Extrema-direita e M5 Estrelas ultimam acordo em Itália

Em negociações há várias semanas, as direcções dos partidos Liga (extrema-direita) de Matteo Salvini, e Movimento 5 Estrelas (populistas), de Luigi Di Maio, estavam próximas de concluir uma acordo de governo em Itália.

Segundo Salvini, ainda existiam alguns obstáculos entre as duas formações como «visões diferentes» sobre as infra-estruturas, mas também a imigração ou as relações com a União Europeia.

Antes, Luigi Di Maio explicara que tinha solicitado ao chefe de Estado italiano «alguns dias» para elaborar um programa comum de governo.

«Estamos em vias de discutir a ideia de Itália, porque se for para o governo quero fazer o que prometi aos italianos», declarou Salvini, depois de uma reunião de uma hora com o Presidente da República, Sergio Mattarella, realizada na segunda-feira, 15.

De acordo com a imprensa italiana, as duas formações deverão apresentar uma figura independente para liderar o próximo governo, pondo assim termo a um impasse de dois meses, após as eleições legislativas, em que se sucederam rondas de negociações infrutíferas entre os partidos.

 



Mais artigos de: Europa

Parlamento húngaro inicia legislatura com protestos na rua

O parlamento húngaro, dominado pelo partido conservador húngaro de Viktor Orban, iniciou, dia 8, a nova legislatura, rodeado de milhares de manifestantes que se concentraram junto ao edifício para contestar a maioria de direita saída das urnas. Viktor Orban começou assim o seu terceiro...

Venezuela: multiplicam-se as agressões

Já sabemos que a Venezuela é um tema de eleição no Parlamento Europeu, quer em número de resoluções, quer no alargado número de discussões promovidas nas delegações do PE que tratam os temas da América Latina. A forma de promover a discussão é tendenciosa: escuta-se apenas elementos da dita «oposição democrática», a...