Editorial

PELOS VALORES DE ABRIL

Agrava-se a situação internacional com novos perigos, ameaças e incertezas que são, em simultâneo,...
Opinião
A talhe de foice

Puigdemont

Carlos Puigdemont, o líder independentista da Catalunha refugiado na Bélgica há cerca de cinco meses, foi preso pela...
Actual

Não fomos nós, foram eles

Existe no Governo minoritário do PS a convicção de que a mais não será obrigado. É certo que...
Actual

007 – Ordem para expulsar

Como é sabido dos livros e dos filmes, das séries de televisão e da putativa aproximação à vida real...
Crónica Internacional

Rússia – Uma campanha delirante

A delirante campanha orquestrada contra a Rússia a partir da Grã-Bretanha merece reflexão. E isto porque, para...
Em Foco

Milhares em greve nas indústrias

OPERÁRIAS Nas indústrias têxteis, de lanifícios e de vestuário, e na Preh, com maioria de mulheres na produção, milhares de trabalhadores fizeram greve no dia 23, por melhores salários e horários.

Luta em todo o País por Escola de Abril

EDUCAÇÃO Os estudantes do Superior saíram à rua na quinta-feira, em vários pontos do País, para exigir mais financiamento para o Ensino, alertar para a fraca aplicabilidade da Acção Social Escolar e para o preço exorbitante das propinas, alimentação e transportes.

As comemorações do Dia do Estudante (24 de Março) ficaram ainda marcadas pelo protesto, de 19 a 23 Março, dos alunos do Ensino Básico e do Secundário, também em defesa da Educação pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos, um direito consagrado na Constituição da República.

 

PCP

PCP protagoniza projecto de desenvolvimento do interior

INTERVENÇÃO A 9.ª Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP, realizada no domingo, 25, em Almeida, apontou caminhos para o reforço do Partido e, com ele, da luta dos trabalhadores e das populações pelo desenvolvimento da região.

A água é de todos e assim deve continuar

BEM PÚBLICO Assinalando a 22 de Março o Dia Mundial da Água, o PCP reafirma a sua convicção de que a água «deve continuar a ser gerida por entidades públicas», de modo a que possa ser usufruída por todos.

Trabalhadores

Enfermeiros deram resposta que garante resultados

URGÊNCIA Com a greve de 22 e 23, os enfermeiros obtiveram avanços. A contratação de profissionais, para evitar problemas no Verão, destaca-se nas reivindicações ainda sem resposta do Governo.

Assembleia da República

Atentado ao sector do Táxi

O Parlamento aprovou dia 23, em votação final global, com os votos a favor do PS, PSD e CDS, e a abstenção do PAN,...

Apoio aos cuidadores informais

Na sexta-feira, 23, baixou à comissão de Trabalho e Segurança Social, por 60 dias, o projecto de lei do PCP com medidas...
Nacional

Petição para travar um «polvo» chamado Altice

SOBERANIA Com mais de três mil assinaturas, a petição «É necessário travar a Altice», lançada por um grupo de 60 personalidades, continua a recolher apoios para ser discutida na Assembleia da República (AR).

PCP exige a construção da Barragem do Pisão

ÁGUA A Barragem do Pisão, projecto hidroagrícola reivindicado há dezenas de anos, deve ser ser incluída na proposta de Orçamento do Estado para 2019, defende o PCP. É tempo de o Governo tornar este projecto uma realidade.

Europa

Franceses manifestam-se contra reformas de Macron

SERVIÇOS PÚBLICOS Funcionários públicos, ferroviários, utentes e estudantes confluíram, dia 22, para a Praça da Bastilha, em Paris, para reclamar o aumento dos salários e defender os serviços públicos.

Número dos sem-abrigo aumenta na Europa

HABITAÇÃO Cerca de 11 milhões de famílias na Europa não têm habitação, pernoitando na rua, em albergues ou em casa de alguém, revela um estudo de organizações que trabalham com os sem-abrigo.

Internacional

Eleições exemplares em Cuba

A Comissão Eleitoral Nacional de Cuba divulgou, dia 19, os resultados finais das legislativas no país, que decorreram entre 21...
Temas

PPP – Parcerias Públicas, na altura de investir – e Privadas, na altura de lucrar

ECONOMIA As mais recentes informações técnicas da UTAO1 e UTAP2 sobre a execução orçamental das Parcerias Público-Privadas (PPP) demonstram uma vez mais que o PCP tinha e tem razão na rejeição deste modelo, em que serviços que deviam ser assegurados pelo Estado são concessionados a grandes grupos económicos. Um modelo da responsabilidade de sucessivos governos da política de direita, expressão da convergência entre PS e PSD, com ou sem CDS, que tem assegurado fabulosos lucros para as empresas concessionárias, às custas de elevados encargos para o Estado e de contratos que são um autêntico paraíso para o grande capital.

Argumentos
Um Livro por Mês

O Esplendor da Memória

Um Homem Dois Séculos – de Fernando Miguel BernardoGente do Porto – de Augusto Baptista 1....
TVisto

A vida a curto prazo

Acontece como que ciclicamente desde que surja o ensejo: voltaram a fazer-se ouvir na televisão, e decerto não só, vozes...
Memória
Aconteceu

Seixal homenageia Xutos & Pontapés

A Junta de Freguesia de Corroios, no Seixal, homenageou, dia 25, a banda Xutos & Pontapés, na cerimónia de apresentação das Festas...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sexta-feira – 6 de Abril 21h00...

A semana em resumo

Frases

“Se ainda há alguma divisão no PSD, comigo, ela vai acabar.”...