Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Subordinação e dependência

As conclusões do Conselho Europeu de 19 e 20 de Outubro reflectem o empenho da União Europeia na concretização do...
A talhe de foice

A cavalgar

Este ano, a calamidade dos incêndios em Portugal foi tão extensa e grave que forçou o Governo de António Costa a...
PCP

O PCP esteve, está e estará lá!

No comunicado da reunião do Comité Central de 3 de Outubro de 2017, afirma-se: «Alicerçado na sua identidade e firme na luta pelo ideal e projecto comunistas, o Partido afirma-se na sociedade portuguesa para cumprir o seu papel.»

Actual

Corroído e inconformado

Há tentações irreprimíveis. Mesmo quando se pretende cultivar um certo ar de urbanidade de opinião e manter...
Actual

E se não houver?

Nem com tragédias da dimensão das que ocorreram no País certos intervenientes da política portuguesa acordam para...
Actual

Juncker e a Catalunha

Jean-Claude Juncker tem sido elucidativo sobre o optimismo que reina na UE. Em Março, como Trump aplaudiu o brexit e incitou outros...
Em Foco

<font color=0093dd>Defesa da floresta requer vontade e meios</font>

INCÊNDIOS O PCP reagiu no domingo, 23, às decisões assumidas na véspera pelo Conselho de Ministros sobre a floresta e os incêndios, reafirmando que a dimensão dos problemas reclama uma «séria resposta que exige determinação política, medidas integradas na sua abordagem, opções orçamentais».

Valorizar e exigir mais avanços, afirmar a alternativa

NA RUA O PCP promove nos próximos dias uma jornada nacional de informação e contacto com os trabalhadores e a população. O objectivo é divulgar o que já foi alcançado pela persistente intervenção do Partido no Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018) – que consolida as medidas adoptadas nos últimos dois anos –, mobilizar para a luta pela defesa, reposição e conquista de mais direitos e rendimentos, e sublinhar a necessidade da política patriótica e de esquerda que a situação do povo e do País coloca em evidência.

PCP

PCP quer aumento dos valores pagos à produção de leite

PRODUÇÃO O PCP promoveu no dia 13 uma audição pública sobre o sector leiteiro, com o propósito de debater e recolher contributos do sector produtivo. A sessão realizou-se na freguesia de Bonitos de Amorim, na Póvoa de Varzim.

Informar e mobilizar

O PCP leva hoje à Assembleia da República dois projectos de lei que «fixam os regimes de atribuição e os...

«O Militante»

A revista de reflexão e prática do PCP de Novembro/Dezembro já está à venda,...

Pluralismo

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tornou-se notícia ao longo do último ano – e...
Trabalhadores

Unidos e em greve

Ontem, às 00h30, os trabalhadores da General Cable CelCat, em Morelena (Sintra), iniciaram mais uma série de greves de quatro...

Equívocos do «desligar»

«O direito ao descanso já se encontra garantido na nossa legislação laboral de forma inequívoca, sendo...
Assembleia da República
Nacional

Prostituição é escravatura e exploração sem limites

SEMINÁRIO A «Prostituição: uma grave forma de violência e exploração. A situação na Europa e em Portugal», esteve em debate, dia 20, em Lisboa, visando a alteração de mentalidades. O PCP voltou a defender a aplicação do Plano de Combate à Exploração na prostituição, aprovado na Assembleia da República em 2015.

Acórdão retrógrado fere a dignidade das mulheres

VIOLÊNCIA O MDM vai apresentar queixa ao Provedor da Justiça para que se repare a injustiça do acórdão do juiz Neto de Moura, que censura uma vítima de violência doméstica, minimizando o crime por a mulher ter cometido adultério.

Pessoas com deficiência exigem direitos

DIREITOS O 24.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência, realizado dia 21, no Porto, discutiu a intervenção da CNOD face às políticas mais recentes e aprovou uma carta aberta em que exige a concretização de direitos.

Europa

Vaga de indignação contra ataque à democracia

CATALUNHA Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 21, em Barcelona, exigindo respeito pelas instituições democráticas catalãs, após Madrid ter decidido destituir os órgãos regionais eleitos.

Franceses prosseguem luta contra reforma laboral

CÓDIGO DO TRABALHO Dezenas de milhares de pessoas saíram à rua nas principais cidades de França em protesto contra a reforma laboral, imposta por decreto pelo governo do presidente Macron.

Juncker, urbi et orbi

Passou mês e meio desde que o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, proferiu, perante o Parlamento Europeu, em...
Internacional

PC da China reafirma construção do socialismo

CONGRESSO O Partido Comunista da China reafirmou no seu XIX Congresso, reunido em Pequim, o propósito de continuar a liderar a construção, até meados deste século, de um país socialista moderno.

Venezuela vitoriosa apesar das dificuldades

REVOLUÇÃO A vitória do Grande Pólo Patriótico nas eleições regionais foi uma resposta às ameaças de ingerência dos EUA e demonstra que a revolução bolivariana pode avançar mesmo em condições difíceis.

Temas

Lutas e aspirações da juventude fizeram de Sochi a capital da solidariedade

FESTIVAL Decorreu entre os dias 14 e 22 de Outubro, em Sochi, na Federação Russa, o 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), sob o lema «Pela paz, solidariedade e justiça social. Lutamos contra o imperialismo – honrando o nosso passado, construímos o futuro!» e dedicado aos 100 anos da Revolução de Outubro.

Argumentos
TVisto

O método de Mister Holmes

Foi uma enorme desgraça, um duro golpe para o País, mas foi também um mistério que está longe de...
Memória
Aconteceu

Morte de Neruda ainda por apurar

A causa de morte do poeta chileno Pablo Neruda, em 1973, não foi um cancro na próstata, como ficou declarado na certidão...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sábado - 28 de...

A semana em resumo

Frases

“A moção de censura é um instrumento político, mas tem uma...