Assembleia de S. Cristóvão

No cumprimento das orientações políticas do 17.º Congresso, que apontaram para o reforço da organização do Partido e a sua intervenção política, a Organização da Freguesia de S. Cristóvão, concelho de Montemor-o-Novo, realizou, no passado dia 21 de Maio, a sua 1.ª Assembleia de Organização.
No decurso dos trabalhos, que tiveram a participação de um terço da organização, foi feito o balanço da actividade local e eleita uma Comissão de Freguesia.
A Assembleia sublinhou os resultados positivos do trabalho da organização local do Partido que, com o seu empenhamento, tem conseguido vencer dificuldades, nomeadamente as que resultam da destruição da agricultura e do emprego e da desertificação.
Em resultado desse trabalho, a autarquia local é de maioria CDU, força política que reforçou a sua influência nas eleições de 2001 e foi a mais votada nas eleições legislativas de 20 de Fevereiro. Mas os comunistas de S. Cristóvão presentes na 1.ª Assembleia não estão satisfeitos, pelo que aprovaram uma Resolução Política que aponta várias medidas para um maior reforço orgânico.
Entre elas, assegurar o funcionamento regular da Comissão de Freguesia e uma regular ligação aos militantes; proceder à cobrança de quotizações; alargar a venda do Avante!; promover o reforço da influência do Partido nas estruturas populares; desenvolver iniciativas criativas; dar uma maior atenção à intervenção dos comunistas a nível local.


Mais artigos de: PCP

Uma resposta popular e de esquerda

O PCP reagiu, domingo, ao resultado do referendo francês sobre a chamada «Constituição Europeia». Para o secretário-geral comunista, a vitória do «Não» é um acontecimento grande importância e significado políticos.

«Luta e resiste com o PCP»

O PCP promove, entre hoje e o próximo dia 5, uma campanha nacional de esclarecimento e denúncia das medidas anunciadas pelo Governo PS em torno do défice. A campanha consta de um documento e de um cartaz, bem como de comícios em diversos locais do País. Hoje, pelas 17.30 horas, na Praça do Rossio, em Lisboa, realiza-se uma acção de protesto e esclarecimento contra as medidas do Governo.

Viver e morrer de pé!

Corria o ano de 1945. Na Europa, as tropas soviéticas entravam em Berlim e davam assim o golpe final nos exércitos nazifascistas, bem como dos seus ideais de domínio mundial. As resistências nacionais assumiam um papel destacado neste combate e, por todo o continente, os povos, com os comunistas na vanguarda,...

Jerónimo de Sousa em Cuba

No quadro das relações de amizade e solidariedade entre o Partido Comunista de Cuba e o Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa encontra-se de visita a Cuba. O secretário-geral do PCP é acompanhado nesta visita por Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central e responsável da Secção Internacional.A...