França apoia taxa sobre transacções
O ministro francês dos Assuntos Europeus revelou, dia 11, que o seu país apoia a introdução de uma taxa sobre as transacções financeiras internacionais, a qual deverá ser negociada à escala europeia.
Jean Leonetti afirmou que o presidente da República apoia o estudo da medida desde 2000 e que terá sido por sua iniciativa que o assunto foi inscrito na agenda do G20. Recentemente, a questão voltou a ser referida na reunião dos ministros dos Assuntos Europeus, realizada na Polónia, em 28 de Julho, tendo a Comissão Europeia sido incumbida de apresentar propostas nesse sentido já no próximo Outono.
Leonetti considera porém que «uma nova taxa europeia, ou mesmo mundial, não se decreta unilateralmente, mas negoceia-se com os nossos parceiros».
Apesar de reclamada há muito pelos quadrantes à esquerda de vários países, a introdução da medida não vai necessariamente ao encontro das suas reivindicações. Tratando-se de mais uma receita dos estados, restará saber se o seu produto reverterá para a melhoria das condições de vida dos povos ou para novos apoios ao capital e à banca.