Saúde deve ser pública
Manuel Pires da Rocha, primeiro candidato da CDU por Coimbra, esteve na manhã de dia 17 a contactar com trabalhadores e utentes dos Hospitais da Universidade de Coimbra. O candidato reafirmou as posições da Coligação contrárias à fusão de três hospitais (HUC, CHC e CHPC) e exigindo a reintegração de todos eles no sistema público administrativo.
A CDU considera – e os candidatos e activistas disseram-no em mais esta acção de campanha – que a fusão constitui uma violação das características próprias de cada uma das instituições. O facto de o Governo não fazer ideia se a fusão representará qualquer poupança para os cofres do Estado prova que as intenções reais do processo não tiveram nada a ver com o défice das contas públicas.
Os comunistas e ecologistas ligam este processo à política mais geral, seguida por PS, PSD e CDS, de destruição do Serviço Nacional de Saúde, bem patente no encerramento de maternidades e serviços de Urgência. Tão pouco pode ser desligado do aparecimento de unidades privadas de saúde perto destes hospitais: para Coimbra está prevista a construção de quatro hospitais privados.