Leiria pode produzir mais
A CDU dedicou dois dias da sua campanha eleitoral no distrito de Leiria e a outras tantas questões concretas, por sinal da máxima importância: a agricultura e as pescas. Abordando a primeira, a cabeça de lista da coligação PCP-PEV pelo distrito, Ana Rita Carvalhais, visitou a Adega Cooperativa do Bombarral e a Cooperativa Agrícola do Bombarral, considerando que esses encontros «confirmam que as propostas da CDU têm hoje toda a actualidade na exigência de uma verdadeira aposta na produção agrícola».
A candidata destacou a necessidade de conceder apoios efectivos aos pequenos produtores, nomeadamente através da redução do custo dos factores de produção e da garantia dos rendimentos da produção agrícola. Ana Rita Carvalhais reafirmou, nesses encontros, a necessidade de outra política para o sector de forma a contribuir para reduzir a dependência alimentar do País.
A Adega Cooperativa do Bombarral, lembrou, já foi a maior do País, chegando a ter uma produção superior a 20 milhões de litros de vinho anuais, mas em 2010 não chegou aos dois milhões. O Governo prepara-se para anunciar mais incentivos à destruição e arranque das pequenas vinhas, acusou. A primeira candidata da CDU visitou ainda a Ambilis, a Recilis e a Associação de Suinicultores. Ficou patente a necessidade de construção urgente de uma estação de tratamento de efluentes, tal como há muito a CDU vem reivindicando.
No dia 13, a jornada foi dedicada à pesca. Acompanhada pelo deputado comunista no Parlamento Europeu, João Ferreira, e por outros candidatos, Ana Rita Carvalhais encontrou-se com o presidente da Câmara Municipal de Peniche e com outros membros da vereação, eleitos pela CDU, tomando conhecimento das preocupações dos eleitos relativamente às pescas. João Ferreira, por seu lado, salientou as «reais potencialidades do sector das pescas em todo o distrito de Leiria, para o qual é urgente canalizar meios de investimento, na base do compromisso da CDU de aumentar a produção nacional e rentabilizar os recursos do País».
A comitiva passou pelos portos de Peniche e da Nazaré e visitou a Docapesca, aproveitando para falar e trocar opiniões com pescadores, comerciantes e compradores de pescado.