PCP
XX Congresso: independência<br>de análise e decisão
Após meses de preparação o Partido Comunista Português vai realizar o seu XX Congresso. Acabou a fase de debate no Partido das Teses – Projecto de Resolução Política, termina no próximo fim-de-semana a eleição dos delegados, de amanhã a quinze dias, a 2 de Dezembro, abrem os três dias de trabalhos do Congresso que culminam um largo processo de envolvimento e participação do colectivo partidário.
Actual
A criatura e o criador
Actual
Portugueses no mundo
Actual
Não andará tudo ligado?
Crónica Internacional
EUA e UE
A talhe de foice
Eis o Trump
Obreiro e construtor da unidade
Mais de 200 pessoas participaram, no dia 10, na evocação de Álvaro Cunhal por ocasião do seu 103.º aniversário, realizada na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto. De entre as múltiplas vertentes desta personalidade fascinante e multifacetada, o PCP optou por destacar o seu contributo teórico e prático sobre a unidade – do Partido, dos trabalhadores e destes com outras classes e camadas sociais –, questão decisiva para a luta dos comunistas.
É o povo a força motora<br>da história
Alguns aspectos do legado teórico<br>de Álvaro Cunhal sobre a política de alianças
«Os lutadores também precisam<br>de vitórias»
Jerónimo de Sousa participou na terça-feira, 15, numa sessão pública em Guimarães, inserida na segunda fase da campanha nacional «Mais direitos, Mais futuro. Não à precariedade».
Abrir portas e entrar
Direito constitucional<br>e não negócio privado
«Habitação, Direito Constitucional» foi o lema da sessão pública realizada em Lisboa no dia 9, que teve como principal objectivo recolher opiniões sobre os principais problemas que se colocam hoje no âmbito da habitação.
XX Congresso em construção
Convergência e unidade
Evocar Outubro<br>reafirmando o socialismo
Tornar normal<br>o que é especial
Contacto com trabalhadores<br>da NOS
Manifestação a crescer
A adesão dos trabalhadores da Administração Pública à manifestação que a Frente Comum de Sindicatos convocou para amanhã, em Lisboa, vem crescendo a cada dia, porque nos diversos sectores se exige no Orçamento do Estado a concretização de respostas a problemas tão graves quanto velhos.
Química promete luta
Em Estarreja, frente à CUF, concentraram-se no dia 10 mais de centena e meia de dirigentes e delegados dos sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, exigindo aumentos salariais e retoma da negociação do contrato colectivo das indústrias químicas.
Faltam medidas urgentes
«É preciso criar emprego de qualidade e garantir a protecção aos desempregados», salientou a CGTP-IN, reagindo às Estatísticas do Emprego relativas ao terceiro trimestre de 2016.
Acordo conquistado na Gestamp
Greve na refinaria de Sines
CTT querem despedir
Respostas a problemas e aspirações
Pelo acesso de todos à água
Um projecto de resolução do PCP para melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de abastecimento de água, saneamento e resíduos esteve recentemente em debate no Parlamento.
O efeito da melhoria<br>de rendimentos
O PCP considera que os dados divulgados anteontem pelo INE sobre a evolução económica no nosso País são «positivos», defendendo que este crescimento não pode ser dissociado da reposição de rendimentos.
Pelo emprego com direitos
O combate à precariedade, pelo emprego com direitos, continua a ser um eixo prioritário na acção do PCP.
Corrigir lei penalizadora e injusta
Honre-se os compromissos!
Requalificação da EN 125
Vitória da luta
Graças à luta dos democratas e antifascistas, o Forte de Peniche foi retirado da lista dos 30 edifícios que o Governo vai concessionar a privados.
«Ano negro» no Douro
A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro assinalou, quinta-feira, 10, no Peso da Régua, um ano da tomada de «assalto» à Casa do Douro.
2017 será muito exigente
A Direcção Nacional da JCP, reunida nos dias 5 e 6 de Novembro, em Lisboa, traçou linhas de orientação para a sua intervenção no ano de 2017.
Construir o futuro
JCP reforça-se no Porto
Acção nacional de protesto
Falsas promessas na Madeira
PS agrava problemas <br>dos Açores
Solidariedade <br>com a Palestina
Salvar o aço e os empregos
Cerca de 15 mil operários de vários países europeus manifestaram-se, dia 9, em Bruxelas, em defesa do futuro do sector siderúrgico e dos postos de trabalho.
Finança e agricultura
«A PAC e os Instrumentos Financeiros» foi o tema de uma audição pública promovida quinta-feira, 10, pelo deputado do PCP ao Parlamento Europeu (PE), Miguel Viegas, encarregado de elaborar um relatório sobre o tema.
Pobreza na UE atinge<br>25 milhões de crianças
As portas giratórias<br>do grande capital
Milhares nas ruas
Trabalhadores e estudantes protestaram sexta-feira, 11, em dezenas de cidades de pelo menos 19 estados brasileiros contra o congelamento dos fundos para os serviços públicos e as funções sociais do Estado e a agenda privatizadora.
Pela paz e a soberania na Síria
Dezanove organizações nacionais «reclamam o fim da ingerência e agressão à Síria e do apoio aos grupos mercenários e à sua acção de terror e destruição», e «exigem o apoio urgente às populações afectadas, aos milhões de deslocados e refugiados, vítimas da guerra de agressão».
Jerónimo de Sousa felicita <br>FSLN e Daniel Ortega
Mordaça na Turquia
Trump contestado
Novo acordo na Colômbia
Os vestígios do colonialismo
Monsanto agora é Bayer
A brochura «Imperialismo, fase superior do capitalismo», que V. I. Lénine escreveu há 100 anos (Janeiro a Junho de 1916), confirma, hoje como então, as teses de Marx e Engels. Neste trabalho Lénine caracteriza o imperialismo do início do século XX:
«… uma particularidade extremamente importante do capitalismo chegado ao seu mais alto grau de desenvolvimento é a chamada combinação, ou seja, a reunião numa só empresa de diferentes ramos da indústria, que ou representam fases sucessivas da elaboração de uma matéria-prima (…) ou desempenham um papel auxiliar uns em relação aos outros…» (Capítulo I).