Para quando o hospital?
O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) interrogou o Governo (PSD/CDS) sobre a construção do novo hospital do Seixal, que o anterior executivo (PS) previa que estivesse concluído em 2013.
As obras de construção ainda não se iniciaram
Na semana passada, numa pergunta entregue na Assembleia da República, Heloísa Apolónia questionou o Ministério da Saúde sobre o processo relativo à construção do hospital do Seixal, que adiantamentos houve em relação a esta matéria e para quando está prevista a conclusão do equipamento.
Em comunicado, «Os Verdes» consideraram ainda «escandalosa» a forma como o governo anterior conduziu o caso, «devido aos atrasos verificados e ao arrastamento do processo», cujas obras de construção ainda não se iniciaram.
«A urgência de construção e entrada em funcionamento desta unidade hospitalar, que servirá os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, é tanto mais real quanto só ela poderá permitir igualmente um regular funcionamento do Hospital Garcia de Orta, actualmente estrangulado, na medida em que serve mais do triplo da população para que foi concebido» lê-se no documento.
Recorde-se que a 12 de Fevereiro a então ministra da Saúde, Ana Jorge, admitiu que o processo de construção do novo hospital do Seixal estava «atrasado», não avançando, no entanto, nessa altura, novas datas em relação ao prazo inicialmente previsto, final de 2012.
Em resposta a uma pergunta então feita pelo Grupo Parlamentar do PCP, o Governo afirmou que «em Abril/Maio de 2012 [terminaria] o procedimento de concurso para a execução da obra, estimando-se que a mesma [estivesse] concluída em 19 meses», ou seja, no final de 2013.