Três mortos em manifestação
O protesto convocado em Tirana, capital da Albânia, pelo Partido Social Democrata foi violentamente reprimido pela polícia quando os manifestantes tentaram chegar à sede do governo, liderado pelo conservador Sali Berisha.
Pelo menos três pessoas morreram baleadas e outras 22 ficaram feridas durante a batalha campal desencadeada no centro da metrópole. Mais de uma centena de manifestantes foram detidos.
O executivo tinha avisado que não toleraria qualquer movimentação de massas e revelou que havia instalado na cidade câmaras de vigilância para filmar os participantes, os quais acusam Berisha de ser responsável pela corrupção e pobreza que alastram no país.
EUA, OSCE e UE apelaram, a semana passada, à calma na Albânia, isto depois do vice-primeiro-ministro ter sido demitido na sequência de um escândalo com um negócio público.
Entretanto, a oposição albanesa promete novo protesto de homenagem aos mortos de sexta-feira e de exigência de eleições legislativas antecipadas, já que, desde meio de 2009, sustenta que Berisha venceu o sufrágio com recurso à fraude.