Produção industrial cai na Europa

A produção industrial registou uma queda na zona euro de 0,7 por cento em Junho, em relação ao mês anterior, em que se havia registado uma ligeira subida de 0,2 por cento, revelam os dados do Eurostat, divulgados dia 12.

O gabinete de estatísticas europeu indica que os sectores mais atingidos são o da produção de bens duráveis de consumo (-2,5%) e dos bens de capital (-1,5%). A produção de bens intermédios (-0,6%), de bens de consumo não duráveis (-0,5) bem como de energia (-0,4%) também recuou no conjunto dos países do euro.

As maiores quebras em relação ao mês anterior verificaram-se na Dinamarca (-5,8%) e em Portugal (-3,5%), seguindo-se a Finlândia (-3,3%) e a Eslovénia (-2,7%), enquanto as maiores subidas pertencem à Letónia (+4,1%) e à Lituânia (+3,7%).

Em média, nos 27 países da UE, a quebra atingiu 1,2 por cento, em relação a Maio. Já em comparação com o mesmo mês de 2010, houve um incremento de 2,9 por cento na zona euro e de 1,7 por cento na UE27. Em Portugal verificou-se um declínio de 2,9 por cento.



Mais artigos de: Europa

A solução é mais emprego e educação

Uma importante manifestação realizada no sábado, 13, no bairro londrino de Tottenham, enviou uma mensagem clara ao governo britânico: a solução não é mais polícia e cortes, mas empregos e educação.

Mão no bolso

Berlusconi garantiu que o seu «coração sangra» por quebrar a promessa de «nunca pôr a mão nos bolsos dos italianos», mas que a «situação dramática» torna «inevitáveis» as novas medidas de austeridade.

«<i>Danke</i> – obrigado»

No dia em que as autoridades alemãs celebravam o 50.º aniversário da construção do muro de Berlim com uma intensa campanha de diabolização do regime socialista, o diário Junge Welt («Jovem Mundo») escreveu na sua primeira...

França apoia taxa sobre transacções

O ministro francês dos Assuntos Europeus revelou, dia 11, que o seu país apoia a introdução de uma taxa sobre as transacções financeiras internacionais, a qual deverá ser negociada à escala europeia. Jean Leonetti afirmou que o presidente da República...

A luta e o futuro

Os sucessivos títulos na comunicação social chamam a atenção para as crescentes e diversas revoltas que se vive em diferentes lados. Os motins de Londres e outras cidades britânicas. Os indignados que saíram à rua em Israel para protestar...