A realização da 32ª edição da Festa do Avante constituiu um êxito politico, cultural e de massas que não se deve a qualquer acaso, mas sim ao Partido que temos e somos, ao Partido Comunista Português que a organiza e constrói.
Domingo foi dia de festa, mas também de luta e esperança, em Rio Maior. Aproveitando a presença de Jerónimo de Sousa, que participou numa iniciativa de denúncia das alterações do Código de Trabalho (ver página 5 e 6), os comunistas e seus amigos daquela localidade assinalaram, com grande emoção e combatitividade, o 15.º aniversário da reabertura do Centro de Trabalho do PCP. Um espaço singelo, mas de grande importância, que demonstra a vitalidade de um projecto político que alguns teimam em destruir.
Mas o que faz desta iniciativa, na qual participou o secretário-geral do PCP, um tão grande acontecimento político? Temos, então, de recuar até a 16 de Julho de 1975, dia em que as forças reaccionárias da região e do País, através do recurso às calúnias e intrigas, assaltaram e destruiram a casa dos comunistas de Rio Maior.
Entretanto, em 1993, 18 anos depois, com a presença de Álvaro Cunhal, então secretário-geral do PCP, renasceu um novo espaço de liberdade e democracia. Hoje, com os olhos postos no futuro, reafirma-se a máxima de que «vale a pena lutar!».
Lançada na Festa do Avante!, a campanha nacional do PCP «É tempo de lutar, é tempo de mudar – Mais força ao PCP» teve início no dia 11, numa acção de rua na Baixa de Lisboa que contou com a presença de Jerónimo de Sousa. O secretário-geral do Partido esteve no sábado em Almada, no domingo em Rio Maior e anteontem em Sacavém. Hoje, participa num comício em Alhandra. Em destaque estão o combate às alterações para pior do Código do Trabalho e à precariedade e a exigência de melhores salários e pensões.
A uma semana da edição das Teses para o XVIII Congresso do Partido, o Avante! publica o primeiro de uma série de artigos sobre congressos anteriores. Neste número, recorda-se o I Congresso do PCP, realizado em Novembro de 1923.
Não há nenhuma circunstância que possa impedir o Partido de se organizar e afirmar. Nem mesmo a imensa precariedade que se vive nas grandes superfícies comerciais.
A Beiralã, no concelho de Seia, decidiu suspender mais de 170 trabalhadores, supostamente até ao final do ano, ficando apenas com 30 contratados. Isto, na esperança de que, entretanto, o tribunal decrete a sua falência.
Mais de 500 representantes sindicais deslocaram-se, dia 10, em cordão humano até à Assembleia da República, onde entregaram mais de três mil pareceres que reprovam as alterações à legislação laboral.
Duas semanas após a cimeira de sindicatos da Frente Comum, que aprovou a proposta reivindicativa para 2009 e exortou ao prosseguimento da luta, em convergência com o sector privado, está em marcha uma greve nacional na Função Pública.
Terminada mais uma quinzena de greves e recusa de trabalho extraordinário, o Sitava/CGTP-IN e os trabalhadores admitem voltar a parar, reclamando o abandono claro dos projectos de segmentação da transportadora açoriana.
Com pompa e circunstância foram já anunciados os contornos de uma nova aliança na Câmara de Lisboa. Helena Roseta fica, agora, responsável pela elaboração do Programa Local de Habitação. Para o PCP esta situação trai a população lisboeta.
A Confederação Nacional de Agricultura denunciou, sexta-feira, contradições entre o Ministério e a Direcção-Geral de Veterinária a propósito do abate de porcos, galinhas, coelhos, borregos e cabritos para consumo próprio e venda limitada e de proximidade.
«Cuba está sempre por todos, é altura de todos estarmos por Cuba», apelam a Associação de Amizade Portugal-Cuba, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Juventude Comunista Portuguesa, o Movimento Democrático de Mulheres e a Sociedade «A Voz do Operário», a que se juntam outras organizações.
A bancarrota do Lehman Brothers, o quarto banco de investimento norte-americano com 158 anos de actividade, acentuou os traços de uma crise financeira que atravessou o Atlântico provocando recessão económica e desemprego no velho continente.
Mais de 40 mil de trabalhadores da Volkswagen manifestaram-se, dia 12, frente à sede da empresa, em Wolsburg, Norte da Alemanha, para defender a «lei VW» e condenar as pressões de Bruxelas.
Mais de uma dezena de países da América Latina solidarizaram-se com o governo e o povo da Bolívia e repudiaram a ingerência imperialista no país, mergulhado na violência promovida pela oligarquia local com o apoio directo dos EUA.
No dia 12 de Setembro de 1998, Gerardo, Ramón, António, René e Fernando foram presos nos EUA e acusados de crimes que não cometeram. Um dia antes de milhares de pessoas em todo o mundo exigirem a sua imediata libertação, fomos falar com Laura Fernández, sobrinha de Fernando, e Carlos Parra, assessor da equipa de defesa dos Cinco.
Cumpriram-se no dia 11 de Setembro 35 anos sobre o golpe fascista que derrubou o Governo Popular do Chile. Em torno de Salvador Allende, o povo e os trabalhadores lançaram-se na transformação do país. Pela construção do socialismo, uniram-se comunistas, socialistas e outros democratas numa experiência derrotada pela burguesia aliada ao imperialismo.
Cumprindo o que foi prometido no último número do Avante!, aqui ficam os resultados com os nomes dos vencedores e respectivas equipas nas diferentes modalidades desportivas. Fica ainda um registo de alguns momentos inesquecíveis das actividades do Desporto nesta edição 2008, recordando a presença nelas de cerca de seis mil participantes em representação de 180 colectividades, 16 associações e quatro federações.