Crónica Internacional
Horizonte de lutas
A talhe de foice
Os bombos da festa
PCP
Uma batalha que se projecta para o futuro
No final do vibrante comício de Guimarães que encerrou a campanha eleitoral da candidatura do camarada Francisco Lopes à Presidência da República – a nossa candidatura –, um velho amigo do Partido interpelou-me, manifestando a sua satisfação pela forma como acompanhou esta importante jornada. Que tinha sentido nas nossas acções a mobilização, que tinha sentido a determinação e a confiança que, aqui, não são palavras vãs. Olhando para trás, podemos dizer que assim foi.
Actual
Coisa de ocasião
Actual
Encontro marcado com o futuro
Actual
Miséria moral e ética
Um Partido determinado e combativo
O Comité Central do Partido Comunista Português reuniu no dia 25 de Janeiro para analisar as eleições presidenciais, a situação política e os desenvolvimentos mais recentes do quadro económico e social nacional. O Comité Central apreciou ainda aspectos da actividade e iniciativa política do Partido e debateu as tarefas imediatas para o reforço da organização e iniciativa partidárias.
Encontro marcado na luta que continua
Para Francisco Lopes, «as centenas de milhares de votos nesta candidatura significam centenas de milhares de vozes que se levantaram a dizer “basta!”, a exigir a mudança». Na reacção aos resultados eleitorais do passado domingo o candidato garantiu, ainda, que «temos encontro marcado na luta que continua», palavras secundadas pelo Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, para quem «a corrente de mobilização que a candidatura de Francisco Lopes suscitou», se projecta nas «batalhas políticas que a situação do País e a política de direita impõem aos trabalhadores e ao nosso Partido».
Resultados nacionais globais
Resultados eleitorais<br>nos concelhos, distritos e regiões autónomas
Publicamos nestas páginas os resultados das eleições para a Presidência da República, nos concelhos, distritos e regiões autónomas, segundo o escrutínio provisório oficial, divulgado pela Direcção-Geral da Administração Interna, num momento em que ficou encerrada a contagem dos votos em todas as freguesias do Continente e Regiões Autónomas, e estavam por apurar 11 dos 71 consulados.
Nos 20 quadros são apresentados os resultados dos seis candidatos nos vários concelhos e no total de cada círculo eleitoral; em cada um destes incluímos ainda os dados relativos a inscritos, votantes, abstenção, votos em branco e votos nulos.
Na Internet, os resultados eleitorais estão publicados pela DGAI no endereço http//www.presidenciais.mj.pt
Graves problemas com o «cartão de cidadão»
«Os Verdes» lamentam desmobilização
CGTP-IN não tem «falsas expectativas»
Ilegalidades condenadas
Uma vida dedicada ao Partido
No dia em que cumpriu 90 anos, Jaime Serra manifestou a confiança que as novas gerações de comunistas estarão à altura da luta e dos objectivos do Partido que nortearam toda a sua vida.
Reorganização à medida
A voz dos trabalhadores
Combater os roubos
Arrancou ontem, em Faro, a semana nacional de luta da CGTP-IN contra os ataques do Governo, sem precedentes, aos salários e aos direitos dos trabalhadores.
Repudiar os cortes salariais
Os sindicatos da CGTP-IN estão a interpor nos tribunais acções colectivas contra os serviços e empresas que aplicam cortes salariais.
Resistir à repressão
Mais do que o público, não!
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, rejeitou anteontem a ideia de que os estabelecimentos particulares possam receber mais fundos do Estado do que as escolas públicas.
Extracção parada em Aljustrel
Esta política destrói o País
«Totalmente desproporcionada e inaceitável», assim classifica o PCP a actuação policial que culminou na detenção de dois dirigentes sindicais. Um caso que revela o crescente nervosismo do Governo.
Ataque à liberdade de criação artística
A desresponsabilização do Estado na área da Cultura está a atingir níveis inimagináveis, estando neste momento a pôr em causa a própria liberdade de criação. Exemplo disso é o apoio às artes, cuja situação assume já «contornos verdadeiramente dramáticos».
Haja justiça!
Baixaram à comissão para apreciação na especialidade as propostas do PCP e do BE preconizando alterações ao diploma do Governo sobre o salário mínimo nacional para que este seja fixado com efeitos imediatos nos 500 euros.
Defender o serviço público
Enriquecimento ilícito
Défices sobre défices
Condicionar o debate
Fazer da água negócio
Especificidades ignoradas
Não às portagens
Novos ataques às pessoas com deficiência
A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes repudia as medidas restritivas do Governo que atingem duramente a sobrevivência de grande parte da população, particularmente as pessoas com deficiência.
Chantagem no Douro
Ministro israelita não é bem-vindo
Protestos em Santa Iria de Azóia
Esgotos a céu aberto
Protesto em Grândola
Governo e oposição de acordo
Com o número mínimo de ministros em funções e eleições antecipadas previstas para o final de Fevereiro ou início de Março, o governo irlandês e os partidos da oposição acordam a aprovação da lei que consolida a austeridade reclamada pela UE e FMI a troco e um empréstimo de milhões de euros.
Estudantes voltam aos protestos
Milhares contra despedimentos
Nova greve na <i>Airways</i>
Cenas de um ano em trabalho
Povos exigem democracia
Milhares de pessoas continuam a exigir na Tunísia a democratização do país e a punição dos responsáveis pela repressão das últimas semanas e durante a ditadura. As movimentações de massas alastram no Norte de África, com manifestações na Argélia e Egipto.
Três mortos em manifestação
O socialismo é o futuro. Vamos construí-lo já!
O texto que se segue é a intervenção de Blade Nzimande, Secretário-geral do Partido Comunista Sul-Africano (SACP), na abertura do 12.° Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (ICWP), realizado em Tshwane, na África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro de 2010.