Ou de como se fazem referendos para que os cidadãos digam «Sim», único resultado possível segundo comentadores e analistas, sociólogos e politólogos, sábios e personalidades correlativas, bem pensantes, claro.
Entre o Litoral e o Interior, o concelho de Vendas Novas é um dos exemplos de honestidade, trabalho e competência da gestão CDU nas autarquias.
O rigor e criatividade colectiva transformaram a cidade e elevaram a qualidade de vida das populações, como nos explicaram o presidente da Câmara, José Barradas, e o vice-presidente da autarquia, José Figueira, em conversa com o Avante!.
O PCP reagiu, domingo, ao resultado do referendo francês sobre a chamada «Constituição Europeia». Para o secretário-geral comunista, a vitória do «Não» é um acontecimento grande importância e significado políticos.
O PCP promove, entre hoje e o próximo dia 5, uma campanha nacional de esclarecimento e denúncia das medidas anunciadas pelo Governo PS em torno do défice. A campanha consta de um documento e de um cartaz, bem como de comícios em diversos locais do País. Hoje, pelas 17.30 horas, na Praça do Rossio, em Lisboa, realiza-se uma acção de protesto e esclarecimento contra as medidas do Governo.
A associação patronal continua a bloquear as negociações, agora em fase de conciliação e «não deixa aos trabalhadores do sector outro caminho que não seja a luta sindical».
Não é o défice das contas públicas o problema principal do País, mas sim o crescente desemprego, a desaceleração da economia e a injusta distribuição da riqueza, afirma o Movimento dos Trabalhadores Desempregados.
A 5.ª Conferência Nacional da Interjovem realiza-se amanhã, no Cineteatro S. João, no Entroncamento. Direitos laborais, desemprego, precariedade, educação, segurança social e reforço da Interjovem são alguns dos temas centrais.
O Governo do PS mantém o discurso da crise, mas com novos contornos. A Comissão Política da JCP contesta os argumentos e apresenta medidas para superar a crise.
Centenas de pessoas participaram, na passada semana, na apresentação dos cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Santiago do Cacém.
Os eleitores franceses rejeitaram o novo tratado europeu com 54,87 por cento dos votos, contra 45,13 por cento que votaram «sim» no referendo de domingo, tornando-se na primeira nação a vetar o projecto, agora irremediavelmente condenado ao fracasso.
Na terça-feira, após ter aceitado, de manhã, a demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, o presidente Jacques Chirac nomeou e deu posse, à tarde, a Dominique de Villepin. O anúncio da composição do novo governo era esperado para ontem, quarta-feira.
A vitória do «não» no referendo de ontem, quarta-feira, realizado na Holanda era dada como certa pelas sondagens, que registaram uma subida dos opositores ao tratado após a consulta em França.
Mais de 100 mil chilenos participaram na «Consulta Popular por um Chile Justo, Soberano e Democrático» realizada no fim-de-semana em 200 municípios com cerca de 500 assembleias de voto. A Consulta Popular foi convocada pela Mesa Ampla de Convergência Antineoliberal, composta por Guillermo Teillier, presidente do Partido Comunista do Chile (PCC); Efrén Osório, presidente do Partido Humanista; Berna Castro, Grupo de Utentes na Defesa da Saúde Pública; Patrício Véjar, da Esquerda Cristã; e Héctor Veja, da Iniciativa por uma Frente Ampla.
Os trabalhadores imigrantes voltam a ser uma força nos EUA. São mais de 10% da população activa e estão a organizar-se para defenderem os seus direitos.
Em pleno coração do distrito de Viseu – a que muitos chamam «cavaquistão» –, o Avante! falou com militantes comunistas. E descobriu, no Caramulo, concelho de Tondela, um Partido com implantação, tradição e futuro. Militantes com experiências e idades diferentes, mas unidos pela mesma dedicação ao Partido e o mesmo desejo de fazer do País e do mundo lugares melhores para se viver.
«O verdadeiro alvo da política do Governo continua a ser todos os cidadãos portugueses que são utentes dos serviços públicos», considerou Paulo Trindade. A Frente Comum tem manifestação nacional marcada para dia 17, em Lisboa, entre os Restauradores e São Bento.