Solidariedade com a Venezuela

Com o objectivo de fortalecer e dinamizar o movimento de solidariedade com a Venezuela bolivariana, realizou-se, de 16 a 19 de Setembro, uma jornada internacional em Caracas.

O Encontro Mundial de Solidariedade promovido pelo governo da República Bolivariana da Venezuela, dirigido pelo presidente Nicolás Maduro, decorreu sob o lema «Todos Somos Venezuela». Nele participaram delegações oriundas de todo o mundo, representando partidos políticos, organizações e movimentos sociais, religiosos e sindicais, e comités nacionais ou locais de solidariedade com a Venezuela, tendo sido avançadas múltiplas possibilidades e propostas de trabalho para a dinamizar.

A iniciativa constituiu um importante momento na resistência e denúncia da tentativa de isolamento internacional a que a Venezuela está a ser sujeita, em resultado do bloqueio económico, financeiro, político e diplomático promovido pelos EUA contra aquele país, sob o habitual e falacioso pretexto da «defesa» da «liberdade» e da «democracia».

Nesta jornada, os cerca de 200 convidados de 60 países tiveram a oportunidade de escutar muitos dos principais responsáveis políticos da República Bolivariana da Venezuela e de participar em variados painéis de debate, questionando, contribuindo com opiniões e aumentando o seu conhecimento sobre alguns dos projectos e programas económicos e sociais do governo bolivariano.

O presidente Nicolás Maduro e o presidente Evo Morales, do Estado Plurinacional da Bolívia, assim como ministros do governo bolivariano e deputados da Assembleia Nacional Constituinte, dirigiram-se ao Encontro. Durante a sua estada na Venezuela, os convidados estrangeiros tiveram a oportunidade de visitar urbanizações construídas no âmbito da Missão «Vivienda», contactando com a população e as suas organizações locais, assim como unidades de produção da União Cívico-Militar, onde contactaram com trabalhadores.

O PCP fez-se representar por Miguel Tiago, deputado do PCP na Assembleia da República, que levou a solidariedade dos comunistas e do povo português ao povo venezuelano e ao seu processo bolivariano, de defesa e afirmação da soberania nacional, de construção de uma democracia popular e comunal, de desenvolvimento económico e de progresso social, de paz, amizade e cooperação com os povos da América Latina e das Caraíbas e de todo o mundo.




Mais artigos de: Internacional

Che Guevara vive na luta revolucionária

HOMENAGEM O exemplo e luta de Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como Che, foram realçados em cerimónias oficiais em Cuba e na Bolívia quando se assinalaram 50 anos sobre a sua captura e assassinato a mando da CIA.

Refugiados empurrados de violência em violência

VÍTIMAS Procurar refúgio é cada vez mais fugir de violência para violência e para esta ser forçado a voltar. As crianças são particularmente atingidas e os afegãos obrigados por países europeus a regressar triplicaram, indicam os dados mais recentes.

FARC é o novo partido colombiano

COMPROMISSO As antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) inscreveram-se na segunda-feira, 9, como partido político junto das autoridades eleitorais e vão disputar as eleições previstas para 2018.

FRELIMO realiza XI Congresso

Na cidade da Matola, arredores de Maputo, a FRELIMO realizou o seu XI Congresso, entre os dias 26 de Setembro e 1 de Outubro. Sob o lema «Unidade, Paz e Desenvolvimento», o Congresso contou com a presença de 2250 delegados e mais de 1200 convidados, que encheram por completo o pavilhão da...

PCP na Festa do PCE

Teve lugar no Auditório da Villa de Vallecas, Madrid, entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro, mais uma Festa do Partido Comunista de Espanha (PCE). O PCP participou com um stand composto por uma banca de livros e materiais próprios, inclusive da Festa do Avante!, e por uma...

EUA apoiam terrorismo na Síria

Altas patentes militares russas e sírias voltaram a acusar os EUA de estarem a apoiar o Estado Islâmico (EI). A organização terrorista perdeu, no último ano, a maior parte do território que controlava na Síria e no Iraque e encontra-se há meses a tentar defender as...

Manifestações no Mali contra tropas francesas

LUSA Manifestantes exigiram na segunda-feira, 9, na cidade de Kidal, no Nordeste do Mali, a retirada dos militares franceses da região. Foi o terceiro protesto em menos de uma semana no bastião dos antigos rebeldes independentistas tuaregues. «Manifestámo-nos...