Romper com a desertificação
Apostar na produção e na coesão territorial e lutar por políticas nacionais que combatam as assimetrias entre o litoral e o interior – são estas as prioridades da coligação PCP-PEV para o distrito de Vila Real. Na apresentação do compromisso eleitoral regional, no dia 15, Manuel Cunha, primeiro candidato da CDU pelo distrito, lembrou que enquanto uns se «entretinham» com as questões do défice, a CDU levantava a bandeira da produção e a necessidade de para aí se canalizarem investimentos.
Para o candidato, a questão da produção é um aspecto crucial para que Portugal possa sair da crise em que mergulhou, criar riqueza e distribuí-la de forma mais justa. Assim, não serão certamente os subsídios para que não se produza que resolverão os problemas com que se depara a agricultura nacional, afirmou o médico que a Coligação escolheu para que encabeçasse a lista por Vila Real. Manuel Cunha avançou que um dia se perceberá melhor «onde foram parar os milhões de euros de subsídios que entraram no nosso País».
Depois de denunciar os baixos salários e as pensões de miséria auferidos na região, Manuel Cunha alertou para a falta de médicos – que a breve prazo será dramática – e considerou que será necessário, no futuro, continuar a defender o Serviço Nacional de Saúde. O candidato denunciou ainda o encerramento de linhas de caminho-de-ferro, escolas e postos de Correios, que tanto tem contribuído para a desertificação das aldeias do distrito de Vila Real. Manuel Cunha referiu-se ainda a diversas questões relacionadas com a Região Demarcada do Douro, destacando a necessidade de se adoptar medidas concretas com vista à resolução dos problemas de muitos milhares de vitivinicultores da região.