Travar abusos laborais na vigilância e limpeza

Obteve a recente aprovação do Parlamento a recomendação proposta pelo PCP para que o Governo trave atropelos laborais em sectores como os da vigilância e limpeza. Em causa está o desrespeito pela lei e pelos direitos destes trabalhadores por patrões que vêem nos concursos que o Estado tem vindo a lançar para prestação destes serviços (em tribunais, centros de saúde, hospitais, Transtejo, Soflusa, estações ferroviárias, por exemplo) um pretexto para aumentar a exploração. «As empresas que perderam os concursos estão a tentar, por todos os meios , descartar-se dos seus trabalhadores; as empresas que ganharam os concursos exigem que estes trabalhadores assinem novos contratos, perdendo os direitos que têm, designadamente no que se refere à antiguidade», denunciam os deputados comunistas no seu projecto de resolução.

No texto, aprovado com o votos contra da IL e as abstenções de PS, PSD e CDS, o Executivo é instado a adoptar «todos os mecanismos disponíveis para garantir que todos os trabalhadores do sector da vigilância e limpeza que estejam em processo de transmissão de estabelecimento têm todos os seus direitos salvaguardados na assinatura dos contratos».

Ao Governo é recomendado, por outro lado, que accione a Autoridade para as Condições do Trabalho no sentido de proceder a uma «fiscalização continuada das empresas que actuam neste sector».

É-lhe igualmente sugerido que rejeite a prestação de serviços de empresas que não garantam a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores, abrindo, se necessário, novos concursos.

Por fim, recomenda-se ao Governo que proceda à elaboração de um plano que considera a «integração destes trabalhadores nas instituições do Estado, eliminando, progressivamente, o recurso a prestação de serviços nestas áreas».

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Alargar às férias da Páscoa apoio à assistência aos filhos

O PCP insiste que é imperioso alargar ao período das férias da Páscoa o apoio garantido aos pais para assistência aos filhos, na sequência do encerramento das escolas. Depois de Jerónimo de Sousa ter levantado a questão no debate quinzenal realizado no dia 24 de Março, recebendo do primeiro-ministro a resposta nada...

Pelo apoio aos trabalhadores da Cultura

O PCP defende a adopção urgente de medidas de protecção para os trabalhadores das Artes e da Cultura, afiançando que não baixará a guarda enquanto as não vir concretizadas. «É preciso tomar medidas urgentes que protejam todos os que trabalham nas artes e na cultura, sobretudo os que são afectados pela tremenda...

Maternidades de Coimbra a precisar de intervenção

O PCP inquiriu o Governo sobre a situação nas duas maternidades de Coimbra, quer ao nível de infra-estruturas quer de recursos humanos, qualquer delas a carecer de uma «intervenção urgente». Esta diligência da bancada comunista, formalizada em requerimento dirigido à ministra da Saúde, surge na sequência da recente...