PCP
Da retórica burguesa ao mundo real
Será discutido amanhã um projecto de Lei entregue pelo PCP na Assembleia da República em Abril de 2016 que visa reduzir para 35 horas o limite máximo do horário semanal de trabalho.
Actual
A árvore e a floresta
Actual
Levante-se o réu!
Actual
Tem a ONU condições para defender a paz?
Crónica Internacional
Vassalos
A talhe de foice
Acuso
35 horas para todos é condição de progresso social
PROGRESSO O PCP leva amanhã à AR a proposta de fixação das 35 horas semanais como horário máximo para todos os trabalhadores, do público e do privado. Na segunda-feira, 14, promoveu uma audição sobre esta matéria.
Lisboa e Porto solidários com a Palestina
SOLIDARIEDADE As concentrações realizadas ao final da tarde de segunda e terça-feiras em Lisboa e no Porto foram momentos altos na condenação da política criminosa que Israel e os EUA intensificam contra o povo palestiniano, e na defesa do direito deste à sua emancipação nacional.
Partido combativo e com propostas para o distrito de Viana do Castelo
PROJECTO Sob o lema «Emprego, direitos, desenvolvimento. Reforçar o PCP no Alto-Minho», realizou-se, dia 12, a X Assembleia de Organização Regional de Viana do Castelo do PCP.
As crianças não terão direitos enquanto os pais não os tiverem
PROPOSTA Educação, protecção social, trabalho com direitos foram temas em debate na sessão «Crianças e pais com direitos, Portugal com futuro», realizada no domingo, 13, com a presença de Jerónimo de Sousa.
Mais militantes para um Partido mais forte
ORGANIZAÇÃO Sendo objectivo permanente das organizações, quadros e militantes do PCP, o recrutamento assume em 2018 uma grande centralidade, estando em curso uma «forte acção» nesse sentido.
Valorizar e investir no Centro Nacional de Pensões
SEGURANÇA SOCIAL O PCP visitou na terça-feira, 15, o Centro Nacional de Pensões, confirmando as suas preocupações com a realidade da instituição e, em geral, com o sistema público de Segurança Social.
Investimento público é vital para o Alentejo
DESENVOLVIMENTO O Alentejo, para se desenvolver, necessita de planeamento, investimento público e participação, concluiu o PCP num debate realizado em Portalegre que envolveu entidades de toda a região.
Garantir o direito universal à protecção social
A luta incomoda
Admitida greve em Junho na Petrogal para defender ACT e direitos
NEGOCIAÇÃO A administração da Petrogal protela as negociações da contratação colectiva, para continuar a atacar direitos sociais, enquanto o Governo continua a tomar posição do lado patronal.
Unidade na acção consegue aumento intercalar na IP
RESULTADO A 9 de Maio, na antevéspera de começarem mais dois dias de greves, a plataforma de 14 organizações sindicais anunciou que foi alcançado acordo para um aumento salarial intercalar.
Unidos e em greve na Tegopi por aumentos salariais e justiça
REIVINDICAÇÃO A greve de uma hora por turno começou no dia 11, depois de a administração da Tegopi ter proposto um valor insuficiente de actualização salarial, sem eliminar discriminações.
Razões acrescidas para 9 de Junho
Compromisso nas Lojas Francas
Professores manifestam-se sábado em Lisboa
Jerónimo desafia Costa a passar «das palavras aos actos» na resposta aos trabalhadores
SALÁRIOS É com preocupação que o PCP vê o atraso do Governo na resposta a problemas transversais aos trabalhadores. Daí o apelo ao primeiro-ministro para menos modorra e mais acção.
Relações promiscuas e corrupção
Insuficientes respostas na Saúde
PCP solidário com profissionais de saúde exige do Governo inversão de rumo
LUTA O PCP entende que «não são admissíveis mais adiamentos» na resposta às reclamações dos vários profissionais de saúde, exigindo do Governo uma urgente mudança de atitude.
Parlamento aprova reposição do limite de 65 anos para motoristas de pesados
TRABALHO O Parlamento aprovou, na generalidade, o projecto de lei do PCP para repor o limite de idade dos motoristas profissionais de pesados nos 65 anos.
Da subordinação ao poder económico aos super-lucros das eléctricas
Juntar forças em Lisboa para revogar a «lei dos despejos»
HABITAÇÃO Na quinta-feira, 10, o Largo do Intendente acolheu a tribuna pública «Travar os despejos, defender o direito à habitação. Cumpra-se a Constituição», com João Ferreira, vereador da CDU na Câmara de Lisboa.
Propostas para reabilitar a Baixa de Coimbra
Sábado no Fórum Lisboa há Concerto pela Paz
Alentejanos apresentam reivindicações no Parlamento
PCP contra mercantilização da cultura em Lisboa
JCP na Áustria
Trabalham mas não saem da pobreza e vivem nos países ricos
POBREZA Dados divulgados na semana passada pela OCDE vêm de novo lembrar que em muitos países, designadamente na União Europeia, uma percentagem importante de trabalhadores vive na pobreza.
Britânicos exigem melhores salários e direitos laborais
LONDRES Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 12, em Londres para exigir um novo pacto para o povo trabalhador, numa acção nacional promovida pela confederação de Sindicatos.
Parlamento húngaro inicia legislatura com protestos na rua
Extrema-direita e M5 Estrelas ultimam acordo em Itália
Venezuela: multiplicam-se as agressões
PCP alerta para escala belicista dos EUA depois de rompimento do acordo nuclear
IRÃO Cresce o perigo de uma nova agressão do imperialismo norte-americano no Médio Oriente, advertiu o PCP na sequência do cancelamento unilateral do acordo nuclear com Irão, iniciativa, aliás, repudiada pelos demais subscritores.
Saarauís festejam 45 anos de luta pela independência
SAARA OCIDENTAL A Frente Polisário assinalou os 45 anos da sua fundação. O PCP saudou a organização e apresentou, na Assembleia da República (AR), um voto de solidariedade para com a luta do povo saarauí.
Conferência sobre Karl Marx em Moscovo
Recomeçou a Campanha dos Pobres
O Avante! legal faz hoje 44 anos – O órgão central do Partido e a sua importância
Apenas três semanas depois do 25 de Abril, em 17 de Maio de 1974 – faz hoje precisamente 44 anos – apareceu pela primeira vez, sob o sol da Liberdade nascente, o Avante!, órgão central do Partido Comunista Português, cuja luta pela informação, esclarecimento e mobilização o negrume do fascismo não tinha impedido de guiar os que, na linha da frente, enfrentando sacrifícios, prisões e a própria morte, combatiam contra a ditadura. Esses, e também os muitos outros que, não sendo comunistas, se irmanavam no combate pelo progresso, pela justiça social, pela democracia, e que também na luta se empenharam e sofreram.