A talhe de foice
Por estas e por outras
Actual
As confissões do general
Actual
Decantação
Actual
No reino do disparate…
PCP
O «regresso ao passado» cavaquista
No quadro do aprofundamento da crise capitalista, verifica-se o agravamento da situação mundial na produção e consumo de drogas ilícitas. No plano nacional, confirma-se o agravamento dos problemas da toxicodependência e das questões conexas. Portugal, empurrado pela política de direita dos sucessivos governos, dos PEC e do pacto de agressão, de desinvestimento e liquidação das respostas do Estado, caminha nesta matéria para o «regresso ao passado» cavaquista.
Crónica Internacional
Militarismo
Unidade e luta <br>para derrotar o Código
Com esta política o País só anda para trás
O Secretário-geral do PCP acusou o primeiro-ministro de «mentir» e de «dourar a pílula» quando diz que 2013 será um ano de «inversão» e de «preparação da recuperação» económica.
Imagem de marca do Portugal das troikas
A cada dia que passa é mais claro o rumo de desastre nacional imposto pelo pacto de agressão e pela política do Governo que tão subservientemente o põe em prática.
Acabar com a dependência
Face à notícia de que Portugal produziu menos cereais este ano, alegadamente devido à seca, os comunistas do Alentejo acusam os sucessivos governos de terem adoptado uma política agrícola destrutiva, dependente do estrangeiro.
<i>Expresso</i> omite posições do PCP
Negócios ruinosos
Desleixo e desrespeito
Dar mais força à luta contra a exploração
Forte resposta com resultados
A resistência e a luta dos trabalhadores, particularmente em defesa dos direitos e contra a imposição das graves alterações do Código do Trabalho, têm forte adesão e já levaram várias empresas a recuarem.
Enfermeiros vencem <br>e insistem
A pressão do SEP/CGTP-IN e a luta dos enfermeiros estão a gerar novos avanços, para acabar com a discriminação no pagamento das horas penosas e de qualidade.
Insistir só vai agravar
O desemprego continua a subir, enquanto a economia se afunda, mas a insistência do Governo e da troika na mesma política só poderá gerar mais desemprego e recessão.
Greve nos transportes <br>exige ilações
Grande greve nos portos
<i>Cerâmica de Valadares</i><br>Crime, mentiras e luta
Ainda mais professores <br>com «horário-zero»
Firmes pelo emprego <br>na Boulangerie
E as crianças, Senhor?
Nos últimos sete anos (desde o ano lectivo de 2005/2006) foram 3720 as escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico que fecharam portas um pouco por todo o País. Mais 239 escolas estão na calha, três das quais na região de Setúbal, anunciou já o Ministério da Educação.
Espalhar a fome e a miséria
Governo corta na educação
O programa da troika assinado pelo PS, PSD e CDS impôs, no passado ano lectivo, uma redução de mil milhões de euros no Ensino Superior. Para este ano o Governo prevê cortar mais cinco por cento das verbas.
Micro empresários «desesperados»
Famílias de Ferreira do Alentejo sem água potável
Por uma cultura de juventude
Andaluzia marcha contra a crise
Mais de 700 pessoas iniciaram, dia 16, uma marcha que liga localidades rurais e cidades da região autónoma da Andaluzia, em Espanha. O protesto é promovido pelo Sindicato Andaluz de Trabalhadores.
Apoio a Assange
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, continua refugiado na embaixada do Equador. A Grã-Bretanha recusa o salvo-conduto e ameaça invadir as instalações diplomáticas.
7,5 milhões de alemães buscam trabalho
Precariedade duplica entre os jovens
Otegi solidariza-se
Dos alvores da «união»
Obama eleva ameaça
O presidente dos EUA pondera atacar a Síria se as armas químicas «se moverem ou forem utilizadas». Barack Obama considera perigoso o arsenal «cair nas mão erradas».
Concessões a privados não são solução
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) critica o processo de concessão de rodovias e ferrovias, anunciado quarta-feira, 15, pelo governo, e defende a «recomposição da capacidade de investimento público».
Paraguai resiste
Equador recusa ameaças
PCP solidário com mineiros sul-africanos
Lições de Marikana
«Sem outras políticas <br> não se constrói a paz»
Fazer convergir a defesa da paz e a luta contra o imperialismo, pelo progresso económico e social, é o desafio colocado aos povos, explicou Ilda Figueiredo, Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em entrevista ao Avante!. Esta foi uma das conclusões centrais da Assembleia do Conselho Mundial da Paz, que decorreu entre os dias 20 e 23 de Julho em Katmandu, no Nepal.
Economia
Desemprego é mera nota negativa para Passos Coelho
Religiões
A cavalgada «triunfal» do capitalismo…
TVisto
As vozes e os números
Suplemento Jornal Avante!
Concerto Promenade
No próximo número, suplemento especial sobre o concerto de arranque da Festa, no Palco 25 de Abril: o Concerto Promenade, com a Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e onde estarão também em destaque três jovens e talentosos solistas portugueses: Sérgio Pacheco (trompete), Ana Cristina Fernandes Pereira (violino) e Inês Andrade (piano).
Espaço de luta e de combatividade
Espaço projectado, construído e dinamizado pela JCP, a Cidade da Juventude tem este ano como lema «Os valores de Abril são o futuro da juventude». Nas suas «quatro paredes», numa diversidade de iniciativas sem paralelo, o visitante poderá encontrar a denúncia dos principais problemas da juventude e a sua luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
Amizade, solidariedade e luta
A solidariedade, a cooperação e a luta dos povos de todo o mundo face à crise do capitalismo e à violenta ofensiva do imperialismo é o fio condutor do Espaço Internacional da Festa do Avante!, onde o visitante terá uma importante mostra de como, um pouco por todo o mundo, os trabalhadores e os povos, com os partidos comunistas e progressistas, dão resposta à ofensiva do imperialismo num mundo em profunda mudança e afirmam a alternativa do socialismo.
Construir a Festa que é de todos e para todos