Comício em Pevidém dá mais força à CDU

O voto que não trai

Luís Gomes (texto)
Ana Ambrósio(fotos)

«Os jovens serão as principais vítimas da política de direita», avisou Jerónimo de Sousa, num comício, dia 20, em Pevidém, Guimarães, no distrito de Braga, salientando que para o evitar só o voto na CDU conta.

«Se a política for a mesma, os resultados não serão diferentes»

Image 7618

Recordando a «brutal deterioração das condições de vida e de trabalho, agravadas com o programa de austeridade e os PEC, acordados entre o Governo PS e a direita» e o acordo com a «troika estrangeira», Jerónimo de Sousa avisou a juventude do distrito de Braga que os jovens «serão quem mais pagará as consequências provocadas pelos aumentos da precariedade, do desemprego, dos impostos, dos custos com a saúde, a educação e a habitação, os cortes sociais, do aumento da pobreza, os cortes sociais, os baixos salários e pensões».

«Falam mais alto os interesses do grande capital financeiro», acusou.

Num comício que contou antes das intervenções políticas com a animação e a música de Jorge Lomba, o Secretário-geral do PCP recordou o aumento da emigração e condenou a intenção do PS e da direita de pretenderem «desregulamentar ainda mais as relações de trabalho».

Salientando a grande participação de juventude nas listas distritais, o Secretário-geral do PCP apelou aos jovens para que «confiem em si próprios» e lembrou que «este é um voto que não trai».

«Quem assinou o acordo da troika estrangeira devia ter vergonha» por ter comprometido a independência e a soberania nacional, considerou, tendo apelado ao voto na CDU, também dos trabalhadores, dos reformados e dos micro, pequeno e médios empresários.

Jerónimo de Sousa salientou que «o trabalho desenvolvido no distrito pelos eleitos da CDU é a prova de que os partidos não são todos iguais», mas «se a política continuar a ser a mesma, os resultados não serão diferentes».

 

Uma intensa actividade

 

Antecedendo a intervenção do Secretário-geral do PCP falaram o cabeça de lista da CDU pelo distrito de Braga e deputado do PCP, Agostinho Lopes, o mandatário concelhio, Cândido Capela, e a candidata pela Juventude CDU, Filipa Goulart.

Estes dois últimos fizeram um balanço do intenso e ímpar trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU em defesa dos direitos e das legítimas aspirações do povo do distrito. Agostinho Lopes desafiou quem quisesse a descobrir «qual foi o problema político que tenha vivido este distrito que a CDU não tenha levado à Assembleia da República», constatando que não houve nenhum.

«Este é o grande trunfo que temos para reclamar o reforço da CDU», considerou.

 

Heróica tradição

 

Jerónimo de Sousa começou por elogiar «o heróico povo de Pevidém pela sua longa tradição de luta», lembrando como, em Maio de 1944, o povo fez uma marcha contra a fome, durante a qual a GNR prendeu um natural da terra. Revoltado, o povo cercou o posto da Guarda e só abandonou o cerco quando o detido foi libertado. «Como então, também será com a luta dos trabalhadores portugueses que seremos capazes de dar a volta a isto, no sentido do progresso e da justiça social», considerou o Secretário-geral do PCP, arrancando fortes aplausos de uma plateia compacta.

 

Com a CDU o têxtil tem futuro

 

Image 7619

Destacar a importância e as potencialidades do sector têxtil na economia nacional e salientar a enorme desigualdade na distribuição da riqueza por ele produzida foi o propósito da visita dos candidatos da CDU, dia 20, ao Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão.

«Quisemos sublinhar a necessidade de se contar com esta indústria, como a do calçado, num quadro de desenvolvimento da produção, e evidenciar que, nos últimos 15 anos, este sector registou um aumento de produtividade de quarenta por cento, enquanto, no mesmo período, os trabalhadores obtiveram aumentos salariais de apenas quatro por cento», lembrou à imprensa, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no fim da visita ao museu.

Acompanhado pelo cabeça de lista da CDU pelo distrito e deputado do PCP, Agostinho Lopes, pela candidata do PEV, Marina Silva, e por vários candidatos e dirigentes dos partidos que integram a Coligação, Jerónimo de Sousa responsabilizou os governos do PS e da direita por terem cedido à liberalização do mercado têxtil.

A CDU considera urgente a adopção de «medidas que protejam a nossa indústria em relação a outros mercados, confiando e apoiando na capacidade produtiva instalada e criando emprego com direitos», explicou.

 

Quem criou a riqueza

 

«Os trabalhadores foram os principais construtores desta indústria, à custa de inúmeros sacrifícios e de uma violentíssima exploração, particularmente de trabalho infantil e feminino», acusou Jerónimo de Sousa, depois da visita.

O espólio patente presta uma marcante lição sobre a história dos operários têxteis do Vale do Ave, evidenciando o sofrimento e as miseráveis condições sociais e económicas vividas pelos trabalhadores.

Numa sala repleta de cartões de identificação de trabalhadores, vê-se homens, mulheres e crianças com curta esperança de vida. Trabalhavam de sol a sol nas fábricas, e ainda na agricultura familiar, descalços, em armazéns sem janelas nem ventilação, entre um ensurdecedor e rotineiro barulho de máquinas, sob condições propícias a quotidianos acidentes de trabalho.

 

Desfile jovem em Braga

 

Iniciado e terminado nas Arcadas, em pleno centro de Braga, o desfile não deixou ninguém indiferente e demonstrou que há muitos jovens com a CDU.

Muita juventude participou na iniciativa tendo os candidatos sido abordados por trabalhadores e lojistas que se manifestaram em dificuldades, e reformados e pensionistas preocupados com o congelamento de pensões e o encarecimento das despesas com saúde.

O desfile terminou com uma sessão de esclarecimento em que intervieram o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e o deputado e cabeça de lista da CDU pelo distrito, Agostinho Lopes.

 

Trabalho reconhecido

 

Image 7620

«Esta grande empresa industrial sobreviveu depois de uma intensa luta dos trabalhadores», salientou Jerónimo de Sousa, no fim da acção de campanha à porta das instalações da fabricante de pneus, Mabor/Continental, em Lousado. Na hora de mudança de turno, uma delegação da Comissão de Trabalhadores deu as boas vindas aos candidatos e agradeceu «o trabalho desenvolvido pelo Grupo Parlamentar comunista e pelo seu deputado, eleito pelo distrito de Braga, Agostinho Lopes, em defesa dos nossos direitos», referiu à imprensa Joaquim Costa, daquela organização representativa dos trabalhadores.

«Os trabalhadores desenvolveram recentemente uma grande luta contra a precariedade e pela igualdade de direitos nesta empresa, actualmente sólida e com condições de estabilidade», recordou o Secretário-geral do PCP, lembrando que o PCP e os seus aliados «sempre estiveram ao lado dos trabalhadores nas horas más».

 



Mais artigos de: Legislativas 2011

O povo tem o direito a decidir do seu futuro

Ao recusar os «actos de submissão que tentam aprisionar a vontade soberana do nosso povo, como aquele que sem brio e sem dignidade patriótica PS, PSD e CDS pretendem concretizar no pacto com o FMI e a União Europeia», a CDU assume-se como o garante da independência e da soberania nacionais, afirmou Jerónimo de Sousa no domingo, num comício realizado em Lisboa.

Milhares na Ribeira com a CDU

Perante um Cais da Estiva com mais de cinco mil entusiasmados apoiantes, Jerónimo de Sousa lembrou, dia 21, ao povo do distrito do Porto que tendo um programa comum, PS, PSD e CDS deixarão de poder continuar a alternar no Governo.

Um exemplo que dá força para a luta de hoje

Catarina Eufémia foi assassinada em 19 de Maio de 1954 quando encabeçava uma delegação de operárias agrícolas que reclamavam do agrário pão e trabalho – uma luta que permanece actual, afirmou Jerónimo de Sousa na homenagem à heroína popular realizada no domingo em Baleizão, onde realçou que o seu exemplo dá «ânimo, força e coragem» para os exigentes combates que hoje travamos.

Persistir para vencer

Em mais um dia de pré-campanha eleitoral, Jerónimo de Sousa esteve, no dia 18 de Maio, nos distritos de Setúbal e Lisboa, onde falou com pescadores, participou numa sessão pública sobre cultura e jantou com mais de uma centena de mulheres que apoiam a CDU.

Todos os votos contam!

No segundo dia de campanha, Jerónimo de Sousa rumou ao distrito de Portalegre, onde Luísa Araújo é cabeça de lista pela CDU. Ali encontrou uma região completamente devastada, onde o desemprego, o envelhecimento e a desertificação são as principais preocupações das populações raianas.

Uma voz incómoda que tentam calar

Dezenas de activistas da coligação PCP-PEV concentraram-se na noite de 19 de Maio junto às instalações da TVI em protesto pela exclusão da CDU dos debates entre as candidaturas do PS e do PSD em Lisboa e no Porto.

Escola pública é pilar do progresso

Num comício centrado na defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, as escadarias monumentais, em Coimbra, foram chão seguro da luta da CDU por aquele importante pilar de um País democrático, justo e desenvolvido.

Jantar-comício no Couço

Ganhos os votos e eleitos os deputados, «houve quem cumprisse o prometido e quem traísse o povo», disse Jerónimo de Sousa, no dia 19, no jantar-comício no Couço, que fez transbordar a Casa do Povo. Antes de Jerónimo de Sousa, o cabeça de lista da CDU pelo distrito de...

Conhecer para intervir

Ao mesmo tempo que intensifica a campanha eleitoral, integrado na coligação com o PEV, o PCP continua a manter encontros com diversas organizações ouvindo as suas razões e explicitando a política alternativa que propõe.

A Esquerda de Confiança... para o capital?

«É importante que haja uma ajuda à Grécia e que ajude realmente a economia grega e que não contribua para a estrangular», defendia o dirigente bloquista Francisco Louçã aquando da discussão do empréstimo à Grécia, faz agora um ano, nas...

Profunda desonestidade política

A Câmara Municipal do Seixal acusou Francisco Louçã de «profunda desonestidade política» devido às declarações que proferiu no dia 9 de Maio na Conferência A Europa e a Política Fiscal, promovida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas,...

Romper com a desertificação

Apostar na produção e na coesão territorial e lutar por políticas nacionais que combatam as assimetrias entre o litoral e o interior – são estas as prioridades da coligação PCP-PEV para o distrito de Vila Real. Na apresentação do compromisso eleitoral...

Leiria pode produzir mais

A CDU dedicou dois dias da sua campanha eleitoral no distrito de Leiria e a outras tantas questões concretas, por sinal da máxima importância: a agricultura e as pescas. Abordando a primeira, a cabeça de lista da coligação PCP-PEV pelo distrito, Ana...

Saúde deve ser pública

Manuel Pires da Rocha, primeiro candidato da CDU por Coimbra, esteve na manhã de dia 17 a contactar com trabalhadores e utentes dos Hospitais da Universidade de Coimbra. O candidato reafirmou as posições da Coligação contrárias à fusão de três hospitais (HUC,...

Em contacto com as populações

Os candidatos Daniel Gonçalves e Ana Loura, bem como outros activistas da CDU, participaram, há dias, numa acção de contacto com a população no centro de Vila de Porto, na Ilha de Santa Maria, Açores. Daniel Gonçalves alertou para o...

Nós apoiamos a CDU!

 

Publicamos hoje novos nomes que vêm juntar-se à já longa lista de apoiantes da CDU às eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho. Em comum a todos estes homens e mulheres.