A talhe de foice
Outro desígnio
Actual
Um luxo de luz
Actual
É da história!
Actual
In(digente)formação
PCP
Serviços de Informações,<br>crise cíclica e doença crónica
O Sistema de Informações da República (SIRP) padece de uma doença crónica, que decorre da sua desconformidade congénita e progressivamente agravada com o regime democrático constitucional, no seu modelo, orgânica, funcionamento, controlo e fiscalização. É um mal degenerescente e tendencialmente insanável, com surtos infectocontagiosos, que atingem profundamente a própria democracia, e crises cíclicas, como a que estamos a viver, e que, no actual quadro, ameaçam tornar o SIRP, a curto prazo, democraticamente irreformável.
Crónica Internacional
A ferro e fogo
CGTP-IN apela à indignação e resistência
Contra a liberalização dos despedimentos, sindicatos e comissões de trabalhadores entregaram, dia 12, na Assembleia da República, mais de dois mil pareceres apreciados e aprovados em reuniões e plenários por milhares de trabalhadores. A central apela à indignação e ao exercício do direito de resistência.
«Esperam-nos grandes combates»
Na segunda-feira, num convívio em Monte Gordo e num jantar em Portimão, Jerónimo de Sousa garantiu que o PCP organizará a luta contra as medidas do Governo.
Venda do <i>BPN</i> é crime contra o País
Dezenas de militantes comunistas concentraram-se, dia 12, junto à sede do BPN em protesto contra a venda do banco e em solidariedade com os seus trabalhadores.
Como está, favorece os privados
Professores em risco
Defender os <i>Correios</i>
Paisagem tem que ser defendida
Portugal continua a afundar-se
Faleceu José Manuel Osório
Casos graves na <i>SN Seixal</i>
Três acidentes de trabalho, em dois dias da mesma semana, vieram evidenciar os efeitos da retirada de direitos, da elevada precariedade e da limitação da liberdade na SN Seixal.
Menos TSU para lucros maiores
Com a redução da contribuição patronal para a Segurança Social, o Governo vai agravar brutalmente o IVA e aprofundar a recessão, para aumentar os lucros das empresas, opção que a CGTP-IN rejeita.
Contra cortes na segurança
As medidas anunciadas dia 12 pelo ministro das Finanças aumentaram o descontentamento de polícias e militares e suscitaram fortes protestos das suas organizações representativas.
Reformados protestam quinta-feira
Urge revogar taxas moderadoras
O PCP volta a colocar na ordem do dia a necessidade imperiosa de revogar as taxas moderadoras. E fá-lo em nome do «respeito por aqueles que menos têm e mais precisam», como sublinha em projecto de lei já entregue na AR visando cumprir aquele objectivo.
PCP contra introdução de portagens
O PCP opõe-se à aplicação de portagens na Via do Infante (A22), Algarve, tendo apresentado no Parlamento um projecto de resolução pugnando por esse objectivo.
Usurpar competências
Hipocrisia à solta
Ministro vai à AR a pedido do PCP
A consagração do sacrossanto lucro
Estágio profissional dos psicólogos
Para quando o hospital?
O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) interrogou o Governo (PSD/CDS) sobre a construção do novo hospital do Seixal, que o anterior executivo (PS) previa que estivesse concluído em 2013.
Evitar «erros» na Madeira
Couço defende <i>CTT</i>
Alastra o descontentamento
A solução é mais emprego e educação
Uma importante manifestação realizada no sábado, 13, no bairro londrino de Tottenham, enviou uma mensagem clara ao governo britânico: a solução não é mais polícia e cortes, mas empregos e educação.
Mão no bolso
Berlusconi garantiu que o seu «coração sangra» por quebrar a promessa de «nunca pôr a mão nos bolsos dos italianos», mas que a «situação dramática» torna «inevitáveis» as novas medidas de austeridade.
«<i>Danke</i> – obrigado»
França apoia taxa sobre transacções
Produção industrial cai na Europa
A luta e o futuro
Estudantes voltam hoje à rua
A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) descartou participar na mesa de diálogo proposta pelo governo e confirmou para hoje uma nova greve nacional com o objectivo de demonstrar que os alunos não abdicam das suas reivindicações.
FARC-EP propõe diálogo
Dezenas de milhares manifestam-se
Cruz Vermelha alerta para crise humanitária
A população civil líbia é a principal vítima do embargo e dos bombardeamentos da NATO contra o país, adverte o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR).
Povo atento não desarma
Luta sem tréguas na <i>Verizon</i>
BRIC podem superar EUA e UE
Quase 46 milhões dependem<br>de senhas de alimentação
A guerra secreta em Portugal (conclusão)
Nesta última parte do seu trabalho dedicado à rede Gládio em Portugal, Daniele Ganser recorda-nos que a sua existência nunca foi objecto de investigação pelas autoridades portuguesas. Contudo, os factos e declarações recolhidos pelo historiador suíço revelam uma intensa actividade da Aginter Press, que teve sede em Lisboa.
Pontos Cardeais
«Conflitos»?
Televisão
Vestígios
Correspondência
O manifesto dos três de Zurique
Religiões
<i>Emergência da Igreja</i> e <i>Poder Local</i> dos povos
Grande Gala de Ópera
O autêntico patriotismo é o que, à luz dos valores do humanismo, universaliza as qualidades de uma Nação.
Imbuído deste espírito que a crise convoca, o mega espectáculo de abertura volta a trazer a ópera à Festa, depois do sucesso alcançado em 2009. Mas desta vez a gala é, pela sua dimensão assim como pelo seu conteúdo artístico, bem mais ambiciosa.
O espectáculo oferece-nos original combinação ente dois universos: o da ópera e o da sinfonia. Será por isso gala lírico-sinfónica invulgar, desde logo pela sua rica diversidade: trechos célebres do reportório lírico reúnem-se com outros desconhecidos do não iniciado.
Como se isto não bastasse, o programa inclui ainda canções populares e peças corais sinfónicas que não são ópera.
Teremos assim, uma articulação não só inédita em espectáculos desta natureza como também de elevada exigência técnico-artística para os seus protagonistas (maestro, cantores, orquestra, coro). Um estimulante desafio que Avante! e Ginásio Ópera (co-produtores do espectáculo) quiseram enfrentar.
João Maria de Freitas Branco
Compositores
Maestros, Solistas e Coros
Programa
Somos todos construtores da Festa do Avante!
A pouco mais de uma semana da abertura das portas da Quinta da Atalaia, os militantes comunistas e muitos democratas amigos do PCP empenham-se na construção da maior iniciativa político-cultural nacional, tarefa para a qual todos somos chamados a contribuir.
Alves Redol e Manuel da Fonseca nasceram há 100 anos
Num ano em que a exposição política do Espaço Central da Festa do Avante! é dedicada ao 90.º aniversário do Partido, Liberdade, Democracia, Socialismo: um Projecto de Futuro, são evocados dois expoentes da cultura nacional e que são, ao mesmo tempo, parte integrante da história do PCP – Alves Redol e Manuel da Fonseca, ambos nascidos há 100 anos.
Promover a Festa
Abrir caminhos para uma sociedade mais justa
Interrogado sobre se «poderá o mundo de hoje ser reproduzido pelo teatro», Bertolt Brecht respondeu: «Uma coisa fica, porém, desde já, fora de dúvida. Só poderemos descrever o mundo actual para o homem actual na medida em que o descrevemos como um mundo passível de modificações». Aproveitando este raciocínio, Manuel Mendonça e Pedro Lago explicaram ao Avante! o que o visitante da Festa poderá encontrar nos três dias do Avanteatro, espaço que vai manter as artes de palco, já tradicionais, com uma programação que inclui teatro, teatro para a infância, dança, música e o cinema documentário.
Encontro solidário e internacionalista
Presente na Festa do Avante! desde a sua primeira edição, o Espaço Internacional distingue-se pela viva expressão da luta dos trabalhadores de todos os continentes, e da solidariedade dos comunistas portugueses para com as batalhas travadas pelos povos contra o imperialismo e a exploração, pelo progresso e justiça social, pela soberania e independência, pelo socialismo.