Editorial

UMA CAMPANHA POLÍTICA DE MASSAS

A campanha eleitoral da CDU – uma verdadeira campanha política de massas – afirma-se e destaca-se de todas as restantes,...
Opinião
Actual

«Os tolos»

Em política a estratégia da mentira, da ignorância e do populismo é bem conhecida. Teve e tem nos partidos de...
Actual

Qualquer coisa de verdade

Pode parecer estranho, mas venho aqui lembrar que PS, PSD e CDS dizem «qualquer coisa de verdade» na campanha eleitoral. Por...
A talhe de foice

A História

De há uns 20 anos para cá, o nosso «mundo desenvolvido» anda nitidamente às arrecuas. Refiro-me aos EUA,...
PCP

Sem hesitação, agora CDU!

Rup­tura com a po­lí­tica de di­reita ou pros­se­gui­mento do rumo de afun­da­mento do País, esta é uma das ques­tões cru­ciais que os por­tu­gueses têm nas suas mãos de­cidir no pró­ximo dia 5 de Junho.



Crónica Internacional

Nas malhas da crise

Seja qual for a verdade dos factos – e no momento em que escrevemos muita coisa está ainda por esclarecer – é uma...
Em Foco

50 medidas e acções para a Mudança

No seu com­pro­misso elei­toral apre­sen­tado aos por­tu­gueses no dia 21 de Abril – e foi o pri­meiro par­tido a fazê-lo –, o PCP aponta ca­mi­nhos e so­lu­ções para os pro­blemas mais graves e can­dentes que estão co­lo­cados ao povo e ao País.

En­ri­que­cendo o con­teúdo dessas li­nhas ori­en­ta­doras do seu pro­grama, na pas­sada se­mana, pela voz do seu Se­cre­tário-geral, o PCP deu a co­nhecer 50 pro­postas con­cretas que as­sumem o ca­rácter de «ver­da­deiros com­pro­missos para a mu­dança».

Pro­postas, como su­bli­nhou em con­fe­rência de im­prensa Je­ró­nimo de Sousa, que ex­primem «um sen­tido de rup­tura e mu­dança com o ac­tual rumo de de­sastre na­ci­onal», indo si­mul­ta­ne­a­mente «ao en­contro das justas e le­gí­timas as­pi­ra­ções de largos sec­tores da so­ci­e­dade».

Legislativas 2011

O povo tem o direito a decidir do seu futuro

Ao re­cusar os «actos de sub­missão que tentam apri­si­onar a von­tade so­be­rana do nosso povo, como aquele que sem brio e sem dig­ni­dade pa­trió­tica PS, PSD e CDS pre­tendem con­cre­tizar no pacto com o FMI e a União Eu­ro­peia», a CDU as­sume-se como o ga­rante da in­de­pen­dência e da so­be­rania na­ci­o­nais, afirmou Je­ró­nimo de Sousa no do­mingo, num co­mício re­a­li­zado em Lisboa.

Milhares na Ribeira com a CDU

Pe­rante um Cais da Es­tiva com mais de cinco mil en­tu­si­as­mados apoi­antes, Jerónimo de Sousa lem­brou, dia 21, ao povo do dis­trito do Porto que tendo um pro­grama comum, PS, PSD e CDS deixarão de poder con­ti­nuar a al­ternar no Go­verno.

Um exemplo que dá força para a luta de hoje

Ca­ta­rina Eu­fémia foi as­sas­si­nada em 19 de Maio de 1954 quando en­ca­be­çava uma de­le­gação de ope­rá­rias agrí­colas que re­cla­mavam do agrário pão e tra­balho – uma luta que per­ma­nece ac­tual, afirmou Je­ró­nimo de Sousa na ho­me­nagem à he­roína po­pular re­a­li­zada no do­mingo em Ba­leizão, onde re­alçou que o seu exemplo dá «ânimo, força e co­ragem» para os exi­gentes com­bates que hoje tra­vamos.

O voto que não trai

«Os jo­vens serão as prin­ci­pais ví­timas da po­lí­tica de di­reita», avisou Je­ró­nimo de Sousa, num co­mício, dia 20, em Pe­vidém, Gui­ma­rães, no dis­trito de Braga, sa­li­en­tando que para o evitar só o voto na CDU conta.

Persistir para vencer

Em mais um dia de pré-cam­panha elei­toral, Je­ró­nimo de Sousa es­teve, no dia 18 de Maio, nos dis­tritos de Se­túbal e Lisboa, onde falou com pes­ca­dores, par­ti­cipou numa sessão pú­blica sobre cul­tura e jantou com mais de uma cen­tena de mu­lheres que apoiam a CDU.

Todos os votos contam!

No se­gundo dia de cam­panha, Je­ró­nimo de Sousa rumou ao dis­trito de Por­ta­legre, onde Luísa Araújo é ca­beça de lista pela CDU. Ali en­con­trou uma re­gião com­ple­ta­mente de­vas­tada, onde o de­sem­prego, o en­ve­lhe­ci­mento e a de­ser­ti­fi­cação são as prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções das po­pu­la­ções rai­anas.

Uma voz incómoda que tentam calar

De­zenas de ac­ti­vistas da co­li­gação PCP-PEV con­cen­traram-se na noite de 19 de Maio junto às ins­ta­la­ções da TVI em pro­testo pela ex­clusão da CDU dos de­bates entre as can­di­da­turas do PS e do PSD em Lisboa e no Porto.

Escola pública é pilar do progresso

Num co­mício cen­trado na de­fesa do en­sino pú­blico, gra­tuito e de qua­li­dade, as es­ca­da­rias mo­nu­men­tais, em Coimbra, foram chão se­guro da luta da CDU por aquele im­por­tante pilar de um País de­mo­crá­tico, justo e de­sen­vol­vido.

Jantar-comício no Couço

Ganhos os votos e eleitos os deputados, «houve quem cumprisse o prometido e quem traísse o povo», disse Jerónimo de...

Conhecer para intervir

Ao mesmo tempo que in­ten­si­fica a cam­panha elei­toral, in­te­grado na co­li­gação com o PEV, o PCP con­tinua a manter en­con­tros com di­versas or­ga­ni­za­ções ou­vindo as suas ra­zões e ex­pli­ci­tando a po­lí­tica al­ter­na­tiva que propõe.

Romper com a desertificação

Apostar na produção e na coesão territorial e lutar por políticas nacionais que combatam as assimetrias entre o...

Leiria pode produzir mais

A CDU dedicou dois dias da sua campanha eleitoral no distrito de Leiria e a outras tantas questões...

Saúde deve ser pública

Manuel Pires da Rocha, primeiro candidato da CDU por Coimbra, esteve na manhã de dia 17 a contactar com trabalhadores e utentes dos...

Nós apoiamos a CDU!

 

Pu­bli­camos hoje novos nomes que vêm juntar-se à já longa lista de apoi­antes da CDU às elei­ções le­gis­la­tivas do pró­ximo dia 5 de Junho. Em comum a todos estes ho­mens e mu­lheres.

PCP

O Estado ao serviço dos banqueiros

O PCP clas­si­fica de ile­gais e in­justas as ori­en­ta­ções con­tidas no cha­mado «Có­digo de con­duta» sobre cláu­sulas ban­cá­rias re­di­gido pelo Banco de Por­tugal, ad­ver­tindo que sub­ja­cente à ini­ci­a­tiva está o pro­pó­sito de «abrir as portas à banca para al­terar uni­la­te­ral­mente os con­tratos de acordo com os seus in­te­resses».

Urge superar carências

O PCP defende o reforço do quadro de pessoal da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática (DANS), entendendo...
Trabalhadores

Resposta de luta<br>às troikas e ao PR

O pro­grama im­posto pela troika es­tran­geira, com sub­missão ou apoio da troika na­ci­onal e também do Pre­si­dente da Re­pú­blica, deve ser re­jei­tado e subs­ti­tuído por efec­tivas al­ter­na­tivas, sa­li­entou a CGTP-IN, nas grandes ma­ni­fes­ta­ções que na quinta-feira, 19 de Maio, le­varam de­zenas de mi­lhares de pes­soas às ruas de Lisboa e do Porto.

Retomada luta na <i>CP</i>

As normas la­bo­rais im­postas pelo Go­verno co­meçam a pro­vocar a su­pressão de ser­viços na CP, avisa o Sin­di­cato dos Fer­ro­viá­rios. A greve ao tra­balho ex­tra­or­di­nário re­co­meça este sá­bado.

Alarme e luta

Na Edu­cação ou nas au­tar­quias lo­cais, como entre mi­li­tares e in­ves­ti­ga­dores da Po­lícia Ju­di­ciária, a re­dução de verbas põe em causa as fun­ções do Es­tado e gera firmes re­ac­ções de pro­testo e luta dos pro­fis­si­o­nais.

Paga um, despede seis

No «acordo» que o FMI, o BCE e a UE fizeram com a troika nacional, são apontadas alterações à...

Eleições sindicais hoje

Os associados do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul estão a eleger...
Europa

Espanhóis arrasam Zapatero

O PSOE so­freu a sua maior der­rota elei­toral de sempre, per­dendo nas 13 co­mu­ni­dades au­tó­nomas em dis­puta e na es­ma­ga­dora mai­oria dos oito mil mu­ni­cí­pios.

Políticas suicidas

O mi­nistro de Fi­nanças grego, Guiórgos Pa­pa­cons­tan­tinu, ad­vertiu, na terça-feira, em Atenas que o país dei­xará de pagar a dí­vida caso não re­ceba 12 mil mi­lhões de euros da ajuda ex­terna.

Austeridade poupa ricos

As mil pessoas mais ricas da Grã-Bretanha possuem actualmente a soma colossal de 396 mil milhões de libras (1 libra = a 1,15...

Mobilização e luta

Neste momento tão próximo de 5 de Junho, quando faltam poucos dias para que os eleitores portugueses...
Internacional

Reformas na Justiça e Comunicação

A co­missão elei­toral equa­to­riana con­firmou, a meio da se­mana pas­sada, a vi­tória do Sim no re­fe­rendo no Equador. O go­verno ga­rante, desta forma, o avanço de re­formas nos sec­tores da Jus­tiça e Co­mu­ni­cação.

Golpe na farsa dos computadores

Os supostos arquivos do computador de Raúl Reys não são meio de prova, decidiu o Supremo Tribunal da Colômbia. Com...

Povo vigilante

O executivo provisório tunisino anunciou, no passado dia 16, a formação de uma comissão cujo objectivo é...

Obama desmente-se

Depois de ter afirmado que «as fronteiras entre Israel e a Palestina devem ser baseadas nas existentes em 1967, com mudanças de...
Argumentos
TVisto

A taxa

Tem sido muito falada nos dias mais recentes, os últimos da chamada pré-campanha, tal como provavelmente o será em todos...
Gastronomias

Uma desgraça nunca vem só

Para os que andam pelo mundo aos tombos Estava na China, para um tratamento médico, e tinha que sair e voltar a entrar por...
Pontos Cardeais

Um milhão (I)

Vem nos jornais, citando directamente o Instituto Nacional de Estatística (INE): o número de desempregados em Portugal...
Aconteceu

Almada condiciona hipermercados

O novo regulamento municipal que condiciona o horário das grandes superfícies instaladas no concelho de Almada entrou em vigor...

Porto vence Braga em final europeia

O Futebol Clube do Porto venceu a Liga Europa ao derrotar o Sporting de Braga por 1-0, na final realizada dia 18 em Dublin, na Irlanda. Foi...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 26  ...

A semana em resumo

Frases

«[Sócrates e Coelho] são dois infiltrados do anti-social em partidos de...