XX Congresso em construção

Como a Agenda do Avante! testemunha de forma clara, continuam a realizar-se em todo o País reuniões, plenários e debates preparatórios do XX Congresso, com o objectivo de debater o conteúdo das Teses/Projecto de Resolução Política e eleger os delegados. Foi o que aconteceu na freguesia lisboeta da Ajuda, onde teve lugar, no dia 12, o plenário electivo dos delegados da organização ao Congresso. A apresentação das Teses esteve a cargo de José Brinquete.

No dia 10, realizou-se em Serpa, uma reunião com dirigentes, delegados e activistas sindicais do distrito de Beja, em que participou Francisco Lopes (da Comissão Política e do Secretariado) para abordar as Teses, com particular incidência nas questões relacionadas com a situação e a luta da classe operária e dos trabalhadores, o movimento sindical unitário, a intervenção nas empresas e locais de trabalho.

Também a organização do Partido na ilha de São Miguel, nos Açores, se reuniu para eleger os delegados que participarão no Congresso e debater o Projecto de Resolução Política. Numa reunião muito participada, foram analisadas as tarefas da organização partidária em São Miguel visando o alargamento da luta por uma alternativa política que coloque em cima da mesa a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e dos açorianos.

No distrito de Vila Real teve recentemente lugar um plenário para discussão das Teses, visando auscultar as opiniões dos militantes e daí partir para o seu enriquecimento. Na intervenção inicial, de Jorge Humberto (membro do Comité Central e responsável pela organização regional), foi sublinhada a importância do envolvimento e participação dos militantes na preparação do Congresso, pelo que contribuem para o reforço, unidade e coesão do Partido. O debate preparatório do Congresso deverá ter como referência o Programa e Estatutos do Partido, alterados e actualizados no congresso anterior, e que pela sua actualidade não foram colocados à discussão. A actualidade do socialismo e o carácter estratégico e relação dialéctica entre a luta de massas e o reforço do Partido foram algumas das questões debatidas.




Mais artigos de: PCP

Abrir portas e entrar

No sábado, na Quinta da Atalaia, o Secretário-geral do PCP observou que, ao abrir portas para a resolução de problemas, como a precariedade, é necessário também «entrar, caminhar e andar para a frente».

Direito constitucional<br>e não negócio privado

«Habitação, Direito Constitucional» foi o lema da sessão pública realizada em Lisboa no dia 9, que teve como principal objectivo recolher opiniões sobre os principais problemas que se colocam hoje no âmbito da habitação.

Convergência e unidade

Delegações do PCP e do PEV estiveram reunidas na sede dos ecologistas, em Lisboa, no final da semana passada para avaliar diversos aspectos relacionados com a situação política actual, em particular o Orçamento do Estado para 2017, e preparar as...

Evocar Outubro<br>reafirmando o socialismo

O PCP está comemorar o aniversário da Revolução de Ouubro. Em Coimbra, a data foi evocada no dia 10, numa iniciativa realizada em plena Praça 8 de Maio, no centro da cidade, ao final da tarde. A acção, que contou com momentos de música, poesia e...

Tornar normal<br>o que é especial

As acções de venda do Avante! junto às empresas do Complexo Industrial de Sines são sempre um grande êxito, conta Bruno Martins, da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP (DORLA), onde assume, entre outras, a responsabilidade pelo Sector...

Contacto com trabalhadores<br>da NOS

No âmbito da campanha nacional «Mais direitos, Mais Futuro. Não à precariedade», que o PCP tem em curso, foram promovidas acções de contacto com os trabalhadores do centro de contacto da Nos em Campanhã, no Porto, nos dias 9 e 10.