Iraque sem controlo

Forças norte-americanas e iraquianas prenderam na segunda-feira Mohsen Abdel Hamid, presidente do Partido Islâmico do Iraque, principal organização dos islâmicos sunitas.
Hamid foi preso sem justificação e levado encapuçado para local desconhecido.
Para o porta-voz do Conselho de Ulemas sunita, Abdel Salam al Kabeissi, a prisão de Hamid é uma sabotagem do processo político e atenta contra a segurança do Iraque. Também o presidente iraquiano, Jalal Talabani, se manifestou preocupado com o sucedido e exigiu a libertação imediata daquele dirigente.
Para os sunitas, esta é mais uma manifestação da campanha de perseguição de que estão a ser alvo. No mesmo dia, segundo o Conselho de Ulemas, soldados iraquianos prenderam o dirigente espiritual Naufel Al Yaburi e outros 35 crentes na mesquita de Al Nahrawan, sem qualquer explicação.
Entretanto, ainda dia 30, um helicóptero do exército iraquiano caiu na província de Dilaya, desconhecendo-se os motivos e a sorte dos seus cinco ocupantes, e um duplo atentado em Hillah provocou a morte de 27 pessoas, a maioria polícias; 118 ficaram feridas, 23 das quais em estado grave. Por outro lado, o general da polícia Ahmad Saleh al Baranzanchi morreu, vítima de um atentado da resistência.


Mais artigos de: Internacional

Chilenos pela democracia

Mais de 100 mil chilenos participaram na «Consulta Popular por um Chile Justo, Soberano e Democrático» realizada no fim-de-semana em 200 municípios com cerca de 500 assembleias de voto. A Consulta Popular foi convocada pela Mesa Ampla de Convergência Antineoliberal, composta por Guillermo Teillier, presidente do Partido Comunista do Chile (PCC); Efrén Osório, presidente do Partido Humanista; Berna Castro, Grupo de Utentes na Defesa da Saúde Pública; Patrício Véjar, da Esquerda Cristã; e Héctor Veja, da Iniciativa por uma Frente Ampla.

Imigrantes em luta nos EUA

Os trabalhadores imigrantes voltam a ser uma força nos EUA. São mais de 10% da população activa e estão a organizar-se para defenderem os seus direitos.