JCP comemora 45 anos ao lado da juventude portuguesa

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) comemorou o seu 45.º aniversário com diversas iniciativas por todo o País, demonstrando a sua profunda ligação à juventude e às suas reivindicações.

A JCP está, com «coragem e determinação», ao lado da juventude na luta por um mundo novo

Num jantar comemorativo na SFO Amorense, Seixal, Maria João Falcão, da Direcção Nacional da JCP, destacou a «coragem e determinação» dos jovens comunistas, que assumem a luta da juventude por um mundo novo, destacandoos estudantes do Ensino Secundário e a sua semana de luta, que, à data, tinha já acções marcadas para várias escolas da região, como a Anselmo de Andrade, Almada, ou a José Afonso, Seixal.

A dirigente recordou, ainda, as reivindicações no Ensino Superior (como contra o fecho da residência Fraústo da Silva, que servia a NOVA FCT) e dos jovens trabalhadores, que continuam a ter a seu lado a JCP, «na fila para o barco» ou «nas longas horas nocturnas na loja».

O jantar contou com palavras de João Martins, pelo PCP, e uma batalha de rap.

No Porto, promoveu-se um jantar na Associação de Moradores da Bouça, onde Joana Machado, dirigente regional, sublinhou a intervenção junto dos jovens trabalhadores, que lutam por mais salário e pelo «fim dos horários desregulados, precariedade e caducidade da contratação colectiva», com provas dadas na sua capacidade de mobilização.

A dirigente realçou, ainda, as lutas no Ensino Superior (como na FBAUP, por mais condições materiais) e Secundário (por exemplo, contra as proibições de RGA).

A iniciativa contou com uma intervenção de Afonso Sabença, pelo PCP, e foi precedida de uma tribuna, com depoimentos de jovens, onde Inês Castro, da Comissão Política da JCP, realçou que o caminho só pode ser o da luta.

A JCP promoveu, entre os dias 13 e 16, outras iniciativas, em Braga, Coimbra, Aveiro, Évora, Guimarães, Alpiarça e Funchal.

 

Semana de luta no Secundário

Os estudantes do Ensino Secundário estiveram em luta de dia 18 a 22, numa semana promovida pelo Movimento Voz aos Estudantes, que lançou, em Outubro, o apelo «Faz-te ouvir!» (subscrito por 18 associações de estudantes).

Em 29 escolas, os estudantes realizaram concentrações, RGA, pinturas de faixas e oficinas de cartazes, pela Escola Pública de Abril a que têm direito, e prometeram continuar a lutar até que o Governo os ouça.

Das suas reivindicações destacam-se: o fim dos exames nacionais; mais professores, psicólogos e funcionários; obras nas instalações; mais financiamento público; e a gratuitidade dos materiais escolares.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Manifestação Nacional de Mulheres a 8 de Março

O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) aprovou, sábado, o Plano de Acção para 2025 e anunciou a realização da Manifestação Nacional de Mulheres descentralizada a 8 de Março, com desfiles já anunciados em Lisboa e no Porto, e preparação em todos os outros distritos do País.

Contra a «podridão» do regime na Madeira

Domingo, no Funchal, durante um almoço-comício da CDU com mais de 150 pessoas, Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, falou sobre o actual contexto que se vive na Região Autónoma da Madeira, que, apontou, «atingiu um nível máximo de putrefação» com «jogadas atrás de jogadas, que mais não...

20 anos de abandono em Marvila

Nas vigílias realizadas, nos dias 15 e 22 de Novembro, junto aos gabinetes da Gebalis nos bairros de Marvila foi aprovada uma resolução que dá conta dos «dramas» e das «vidas sofridas» que «muitos enfrentam todos os dias, face ao abandono e exclusão social de que são vítimas, apesar dos “tempos novos” [nome da coligação...

CDU exige a requalificação da antiga Escola Primária de Mouriscas

A CDU anunciou, em comunicado de 19 de Novembro, a apresentação, na Assembleia Municipal de Abrantes, de uma moção sobre a requalificação da antiga Escola Primária de Mouriscas, que o executivo PS promete concretizar desde 2014. «A situação da antiga escola das Mouriscas é um exemplo claro de como, sem a intervenção...

Grândola no topo dos municípios com melhor desempenho financeiro

A Câmara Municipal de Grândola alcançou o primeiro lugar, entre os municípios de pequena dimensão, em eficiência financeira, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. As avaliações destacam o controlo da dívida, equilíbrio orçamental, taxa de execução da receita e eficiência na despesa pública. Com...