JCP destaca comemorações da Revolução
de Outubro

2017 será muito exigente

A Direcção Nacional da JCP, reunida nos dias 5 e 6 de Novembro, em Lisboa, traçou linhas de orientação para a sua intervenção no ano de 2017.

«Luta que se assume como factor decisivo no actual quadro político»

Image 21628

«O próximo ano vai ser muito exigente, quer pelo patamar da luta que se assume como factor decisivo no actual quadro político, quer por efemérides ou iniciativas que no próximo ano assumem particular importância», acentua o texto da Resolução Política aprovada na reunião. O texto destaca o centenário da Revolução de Outubro, o «acontecimento histórico mais marcante do século passado» que «iniciou uma nova época na história da humanidade, a passagem do capitalismo para o socialismo, pondo fim a milénios de modelos socioeconómicos que se basearam na exploração do homem pelo homem».

A JCP participará ainda no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que se vai realizar de 14 a 22 de Outubro, em Sochi, na Rússia, sob o lema «Pela paz, a solidariedade e a justiça social, lutamos contra o imperialismo – honrando o nosso passado, construímos o futuro!».

Esta iniciativa, de carácter anti-imperialista, junta jovens de todo o mundo e será um momento alto para trocas de experiências, para a análise da situação política, social e económica da juventude e das lutas que a juventude trava em defesa dos seus direitos e das suas aspirações. O festival também será enquadrado nas comemorações do Centenário da Revolução de Outubro, num ano em que se celebra ainda o 70.º aniversário do movimento dos festivais.

«Num quadro em que o imperialismo usa a sua força contra processos de libertação e emancipação de povos, faz ingerências e desestabilizações em estados soberanos, quer por sabotagem económica, quer por via agressiva e militarista, fomentando guerras, não olhando a meios para atingir os seus objectivos, é determinante a construção deste festival no seio da juventude portuguesa, afirmando o festival nas escolas e locais de trabalho e envolvendo o movimento associativo e convidando-o a participar no Comité Nacional Preparatório português», destacam os jovens comunistas.

Em Março do próximo ano comemora-se ainda os 70 anos do Dia Nacional da Juventude e os 55 anos do Dia Nacional do Estudante. A estas datas juntam-se as comemorações populares do 25 de Abril e as manifestações do 1.º de Maio, atendendo à importância na defesa dos direitos da juventude que reveste estes dias.

Em 2017 assinala-se também os 20 anos do Concurso de Bandas Palco Novos Valores da Festa do Avante!, que promove a criação e fruição artística e os novos talentos da música portuguesa. «É importante começar a trabalhar desde já para que em Janeiro se possa realizar as primeiras eliminatórias e para levar ainda mais longe a campanha “Aumenta o som! Baixa o IVA!”», apela a JCP.




Mais artigos de: Nacional

Vitória da luta

Graças à luta dos democratas e antifascistas, o Forte de Peniche foi retirado da lista dos 30 edifícios que o Governo vai concessionar a privados.

«Ano negro» no Douro

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro assinalou, quinta-feira, 10, no Peso da Régua, um ano da tomada de «assalto» à Casa do Douro.

Construir o futuro

No dia 10, assinalando o seu 37.º aniversário, a JCP divulgou o documento «Conquistar o presente, construir o futuro. É pela luta que lá vamos!». No texto, que pode ser lido na íntegra em www.jcp.pt, refere-se que, «no nosso País, a juventude foi decisiva...

JCP reforça-se no Porto

Sob o lema «Mais JCP, mais luta! Avante com Abril!», realizou-se, no sábado, 12, o Encontro Regional do Porto da JCP. Na iniciativa, os jovens comunistas denunciaram a falta de obras nas escolas, como na António Nobre ou na Secundária de Valongo, de...

Acção nacional de protesto

Na quinta-feira, 10, foi dia de luta nacional dos estudantes do Ensino Básico e Secundário. De Norte a Sul do País, muitas foram as escolas nas quais os estudantes, organizados e unidos, demonstraram, através de diferentes acções de luta, a sua...

Falsas promessas na Madeira

Para os comunistas da Madeira, o Forte de São João Baptista, em Machico, é mais um exemplo do património que está abandonado e das falsas promessas do Governo Regional. No dia 2 de Novembro, numa visita ao local, Edgar Silva, deputado do PCP na Assembleia Legislativa, lembrou...

PS agrava problemas <br>dos Açores

João Paulo Corvelo, deputado do PCP no Parlamento dos Açores, manifestou uma «profunda discordância» com o Programa do Governo Regional, que estará em debate até amanhã, onde «o PS propõe mais do mesmo». «Muitos dos problemas centrais...

Solidariedade <br>com a Palestina

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) organiza, no dia 25 de Novembro, às 20 horas, no Grupo Sportivo Adicense (Rua de São Pedro, 20, Alfama), em Lisboa, o tradicional «Jantar Palestino», integrado nas Jornadas de Solidariedade com a...