Vendas Novas

Reivindicações urgentes

O município de Vendas Novas vai propor ao Governo a inclusão no Orçamento do Estado (OE) para 2009 do projecto de regeneração urbana do centro tradicional da cidade, que prevê um investimento de 10 milhões de euros.
A proposta, cuja candidatura já foi apresentada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), aponta para a concretização de onze projectos, entre 2009 e 2012, para regenerar, valorizar e estruturar o centro tradicional de Vendas Novas, explicou, entretanto, a autarquia alentejana.
O projecto prevê intervenções ao nível da requalificação do centro tradicional da cidade, parques de estacionamento, edifícios dos Paços do Concelho, Capela Real, Palácio Real D. João V, Museu da Escola Prática de Artilharia e a adaptação de um antigo hospital para unidade de cuidados de longa duração.
O município volta este ano também a propor a inclusão no OE para 2009 do projecto de construção de uma variante urbana, que pretende ser uma alternativa à Estrada Nacional (EN) 4 que atravessa a cidade.
Trata-se de um projecto «reivindicado pela população há mais de 20 anos», alega a autarquia CDU, que considera a obra «essencial para um desenvolvimento sustentável» da cidade de Vendas Novas.
O município justifica a necessidade da variante alegando que a estrada nacional 4, que atravessa actualmente a cidade, recebe cerca de 20 mil veículos por dia, um quinto dos quais pesados e alguns deles transportando produtos e substâncias perigosas.
«Esta proposta torna-se cada vez mais imperiosa, uma vez que, com a proximidade ao novo Aeroporto de Lisboa e à Plataforma Logística do Poceirão-Marateca, irá forçosamente aumentar o número de veículos a atravessar a cidade», argumenta o município.
Na área da saúde, a Câmara vai insistir junto do Governo na construção de um Serviço de Urgência Básico (SUB) ou na manutenção e qualificação do actual Serviço de Atendimento Permanente.


Mais artigos de: Nacional

A alternativa para a cidade de Lisboa

Com pompa e circunstância foram já anunciados os contornos de uma nova aliança na Câmara de Lisboa. Helena Roseta fica, agora, responsável pela elaboração do Programa Local de Habitação. Para o PCP esta situação trai a população lisboeta.

«Contradições» preocupantes

A Confederação Nacional de Agricultura denunciou, sexta-feira, contradições entre o Ministério e a Direcção-Geral de Veterinária a propósito do abate de porcos, galinhas, coelhos, borregos e cabritos para consumo próprio e venda limitada e de proximidade.

Governo arruína saúde

O Governo já demonstrou, ao longo destes três anos, que a saúde dos portugueses não é uma prioridade. Na Azambuja, por exemplo, o Executivo PS encerrou, nos últimos tempos, as urgências e não destaca mais médicos de forma a preencher o quadro de médicos do concelho. «Em Aveiras de Cima a Extensão do Centro de Saúde ficou...

Todos por Cuba

«Cuba está sempre por todos, é altura de todos estarmos por Cuba», apelam a Associação de Amizade Portugal-Cuba, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Juventude Comunista Portuguesa, o Movimento Democrático de Mulheres e a Sociedade «A Voz do Operário», a que se juntam outras organizações.