Famílias de Ferreira do Alentejo sem água potável

A Câmara de Ferreira do Alentejo suspendeu o abastecimento de água potável a diversas famílias residentes em alguns montes do concelho, que não são abastecidas pela rede pública.

Para o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) esta é uma situação «lamentável». «Assumindo-se a água como um bem público e essencial ao bem-estar e a uma boa qualidade de vida de todos os seres humanos, privar alguns desses mesmos seres humanos de utilizarem um bem tão preciso e necessário às suas necessidades diárias, só a podemos entender como uma medida de grande insensibilidade humana de cariz meramente economicista e de desprezo total pelos mais elementares direitos das famílias e pessoas em causa», condena o MUSP, que manifestou, em nota de imprensa, a «sua total solidariedade e apoio aos correctos e justos protestos das famílias e pessoas», exortando-as «a continuarem a lutar até que consigam concretizar os seus objectivos».

Entretanto, um dos habitantes atingidos avançou já com uma providência cautelar contra a autarquia, reclamando a «imediata reposição» do serviço. «Fiz dois requerimentos à Câmara Municipal a solicitar esclarecimentos sobre a situação, mas, como não obtive resposta, intentei uma acção em tribunal», explicou à Lusa Paulo Conde, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Ferreira do Alentejo e eleito da CDU na Assembleia Municipal.



Mais artigos de: Nacional

Governo corta na educação

O programa da troika assinado pelo PS, PSD e CDS impôs, no passado ano lectivo, uma redução de mil milhões de euros no Ensino Superior. Para este ano o Governo prevê cortar mais cinco por cento das verbas.

Micro empresários «desesperados»

Os micro, pequenos e médios empresários do concelho de Cascais aprovaram, no dia 12 de Agosto, em São Domingos de Rana, uma moção, dirigida ao Governo, onde exigem «medidas urgentes» nas áreas da fiscalidade, do crédito e do investimento produtivo, com vista...

Por uma cultura de juventude

Termina no domingo o acampamento da Ecolojovem, Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes», que se iniciou ontem nas cidades de Braga e de Guimarães, respectivamente capitais europeias da Juventude e da Cultura. No sábado, integrado no vasto leque de iniciativas programadas, terá...