Morre o realizador português José Barahona
José Barahona, realizador e produtor português de 55 anos, morreu neste sábado, anunciou o também produtor Fernando Vendrell.
Nascido em 1969, em Lisboa, José Barahona licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, passando ainda por estudos académicos nos EUA e em Cuba, desenvolvendo trabalho cinematográfico a partir dos anos 90. Com filmes inicialmente focados num registo de documentário (como é o caso de Anos de Guerra – Guiné 1963-1974, de 2000), o realizador teve como uma das suas obras mais conhecidas a primeira longa-metragem de ficção de sua autoria, Estive em Lisboa e Lembrei de Você, co-produção luso-brasileira inspirada na obra do escritor Luiz Ruffato.
Ao longo da carreira, o realizador reflectiu sobre temas como a militância política (em filmes como Alma Clandestina, sobre Maria Auxiliadora Lara Barcelos, guerrilheira que lutou contra a ditadura brasileira) ou o colonialismo, tema que inspirou o seu último filme, estreado em Outubro, Sobreviventes (cartaz na foto), que escreveu ao lado de José Eduardo Agualusa.