Convergência e unidade

Image 21626

Delegações do PCP e do PEV estiveram reunidas na sede dos ecologistas, em Lisboa, no final da semana passada para avaliar diversos aspectos relacionados com a situação política actual, em particular o Orçamento do Estado para 2017, e preparar as eleições autárquicas do próximo ano. 

À saída, em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa voltou a insistir na ideia de que só após ser conhecido o final da discussão do Orçamento na especialidade é que o PCP determinará o seu posicionamento. «Como poderemos votar ou não votar uma coisa que não está acabada?» 

O dirigente comunista manifestou ainda as suas preocupações acerca das pressões, chantagens e orientações da União Europeia, crescentemente incompatíveis com a intenção e necessidade de repor direitos e rendimentos dos trabalhadores e do povo. As responsabilidades por esta contradição estendem-se ao PS, que opta por não romper com os constrangimentos que estão colocados ao País.

Também Heloísa Apolónia, dirigente e deputada do Partido Ecologista «Os Verdes», manifestou algumas apreensões face à proposta de Orçamento, sublinhando as matérias positivas constantes na proposta e alertando para a existência de constrangimentos que urge superar.

Na reunião, adiantou Jerónimo de Sousa, foi transmitida ao PEV a intenção do PCP de, nas próximas eleições autárquicas, concorrer no quadro da CDU «no todo nacional». Esta solicitação parte da constatação de que a CDU é um «espaço amplo e democrático, no qual participam milhares e milhares de independentes, de democratas, que se revêem no seu projecto».

Para além de Jerónimo de Sousa, integraram a delegação do PCP Jorge Cordeiro, dos organismos executivos, e Francisco Pereira, do Comité Central.

 



Mais artigos de: PCP

Abrir portas e entrar

No sábado, na Quinta da Atalaia, o Secretário-geral do PCP observou que, ao abrir portas para a resolução de problemas, como a precariedade, é necessário também «entrar, caminhar e andar para a frente».

Direito constitucional<br>e não negócio privado

«Habitação, Direito Constitucional» foi o lema da sessão pública realizada em Lisboa no dia 9, que teve como principal objectivo recolher opiniões sobre os principais problemas que se colocam hoje no âmbito da habitação.

XX Congresso em construção

Como a Agenda do Avante! testemunha de forma clara, continuam a realizar-se em todo o País reuniões, plenários e debates preparatórios do XX Congresso, com o objectivo de debater o conteúdo das Teses/Projecto de Resolução Política e eleger os delegados. Foi o que...

Evocar Outubro<br>reafirmando o socialismo

O PCP está comemorar o aniversário da Revolução de Ouubro. Em Coimbra, a data foi evocada no dia 10, numa iniciativa realizada em plena Praça 8 de Maio, no centro da cidade, ao final da tarde. A acção, que contou com momentos de música, poesia e...

Tornar normal<br>o que é especial

As acções de venda do Avante! junto às empresas do Complexo Industrial de Sines são sempre um grande êxito, conta Bruno Martins, da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP (DORLA), onde assume, entre outras, a responsabilidade pelo Sector...

Contacto com trabalhadores<br>da NOS

No âmbito da campanha nacional «Mais direitos, Mais Futuro. Não à precariedade», que o PCP tem em curso, foram promovidas acções de contacto com os trabalhadores do centro de contacto da Nos em Campanhã, no Porto, nos dias 9 e 10.