Venezuela vitoriosa apesar das dificuldades

RE­VOLUÇÃO A vi­tória do Grande Pólo Pa­trió­tico nas elei­ções re­gi­o­nais foi uma res­posta às ame­aças de in­ge­rência dos EUA e de­monstra que a re­vo­lução bo­li­va­riana pode avançar mesmo em con­di­ções di­fí­ceis.

O triunfo nas elei­ções re­gi­o­nais foi uma «vi­tória moral»

O mo­delo de de­sen­vol­vi­mento so­ci­a­lista ve­ne­zu­e­lano provou que pode ter êxito apesar das di­fi­cul­dades, con­si­dera o pre­si­dente da Re­pú­blica Bo­li­va­riana da Ve­ne­zuela, Ni­colás Ma­duro.

«Tenho a con­vicção de que em 2017 de­mons­trámos que a re­vo­lução pode ser vi­to­riosa mesmo nas mai­ores e mais duras di­fi­cul­dades», disse o di­ri­gente ve­ne­zu­e­lano numa reu­nião com os go­ver­na­dores saídos das elei­ções de 15 de Ou­tubro.

Ma­duro con­vidou os go­ver­na­dores a va­lo­ri­zarem o «gesto he­róico» do povo ve­ne­zu­e­lano de dar a vi­tória aos can­di­datos bo­li­va­ri­anos, já que «é “fácil” avançar» com o preço do pe­tróleo em alta, mas não o é «com o barril em baixa, com guerra eco­nó­mica fo­men­tada, vin­gança oli­gár­quica, san­ções e per­se­guição fi­nan­ceira, como há neste mo­mento contra a Ve­ne­zuela».

Nas elei­ções re­gi­o­nais, os bo­li­va­ri­anos ga­nharam em 18 dos 23 es­tados e a opo­sição em cinco. Vo­taram mais de 10 mi­lhões de pes­soas, 61,4% dos ins­critos, uma das mais altas par­ti­ci­pa­ções nos 22 actos elei­to­rais dos úl­timos 18 anos.

Com o triunfo da Re­vo­lução Bo­li­va­riana nas elei­ções re­gi­o­nais, que cons­titui uma res­posta do povo ve­ne­zu­e­lano às ame­aças de in­ge­rência dos Es­tados Unidos, abre-se um novo ciclo de vi­tó­rias pro­gres­sistas na Amé­rica La­tina, afirmou o pre­si­dente Ma­duro.

Su­bli­nhou que nem as ame­aças do im­pério norte-ame­ri­cano nem o as­sédio me­diá­tico in­ter­na­ci­onal con­se­guiram im­pedir a von­tade do povo de eleger um fu­turo me­lhor para a sua pá­tria, o que cons­titui uma men­sagem di­recta para Do­nald Trump, que con­tinua a olhar para a Ve­ne­zuela com es­quemas da Guerra Fria, «ob­so­letos, de­gra­dantes, fra­cas­sados». E ma­ni­festou a opi­nião de que o seu país «en­ca­beça no sé­culo XXI uma nova ba­talha pela in­de­pen­dência».

Para Ma­duro, o triunfo dos can­di­datos do Grande Pólo Pa­trió­tico re­pre­senta no plano in­terno uma «vi­tória moral e es­pi­ri­tual» que evi­dencia o sur­gi­mento da «cons­ci­ência he­róica dos povos de li­ber­ta­dores», já que estas elei­ções re­gi­o­nais, entre todos os pro­cessos elei­to­rais re­a­li­zados pela Re­vo­lução Bo­li­va­riana, foram as que de­cor­reram em pi­ores cir­cuns­tân­cias eco­nó­micas e so­ciais.




Mais artigos de: Internacional

PC da China reafirma construção do socialismo

CON­GRESSO O Par­tido Co­mu­nista da China re­a­firmou no seu XIX Con­gresso, reu­nido em Pe­quim, o pro­pó­sito de con­ti­nuar a li­derar a cons­trução, até me­ados deste sé­culo, de um país so­ci­a­lista mo­derno.

ONU promete desbloquear conflito no Saara Ocidental

O enviado especial do secretário-geral da ONU para o Saara Ocidental, Horst Kohler, disse que não tem «uma varinha mágica» mas assegurou que desenvolverá «todos os esforços» para desbloquear o processo. Na sua primeira visita aos campos de refugiados de...

África do Sul presta homenagem a Oliver Tambo nos seus 100 anos

Os patriotas sul-africanos estão a celebrar o centenário do nascimento de Oliver Reginald Tambo, que foi um dos principais líderes da luta contra o apartheid. Nascido a 27 de Outubro de 1917 – faz amanhã um século – na província do Cabo Oriental, Tambo viria a...

Tropas especiais dos EUA no Níger

O comando militar dos Estados Unidos para África (Africom) está a investigar as circunstâncias em que morreram quatro membros das forças especiais norte-americanas no Níger, a 4 de Outubro, numa emboscada ocorrida perto da fronteira com o Mali. No confronto com grupos jihadistas...