Actual
Pressões, discriminações e mentira
Actual
Eleições na Autoeuropa
Actual
Arrependimentos
PCP
Firmes no ideal, determinados na acção
O resultado das recentes eleições autárquicas, designadamente o obtido pela CDU, serve novamente de pretexto para os anticomunistas de vários matizes se encarniçarem no redobrado ataque ao PCP revelando o seu desejo de o enfraquecer e destruir. Não têm emenda, mas terão que meter outra vez essa viola ruidosa e desafinada no saco das velharias.
Crónica Internacional
Perigos
A talhe de foice
Porta dos fundos

PCP reafirma compromisso com os trabalhadores e o povo
FUTURO Em Matosinhos e Vila Franca de Xira, onde se realizaram grandes comícios do PCP, nos dias 5 e 6 de Outubro, Jerónimo de Sousa falou sobre os resultados das últimas eleições autárquicas e da necessidade de «dar novos passos e avanços», para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo. Apelou ainda ao reforço do Partido, que «está firme no seu ideal» e continuará a lutar «todos os dias, em todas as frentes, pela construção de um Portugal com futuro».

Trabalhar pelo desenvolvimento e melhoria das condições de vida das pessoas
AUTÁRQUICAS Os resultados obtidos nas últimas eleições continuam a confirmar a CDU como a grande força de esquerda no Poder Local em Portugal, sublinhou, nos dias 5 e 6 de Outubro, o Secretário-geral do PCP.

PCP traz para a rua exigência de 600 euros de salário mínimo
CAMPANHA Está na rua a campanha do PCP pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela fixação do salário mínimo nos 600 euros já em Janeiro e pelo aumento geral dos salários.

Organizações analisam eleições e decidem intervenção futura
DEBATE Passadas as eleições autárquicas de 1 de Outubro e a reunião do Comité Central de dia 3, as organizações do Partido estão a proceder aos seus balanços e a traçar perspectivas de acção futura.

Governo tem de valorizar o transporte fluvial no Tejo
DEGRADAÇÃO As empresas públicas de transporte fluvial que ligam as duas margens do Tejo têm vindo a cortar carreiras e a degradar o serviço que prestam. O PCP exige investimento público para inverter a situação.
Resistir e lutar no sector ferroviário
Agricultores da Beira Baixa têm de ser compensados
As urnas e os coveiros

Greve na Administração Pública e manifestação nacional
SOLUÇÕES Face à perspectiva de «mais um Orçamento do Estado que não resolve a situação dos trabalhadores», a Frente Comum de Sindicatos entendeu que «é hora de irmos à luta» e convocou greve nacional para dia 27.

Falta a resposta patronal à forte greve na Somincor
MINEIROS Desde terça-feira até à manhã de sábado, não foi extraída uma pedra de minério e não foi produzida uma grama de concentrado em Neves-Corvo, devido a uma greve que poderá repetir-se em Novembro.

Luta na PT com 90 dias

Defesa dos direitos dos trabalhadores exige revogação das normas laborais gravosas
Jerónimo de Sousa instou o Governo a esclarecer o que vai fazer quanto às normas gravosas da legislação laboral que atingem os trabalhadores e os seus direitos.

PCP bate-se por avanços no Orçamento para 2018
O presidente do grupo parlamentar do PCP, João Oliveira, valorizou na terça-feira, 10, um conjunto de avanços que será possível consagrar na proposta de Orçamento do Estado.

AR reafirma opção política pelo carácter público da Carris
O Parlamento aprovou, dia 4, o novo decreto-lei sobre a Carris e sua transferência para a Câmara de Lisboa, na sequência do veto do Presidente da República.
Alienação do Novo Banco

Seixal exige solução urgente para a Transtejo
MOBILIDADE Autarcas e utentes do concelho do Seixal realizaram, dia 9, uma acção de protesto contra a redução permanente das ligações fluviais no rio Tejo.

CPPC saúda Nobel da PAZ pela abolição das armas nucleares
HUMANIDADE O prémio Nobel da Paz foi atribuído, sexta-feira, à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares, um incentivo à acção de todos quantos intervêm pela paz.

Santiago do Cacém reclama medidas efectivas no sector da saúde
CNA exige apoios excepcionais para seca persistente

Proteger os direitos dos camponeses
CDU sai à rua para defender o Museu Dr. Joaquim Manso
Reforma da floresta em debate
Revolução de Outubro no Seixal

APD promove torneio em Lisboa
Revista Análise Associativa
Correcções nos resultados eleitorais

Governo catalão assume mandato do povo e estende a mão ao diálogo
CATALUNHA O presidente do governo regional da Catalunha reafirmou que os resultados do referendo legitimam a declaração de independência do território, mas apelou ao diálogo com Madrid para encontrar uma solução negociada.

Camionistas franceses obrigam Macron a ceder
CÓDIGO DO TRABALHO O governo francês viu-se obrigado a ceder às principais reivindicações dos camionistas, após o lançamento de um movimento de protesto, a 25 de Setembro.
Deputados do PCP denunciam chantagem sobre o «Brexit»
França torna permanentes medidas do estado de excepção

O fim das quotas do açúcar

Che Guevara vive na luta revolucionária
HOMENAGEM O exemplo e luta de Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como Che, foram realçados em cerimónias oficiais em Cuba e na Bolívia quando se assinalaram 50 anos sobre a sua captura e assassinato a mando da CIA.

Refugiados empurrados de violência em violência
VÍTIMAS Procurar refúgio é cada vez mais fugir de violência para violência e para esta ser forçado a voltar. As crianças são particularmente atingidas e os afegãos obrigados por países europeus a regressar triplicaram, indicam os dados mais recentes.

FARC é o novo partido colombiano
COMPROMISSO As antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) inscreveram-se na segunda-feira, 9, como partido político junto das autoridades eleitorais e vão disputar as eleições previstas para 2018.
Solidariedade com a Venezuela
FRELIMO realiza XI Congresso

PCP na Festa do PCE
EUA apoiam terrorismo na Síria

Manifestações no Mali contra tropas francesas

Sobre a perigosa tensão na Península da Coreia
DESARMAMENTO A Coreia é uma nação dividida. Desde quando? Porquê? O que impede a sua reunificação? E por que se tornou o espaço em que vive o povo coreano, a Península da Coreia, o perigosíssimo foco de tensão que nos últimos tempos tem sacudido o mundo?

Pela abolição das armas nucleares
PAZ A atribuição do prémio Nobel da Paz à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês) é conferida pouco tempo depois de, a 7 de Julho, ter sido adoptado o Tratado de Proibição de Armas Nucleares pela Conferência das Nações Unidas para negociar um instrumento legalmente vinculativo que proíba as armas nucleares e conduza à sua eliminação total.
TVisto
O regresso da guerra do fogo

Defesa Nacional
Tancos: para lá do roubo ou do inventário

Sociedade
Um outro olhar sobre Lisboa
