PCP
Um Partido forte para o presente e o futuro
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Não à apologia da guerra!
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
À espera
Actual
Etiquetas
Actual
Falta a palavra de síntese
Actual
Serão precisos comentários?
Propostas para assegurar os meios do socorro e de emergência no quadro do SNS
Artigo de acesso livre
No sábado, o Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sacavém, onde destacou a necessidade de garantir condições dignas para os profissionais que asseguram 90 por cento do socorro e emergência em Portugal. Para o Partido é necessária uma política que valorize carreiras, salários e meios essenciais para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), travando o caminho das privatizações e apostando no serviço público.
O Orçamento do Estado que a luta do povo rejeita
Artigo de acesso livre
A CGTP-IN convocou para as 11h00 de amanhã, 29, uma concentração junto à Assembleia da República, onde estará a ser votado o Orçamento do Estado para 2025 (OE). No lema da acção – Aumentar salários e pensões! Defender os serviços públicos e funções sociais do Estado! Direito à Saúde, Educação e Habitação – está precisamente muito daquilo que falta aos trabalhadores, ao povo e ao País e que o OE não inclui.
De quem é a ciência produzida?
Direitos dos pais e crianças são foco de iniciativa na Pontinha
O Secretário-Geral do PCP integrou uma delegação que, no dia 21, contactou pais e trabalhadores do Jardim Infantil Popular da Pontinha (JIPP), em Odivelas, e visitou as instalações deste equipamento.
Construir o XXII Congresso ligado à vida e à luta
A preparação do XXII Congresso do PCP entra na sua recta final, com a realização das últimas assembleias plenárias para eleição de delegados (e serão muitas dezenas em todo o País).
É imperativo eliminar toda a violência sobre as mulheres
O PCP assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, dia 25, através da apresentação, na Assembleia da República (AR), de uma estratégia de prevenção e combate à prostituição. Antes, no dia 22, foi aprovada outra proposta dos comunistas que visa o reforço dos meios financeiros da rede de apoios às vítimas de violência.
Centros de Trabalho são espaços de militância e contacto com as populações
O Avante! dá continuidade ao trabalho de publicação de elementos referentes a Centros de Trabalho do PCP, espaços de dinamização da actividade partidária e de ligação às comunidades onde se inserem.
Revolução de Abril em perspectiva em Torres Novas
A operação revanchista e os alinhamentos reveladores
Indefinição, insuficiência e falsas soluções na COP29
«Fazer depender as políticas ambientais de instrumentos baseados no mercado será sempre uma perigosa e falsa solução», garante o PCP a propósito da realização, no Azerbeijão, da COP29.
Resistir é o primeiro passo para chegar a vitórias
Na negociação, na luta ou nos tribunais, em defesa de melhores salários e direitos, «resistir é o primeiro passo para a vitória», como afirma o STRUP, a propósito da integração da CarrisBus na Carris.
Luta firme na Administração Local, na Brisa, na AdP e nos CTT
Reivindicações de aumentos salariais e de melhores horários e outras condições de trabalho motivaram a primeira greve na Brisa, uma concentração na Águas de Portugal e greve nos CTT em Rio Maior.
Congresso da US Porto
Congresso na Madeira
Postais aos milhares apoiam emergência
Operação antidemocrática sob a invenção do 25 de Novembro
Uma «provocação» e um «momento de confronto com a Revolução de Abril, as suas conquistas e valores», assim avalia o PCP a designada sessão solene com que os seus promotores assinalaram no Parlamento o 25 de Novembro de 1975.
PCP leva a debate aumento do SMN para mil euros
Manifestação Nacional de Mulheres a 8 de Março
O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) aprovou, sábado, o Plano de Acção para 2025 e anunciou a realização da Manifestação Nacional de Mulheres descentralizada a 8 de Março, com desfiles já anunciados em Lisboa e no Porto, e preparação em todos os outros distritos do País.
Populações dos bairros em Assembleia da Vida Justa
A primeira Assembleia Popular dos Bairros, promovida pelo movimento Vida Justa, permitiu reconhecer problemas e exigências comuns, apontando um plano de acção para conquistar melhores condições.
JCP comemora 45 anos ao lado da juventude portuguesa
A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) comemorou o seu 45.º aniversário com diversas iniciativas por todo o País, demonstrando a sua profunda ligação à juventude e às suas reivindicações.
Contra a «podridão» do regime na Madeira
20 anos de abandono em Marvila
CDU exige a requalificação da antiga Escola Primária de Mouriscas
Grândola no topo dos municípios com melhor desempenho financeiro
Menores migrantes não acompanhados faceta brutal da política da UE
São milhares os menores que chegam sozinhos aos países que integram a União Europeia. Vêm em busca de paz, segurança e uma vida melhor, que na maioria dos casos não encontram. Foi esta faceta particularmente desumana da política migratória da UE que João Oliveira foi conhecer melhor numa missão recente às ilhas Canárias.
A UE afunda-nos na guerra
Genocídio e expulsão de populações são crimes que a História lembrará
Os EUA vetaram no Conselho de Segurança das Nações Unidas mais uma resolução a exigir o cessar-fogo na Faixa de Gaza, expondo a sua cumplicidade e apoio à política genocída por parte de Israel. No terreno, forças israelitas continuam a bombardear a Faixa de Gaza e território do Líbano, incluindo Beirute, a capital, cometendo novos massacres entre a população.
Deter a escalada de guerra do imperialismo, defender o diálogo e a paz
Artigo de acesso livre
A decisão de Biden de utilizar mísseis norte-americanos para, a partir da Ucrânia, atacar território da Rússia, constitui mais um perigosíssimo passo na escalada de guerra, colocando os EUA no confronto directo com a Federação Russa. A resposta de Moscovo não se fez tardar, com o lançamento de um novo míssil balístico hipersónico de alcance intermédio.
Frente Ampla elegeu presidente do Uruguai
Na segunda volta da eleição presidencial no Uruguai, Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, integrada pelo Partido Comunista do Uruguai, foi o vencedor, derrotando o candidato das forças de direita. A partir de 1 de Março de 2025, cumprirá um mandato de cinco anos.