Gestão responsável para Setúbal

Uma política de verdade

Carlos de Sousa e Odete Santos são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal.

Em nenhum momento se afigurou fácil a gestão do município

Com a CDU na gestão das autarquias o concelho, Setúbal conheceu, ao longo deste mandato, uma forma nova e diferente de fazer política. As populações foram chamadas a participar e as suas opiniões foram tidas em conta para as decisões necessárias e nem sempre fáceis.
«Foi esta política de maior proximidade, envolvendo as populações e num esforço conjunto com os agentes económicos, sociais e culturais, que permitiu corrigir erros, ultrapassar dificuldades e atenuar consequências de 16 anos de uma gestão autocrática e irresponsável, de costas viradas para o concelho e para os setubalenses», certificou Machado Luciano, apresentando os cabeças de lista da CDU para a Câmara, Carlos de Sousa, e Assembleia Municipal de Setúbal, Odete Santos.
Segundo o mandatário desta força política, a CDU praticou uma política de verdade e transparência de maior exigência, rigor e responsabilidade. «Conhecemos todos os quadros de dificuldades que a CDU encontrou neste mandato e as enormes expectativas geradas, os anseios e aspirações duma população em ver resolvidos muitos problemas que se arrastavam injustificadamente durante anos. Mas também todos sabemos que quatro anos são muito pouco tempo para dar resposta a inúmeras situações, porque em nenhum momento se afigurou fácil a gestão do município», continuou.
Por tudo isto e apesar disto, foram dados passos significativos para o desenvolvimento sustentado do concelho e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

No bom caminho…

«Durante os primeiros dois anos deste mandato, uma das minhas principais preocupações era chegar ao final de cada mês e ter dinheiro suficiente para pagar os ordenados dos nossos 1500 trabalhadores municipais. Outra, eram as dívidas, de cerca de 30 milhões de euros, que herdei do executivo anterior, e que só em Abril de 2004, graças a um Contrato de Reequilíbrio Financeiro assinado com o Governo da altura, foi possível começar a pagar», denunciou Carlos de Sousa, sublinhando, que, hoje, estas situações foram ultrapassadas «e podemos afirmar que estamos no bom caminho. Estamos a dar passos firmes e seguros no sentido do saneamento e da estabilização económico-financeira do nosso município».
Por seu lado, Odete Santos garantiu que a CDU irá prosseguir com as exigências de respeito pela autonomia da Assembleia Municipal, cumprindo as suas funções. «O que prometemos é a continuação da dignificação da Assembleia Municipal de Setúbal e dos organismos em que se encontra integrada. Trabalhar em colectivo e com uma ampla participação popular foi e será sempre um traço fundamental da CDU», disse.

Trabalho e honestidade

Carlos Manuel Barateiro de Sousa, casado, nasceu a 18 de Junho de 1951, reside em Palmela. Foi, de 1973 a 1989, programador de informática na LISNAVE, analista de sistemas informáticos na SISMET, coordenador da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal e responsável pelos investimentos municipais na Comissão Executiva da Operação Integrada de Desenvolvimento da Península de Setúbal.
Em termos de actividade política, de 1980 a 1995, foi vereador na Câmara Municipal de Almada (presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), vereador na Câmara Municipal de Palmela (Urbanismo e Desenvolvimento Económico), presidente da Câmara Municipal de Palmela, presidente da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal e presidente da Assembleia Distrital de Setúbal.
Foi ainda, de 1975 a 2005, delegado sindical do Sindicato dos Escritórios, coordenador da Comissão dos Partidários da Paz do Distrito de Setúbal, vogal do Conselho Directivo da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas e presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
Maria Odete dos Santos nasceu a 26 de Abril de 1941, reside em Setúbal e é advogada. É militante do PCP desde 1974, sendo actualmente membro do Comité Central, junto do qual integra a Comissão para os Problemas e Movimento das Mulheres, pertencendo também à Direcção da Organização Regional de Setúbal e Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.
Entre 1979 e 2005, foi membro da Assembleia Municipal de Setúbal, deputada à Assembleia da República, integrando as Comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Trabalho e Segurança Social e presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, tendo recebido a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal na Área da Cultura.
É ainda membro do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres e
presidente do Núcleo de Setúbal da Associação de Amizade Portugal/Cuba.


Mais artigos de: Nacional

Transformar Santarém

Luísa Mesquita, deputada do PCP na Assembleia da República, é a aposta da CDU para a Câmara Municipal de Santarém nas autárquicas de Outubro.

Defender a população

Com o intuito de discutir os objectivos e as propostas para as próximas eleições autárquicas, debatendo igualmente o quadro político em que se realizarão, cerca de uma centena de pessoas, entre candidatos e activistas, participaram, no passado mês de Maio, no Porto, no Encontro Distrital da CDU. Esta iniciativa, que se...

Modernização do Sobral de Monte Agraço

A CDU de Sobral de Monte Agraço apresentou, no dia 29 de Maio, os cabeças de lista às autárquicas de Outubro, no Pavilhão do Soeirinho. O presidente da Câmara Municipal, António Bogalho, que ocupa o cargo desde 1980, anunciou à população que vai encabeçar a lista da CDU.Para a Assembleia Municipal, a aposta da CDU...