Actual
O Covid 19 e os herdeiros de Malthus
Actual
315 mil
Actual
O trabalho
A talhe de foice
Aos que virão a nascer
PCP
Há décadas em que nada acontece e semanas em que décadas acontecem
Em Dezembro ninguém conhecia a COVID-19. Já o mesmo não se pode dizer da possibilidade de surgimento de uma nova pandemia e da necessidade de tomar medidas preventivas no plano mundial. Os alertas da comunidade científica, repetidos durante décadas, encarregaram-se disso. Como alguém disse, há décadas em que nada acontece e semanas em que décadas acontecem.
Crónica Internacional
Não, não há tréguas
Juventude trabalhadora assinalou o dia da luta que não pode parar
JORNADA Ao saudar os jovens trabalhadores, que fizeram de 26 de Março um dia de combate, a Interjovem realçou que, «independentemente das circunstâncias», a luta organizada não pode parar.
Tempos excepcionais impõem resgate da soberania
ALTERNATIVA O surto epidémico de COVID-19 torna ainda mais urgente a afirmação da soberania nacional, tanto a nível alimentar como do necessário controlo público de sectores estratégicos, como o da aviação civil. Estas são propostas de sempre do PCP, a que a realidade vem mais do que nunca dar razão.
É preciso defender a TAP e os seus trabalhadores
URGÊNCIA O PCP exigiu, no dia 26, medidas especiais para defender a companhia aérea nacional e os seus trabalhadores, desde logo a concretização do seu efectivo controlo público.
Propostas do PCP contra o vírus e a exploração
PCP toma posição e intervém perante denúncias de abuso
RESISTIR À ofensiva anti-laboral que aproveita e instrumentaliza a grave situação sanitária para liquidar postos de trabalho, direitos e rendimentos, respondem as organizações do Partido denunciando e apelando à resistência.
Partido confronta Governo com cortes nos transportes no distrito de Setúbal
MOBILIDADE Na Linha do Sado e nas ligações fluviais a Lisboa, as empresas estão a proceder à redução da oferta, colocando em causa a segurança dos utentes, denuncia o PCP, que questionou o Governo sobre a matéria.
Afronta à soberania da Venezuela
Comunistas alentejanos asseguram luta pela regionalização e com as populações
ALENTEJO O chumbo da proposta do PCP visando a criação de Regiões Administrativas não retira ânimo aos comunistas alentejanos, que reafirmam que o actual modelo centralista não serve a região.
Culturas intensivas são perigosas e não combatem a desertificação
PCP com agentes culturais algarvios
OR de Lisboa leva mais longe apelo à defesa de direitos
Mariscadores, viveiristas e pescadores em apuros
CGTP-IN exige com urgência medidas extraordinárias
MEDIDAS O Governo «continua a negligenciar questões essenciais», como a retribuição integral do trabalho, a proibição de todos os despedimentos e a defesa da Segurança Social, criticou a CGTP-IN.
Novos ataques aos trabalhadores rejeitados pela Frente Comum
GOVERNO«Não aceitamos nem mais uma medida contra os trabalhadores», protestou a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, reagindo às decisões saídas do Conselho de Ministros de 26 de Março.
STAL exige subsídio de risco
PCP reclama medidas de apoio para advogados e solicitadores em situação difícil
CRISE Advogados e solicitadores estão a viver um momento difícil em termos profissionais em resultado da pandemia COVID-19. O PCP diz que a situação é «inaceitável» e exige que o Governo adopte medidas de apoio.
PS chumba recomendação para a criação de carreira de agente único de transportes colectivos
PROFISSÕES A Assembleia da República inviabilizou, dia 13 de Março, o projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo a criação da carreira de agente único de transportes colectivos.
Alargar às férias da Páscoa apoio à assistência aos filhos
Pelo apoio aos trabalhadores da Cultura
Maternidades de Coimbra a precisar de intervenção
Travar abusos laborais na vigilância e limpeza
Cantar Grândola, Vila Morena no dia 25 de Abril
ABRIL As manifestações nas ruas foram canceladas devido à COVID-19, mas a Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril apela a que se cante a Grândola para assinalar os 46 anos da Revolução dos Cravos.
Autarquias dão resposta aos problemas das populações
MEDIDAS Na primeira linha do contacto com as populações, o Poder Local Democrático, no âmbito da pandemia COVID-19, está a desenvolver várias medidas de apoio social, no sentido de ajudar as populações.
Combate à COVID-19 sem pôr em causa direitos
APELO A prevenção e o combate ao surto epidémico de COVID-19, sendo uma prioridade, devem ser acompanhados de medidas económicas e sociais que defendam as populações.
Determinação da juventude saarauí permanece inabalada
Proteger as pessoas idosas com informação útil
Centro de apoio em Mora
A ausência de solidariedade da União Europeia é gritante
SEM RESPOSTAS O Conselho Europeu de 26 de Março confirma, no essencial, a ausência de respostas aos problemas resultantes do surto de COVID-19, declarou João Ferreira, membro do Comité Central do PCP.
Empresas europeias de armamento beneficiam com a guerra no Iémen
Déjà-vu
Medidas imediatas para proteger a saúde e os direitos dos povos
O PCP subscreveu, conjuntamente com várias dezenas de outros partidos comunistas e operários, uma declaração conjunta onde são exigidas medidas imediatas para proteger a saúde e os direitos dos povos, que transcrevemos na íntegra.
PCP condena nova provocação golpista dos EUA contra a Venezuela
PROVOCAÇÃO O PCP condenou mais uma provocação do imperialismo norte-americano contra a soberania da Venezuela, o seu povo e seus legítimos dirigentes, no momento em que a humanidade enfrenta os desafios colocados pela COVID-19.
Estados pedem à ONU levantamento de sanções
APELO Os governos da China, Rússia, Cuba, Venezuela, Nicarágua, RPD da Coreia, Síria e Irão dirigiram um apelo ao secretário-geral da ONU pedindo o levantamento das sanções, ilegais, impostas pelos EUA.
Exemplos de solidariedade
Para defender a saúde e a vida capacitar o Serviço Nacional de Saúde
SAÚDE Desde que se evidenciou a ameaça da Pandemia que nos atinge que o PCP tem vindo a afirmar e reafirmar que «a prevenção e o combate ao COVID-19, não se faz à custa dos direitos dos trabalhadores, mas sim capacitando o Serviço Nacional de Saúde, defendendo o emprego e os salários, combatendo a especulação e o aproveitamento da actual situação, defendendo a soberania e os interesses nacionais».