No decorrer da preparação da Festa do Avante!, na qual se envolveram milhares de militantes e amigos da JCP, contribuindo para o assinalável êxito que constituiu esta 29.ª edição, a Direcção Nacional da JCP marcou o VIII Congresso da JCP para os dias 20 e 21 de Maio do próximo ano.
Centenas de pessoas encheram, sábado, o Mercado Ferreira Borges, no Porto, no comício de abertura da campanha eleitoral da CDU para as Eleições Autárquicas de 2005. Nesta iniciativa, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, foram ainda apresentados os cabeças de lista para as diversas câmaras e assembleias municipais do distrito.
Ao longo dos últimos quatro anos, a CDU assumiu, também na cidade do Porto, um importante e relevante papel. Demonstrou as virtudes e justezas do modelo do Poder Local Democrático saído da Revolução de Abril, comprovando que a coexistência de eleitos de diferentes forças autárquicas na Câmara Municipal e na assunção de responsabilidades de gestão, origina mais debate democrático e, consequentemente, mais acerto de decisões. Provou ainda que é uma força política com capacidade para gerir, e bem, os destinos de importantes pelouros, o que significa que a CDU é capaz de governar os destinos da Câmara Municipal, assim o entendam e desejem as populações.
O Governo e o Presidente da República, com as decisões tomadas perante os protestos dos militares, prejudicaram uma boa resolução do conflito, afirma o PCP, numa nota do Gabinete de Imprensa e em declarações de Jerónimo de Sousa.
Em Lisboa, no Porto, em Setúbal e em Aveiro decorreram, na semana passada, reuniões distritais de dirigentes e delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores, afirmando a determinação de resistir e lutar.
Filipe Neto, Daniel Azevedo e Paula Santos, delegados ao Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, falam dos 15 dias que passaram na Venezuela e destacam a troca de experiências.
No dia 15, Jerónimo de Sousa alertou, num comício em Aveiro, para os perigos do próximo Orçamento de Estado. E reafirmou a convicção de que reforçando a CDU no dia 9 de Outubro é a luta que fica mais forte.
Centenas de pessoas manifestaram o seu apoio ao programa eleitoral apresentado pela candidata à presidência do Município, Luísa Mesquita, que enunciou as prioridades para a cidade escalabitana.
Os eleitores alemães infligiram, nas eleições de domingo, dia 18, uma derrota simultânea à coligação governativa SPD/Verdes e à «oposição» conservadora formada pela democracia cristã e o partido liberal.
Cerca de 1500 trabalhadores da fábrica da Hewlett-Packard, em Grenoble -Eybens desfilaram, na sexta-feira, 16, até ao governo civil do departamento de Isère, em protesto contra os despedimentos em massa.
Depois de uma semana pautada por violentos confrontos no Sul do Iraque, dois soldados britânicos foram detidos pela polícia, segunda-feira, quando conduziam uma viatura civil carregada de armas e explosivos.
Depois do bombardeamento e invasão do país por parte dos EUA, 12,5 milhões de afegãos foram chamados às urnas, domingo, num acto eleitoral confuso e incerto.
Depois de ter andado a responsabilizar na opinião pública as autarquias e a pequena propriedade florestal (além dos já tradicionais «clima» e «incendiários»), arranjando assim bodes expiatórios para as suas responsabilidades em tudo o que correu mal em matéria de prevenção, detecção e combate aos fogos florestais, o Governo PS resolveu montar uma operação de propaganda, procurando limpar a sua imagem bastante chamuscada.
Conforme dizíamos há uns meses atrás, uma enorme inquietação percorre os militares. É uma inquietação que tem como causas próximas as recentes medidas do governo PS, mas tem como causas profundas anos de golpes fundos nos direitos e regalias dos militares.
No contexto da luta por uma democracia autêntica nos países da Nossa América, a solidariedade permanente e ampliada com o povo da Venezuela tornou se um dever militante para as forças e personalidades progressistas do Hemisfério. Não é por acaso que no Continente e mesmo na Europa se multiplicam os comités de solidariedade com a Venezuela Bolivariana. Essas iniciativas traduzem a compreensão de que o povo de Bolívar e Zamora se bate hoje não apenas em defesa de um processo revolucionário original, como por todos os oprimidos da América Latina.
A seca prolongada que se faz sentir em todo o país e na nossa região, está a criar gravíssimos problemas e a afectar o normal abastecimento de água à população do concelho de Serpa. O abastecimento de água à população é assegurado desde Junho de 1999, a partir do Sistema do Enxoé e por furos artesianos.