Insolvências vão aumentar
As insolvências de empresas vão aumentar em todo o mundo e muito em particular na Europa, segundo um estudo da empresa especializada em seguros de crédito Euler Hermes.
Estas previsões, divulgadas dia 13, incidem sobre um vasto conjunto países que representam 86 por cento do Produto Interno Bruto mundial. A Europa é o principal responsável pela subida das insolvências e Portugal destaca-se com um aumento estimado de 50 por cento em 2012, acima do crescimento de 19 por cento registado o ano passado.
Os dados da Euler Hermes coincidem com balanços nacionais que dão conta de um aumento de 46,7 por cento do número de falências até Junho, atingindo um total de 3183 empresas, a uma média superior a 500 por mês, concentradas sobretudo nos sectores da construção, indústrias transformadoras e retalho.
«O tecido industrial está em perigo e reconstituí-lo vai levar tempo», consideram os autores do estudo, referindo que na Grécia as insolvências devem crescer 30 por cento, em Espanha 20 por cento, na Holanda mais 25 por cento e no Brasil mais 28 por cento.