Frente Ampla elegeu presidente do Uruguai

Na segunda volta da eleição presidencial no Uruguai, Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, integrada pelo Partido Comunista do Uruguai, foi o vencedor, derrotando o candidato das forças de direita. A partir de 1 de Março de 2025, cumprirá um mandato de cinco anos.

Yamandú Orsi, da Frente Ampla, que inclui forças de esquerda, será o próximo presidente do Uruguai

Na segunda volta da eleição presidencial no Uruguai, realizada no domingo, 24, os dados finais do escrutínio confirmaram o triunfo do candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, com 49,84% dos votos. Orsi tem 57 anos, foi professor e autarca.

Concorrendo à presidência com Carolina Cosse como candidata a vice-presidente, Yamandú Orsi obteve um milhão, 196 mil, 798 votos, derrotando a dupla Álvaro Delgado e Valeria Ripoll, da Coligação Republicana, de direita, que conseguiu um milhão, 101 mil, 296 votos, correspondentes a 45,87% dos votos.

A participação foi de 89% dos pouco mais de dois milhões e 700 mil eleitores inscritos, num país onde o voto é obrigatório.

Nas eleições legislativas de 27 de Outubro, a Frente Ampla conquistou a maioria absoluta no Senado e ficou a dois votos de consegui-la na Câmara dos Deputados.

A Frente Ampla governou o Uruguai entre 2005 e 2020 e, após um período de cinco anos na oposição, regressa agora à governação do país sul-americano.

No seu discurso de vitória, em Montevideu, perante uma multidão de apoiantes que celebravam o triunfo eleitoral, o candidato apoiado pela Frente Ampla – que integra, entre outras forças, o Partido Comunista do Uruguai (PCU) – agradeceu o apoio de milhares de compatriotas nos diversos pontos do país onde decorreu a longa campanha eleitoral.

«Não haverá lugar para queixas nem desqualificação, triunfou o país da solidariedade e do respeito pelos demais», afirmou o presidente eleito. «Há outra parte do nosso povo que tem outros sentimentos, também precisamos deles para construir um país melhor», insistiu. Durante a campanha eleitoral, dominada por debates sobre impostos e despesas sociais, Orsi defendeu reformas da segurança social que reduziriam a idade de aposentação. Por seu turno, a vice-presidente eleita, Carolina Cosse, falando aos apoiantes da Frente Ampla, disse que «vêm aí anos de muito trabalho, com todos e para todos».

O Secretário-Geral do PCU, Juan Castillo, realçou que o povo uruguaio optou «pelo melhor programa, pelo melhor projecto e pela melhor fórmula eleitoral para dirigir os destinos do país». O dirigente comunista assumiu o desafio de trabalhar para «resolver grande parte das angústias da população, relativas às questões do trabalho e da melhoria da situação económica», acrescentando a educação, a protecção social, a saúde, a habitação e os «muitos direitos adiados».

 



Mais artigos de: Internacional

Genocídio e expulsão de populações são crimes que a História lembrará

Os EUA vetaram no Conselho de Segurança das Nações Unidas mais uma resolução a exigir o cessar-fogo na Faixa de Gaza, expondo a sua cumplicidade e apoio à política genocída por parte de Israel. No terreno, forças israelitas continuam a bombardear a Faixa de Gaza e território do Líbano, incluindo Beirute, a capital, cometendo novos massacres entre a população.

Deter a escalada de guerra do imperialismo, defender o diálogo e a paz

A decisão de Biden de utilizar mísseis norte-americanos para, a partir da Ucrânia, atacar território da Rússia, constitui mais um perigosíssimo passo na escalada de guerra, colocando os EUA no confronto directo com a Federação Russa. A resposta de Moscovo não se fez tardar, com o lançamento de um novo míssil balístico hipersónico de alcance intermédio.

AAPC comemorou 50 anos

A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) comemorou, no dia 16, o seu 50.º aniversário, com um almoço na Casa do Alentejo, em que participaram dezenas de sócios, de vários núcleos do País. Estiveram também presentes o embaixador de Cuba, José Ramón Saborido Loid e outros membros da...

«Trabalhar para garantir que ninguém fique para trás»

A África do Sul tornou-se o primeiro país africano a presidir ao G20, o grupo dos países mais industrializados do mundo, que agora integra também a União Europeia e a União Africana como membros de pleno direito. No final da recente Cimeira do G20 no Rio de Janeiro, o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que...