França apoia taxa sobre transacções

O ministro francês dos Assuntos Europeus revelou, dia 11, que o seu país apoia a introdução de uma taxa sobre as transacções financeiras internacionais, a qual deverá ser negociada à escala europeia.

Jean Leonetti afirmou que o presidente da República apoia o estudo da medida desde 2000 e que terá sido por sua iniciativa que o assunto foi inscrito na agenda do G20. Recentemente, a questão voltou a ser referida na reunião dos ministros dos Assuntos Europeus, realizada na Polónia, em 28 de Julho, tendo a Comissão Europeia sido incumbida de apresentar propostas nesse sentido já no próximo Outono.

Leonetti considera porém que «uma nova taxa europeia, ou mesmo mundial, não se decreta unilateralmente, mas negoceia-se com os nossos parceiros».

Apesar de reclamada há muito pelos quadrantes à esquerda de vários países, a introdução da medida não vai necessariamente ao encontro das suas reivindicações. Tratando-se de mais uma receita dos estados, restará saber se o seu produto reverterá para a melhoria das condições de vida dos povos ou para novos apoios ao capital e à banca.



Mais artigos de: Europa

A solução é mais emprego e educação

Uma importante manifestação realizada no sábado, 13, no bairro londrino de Tottenham, enviou uma mensagem clara ao governo britânico: a solução não é mais polícia e cortes, mas empregos e educação.

Mão no bolso

Berlusconi garantiu que o seu «coração sangra» por quebrar a promessa de «nunca pôr a mão nos bolsos dos italianos», mas que a «situação dramática» torna «inevitáveis» as novas medidas de austeridade.

«<i>Danke</i> – obrigado»

No dia em que as autoridades alemãs celebravam o 50.º aniversário da construção do muro de Berlim com uma intensa campanha de diabolização do regime socialista, o diário Junge Welt («Jovem Mundo») escreveu na sua primeira...

Produção industrial cai na Europa

A produção industrial registou uma queda na zona euro de 0,7 por cento em Junho, em relação ao mês anterior, em que se havia registado uma ligeira subida de 0,2 por cento, revelam os dados do Eurostat, divulgados dia 12. O gabinete de estatísticas europeu indica que os...

A luta e o futuro

Os sucessivos títulos na comunicação social chamam a atenção para as crescentes e diversas revoltas que se vive em diferentes lados. Os motins de Londres e outras cidades britânicas. Os indignados que saíram à rua em Israel para protestar...