenção dos helicópteros EH 101 é o seu modelo,...

Desleixo e desrespeito

A «Casa de Chá da Boa Nova» em Leça da Palmeira, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira, encontra-se em...
Trabalhadores

Forte resposta com resultados

A resistência e a luta dos trabalhadores, particularmente em defesa dos direitos e contra a imposição das graves alterações do Código do Trabalho, têm forte adesão e já levaram várias empresas a recuarem.

Enfermeiros vencem <br>e insistem

A pressão do SEP/CGTP-IN e a luta dos enfermeiros estão a gerar novos avanços, para acabar com a discriminação no pagamento das horas penosas e de qualidade.

Insistir só vai agravar

O desemprego continua a subir, enquanto a economia se afunda, mas a insistência do Governo e da troika na mesma política só poderá gerar mais desemprego e recessão.

Grande greve nos portos

A greve de dia 14 deu «visibilidade nacional e internacional às justas aspirações dos...
Assembleia da República

E as crianças, Senhor?

Nos últimos sete anos (desde o ano lectivo de 2005/2006) foram 3720 as escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico que fecharam portas um pouco por todo o País. Mais 239 escolas estão na calha, três das quais na região de Setúbal, anunciou já o Ministério da Educação.

Nacional

Governo corta na educação

O programa da troika assinado pelo PS, PSD e CDS impôs, no passado ano lectivo, uma redução de mil milhões de euros no Ensino Superior. Para este ano o Governo prevê cortar mais cinco por cento das verbas.

Por uma cultura de juventude

Termina no domingo o acampamento da Ecolojovem, Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes», que se iniciou ontem nas cidades de...
Europa

Andaluzia marcha contra a crise

Mais de 700 pessoas iniciaram, dia 16, uma marcha que liga localidades rurais e cidades da região autónoma da Andaluzia, em Espanha. O protesto é promovido pelo Sindicato Andaluz de Trabalhadores.

Apoio a Assange

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, continua refugiado na embaixada do Equador. A Grã-Bretanha recusa o salvo-conduto e ameaça invadir as instalações diplomáticas.

Otegi solidariza-se

O dirigente independentista basco Arnaldo Otegi, anunciou, dia 12, que se juntou à greve de fome declarada...
Internacional

Obama eleva ameaça

O presidente dos EUA pondera atacar a Síria se as armas químicas «se moverem ou forem utilizadas». Barack Obama considera perigoso o arsenal «cair nas mão erradas».

Concessões a privados não são solução

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) critica o processo de concessão de rodovias e ferrovias, anunciado quarta-feira, 15, pelo governo, e defende a «recomposição da capacidade de investimento público».

Paraguai resiste

Fortalecer a unidade para derrotar o golpe de Estado e fazer regressar as forças democráticas e progressistas ao poder foram as...

Equador recusa ameaças

Rafael Correa advertiu o governo britânico de que o seu país reagirá de acordo com o direito internacional a qualquer...

Lições de Marikana

Os trágicos eventos na mina de Marikana, na África do Sul, são «o mais sério...
Temas

«Sem outras políticas <br> não se constrói a paz»

Fazer convergir a defesa da paz e a luta contra o imperialismo, pelo progresso económico e social, é o desafio colocado aos povos, explicou Ilda Figueiredo, Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em entrevista ao Avante!. Esta foi uma das conclusões centrais da Assembleia do Conselho Mundial da Paz, que decorreu entre os dias 20 e 23 de Julho em Katmandu, no Nepal.

Argumentos
TVisto

As vozes e os números

Os canais portugueses especialmente dedicados a diversas formas de informação (SIC Notícias, RTP...
Festa do Avante!

Concerto Promenade

No próximo número, suplemento especial sobre o concerto de arranque da Festa, no Palco 25 de Abril: o Concerto Promenade, com a Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e onde estarão também em destaque três jovens e talentosos solistas portugueses: Sérgio Pacheco (trompete), Ana Cristina Fernandes Pereira (violino) e Inês Andrade (piano).

Espaço de luta e de combatividade

Image 11174

Espaço projectado, construído e dinamizado pela JCP, a Cidade da Juventude tem este ano como lema «Os valores de Abril são o futuro da juventude». Nas suas «quatro paredes», numa diversidade de iniciativas sem paralelo, o visitante poderá encontrar a denúncia dos principais problemas da juventude e a sua luta por uma sociedade mais justa e fraterna.

Amizade, solidariedade e luta

Image 11169

A solidariedade, a cooperação e a luta dos povos de todo o mundo face à crise do capitalismo e à violenta ofensiva do imperialismo é o fio condutor do Espaço Internacional da Festa do Avante!, onde o visitante terá uma importante mostra de como, um pouco por todo o mundo, os trabalhadores e os povos, com os partidos comunistas e progressistas, dão resposta à ofensiva do imperialismo num mundo em profunda mudança e afirmam a alternativa do socialismo.

Divulgar a Festa na Trofa

No dia 17, a Organização Concelhia de Trofa do PCP, envolvendo dezenas de membros e amigos do Partido, promoveu uma banca...

Almoço do Alentejo no domingo

Continuam a bom ritmo as jornadas de trabalho do distrito de Évora. Entretanto, até ao dia 7 de Setembro, todos os contributos...
Aconteceu

Insolvências vão aumentar

As insolvências de empresas vão aumentar em todo o mundo e muito em particular na Europa, segundo um estudo da empresa...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sexta-feira, 24 de Agosto  ...

A semana em resumo

Frases

“Depois do Pontal, existe uma linha que separa o país até 2013 e a partir de...