Construir o futuro
No dia 10, assinalando o seu 37.º aniversário, a JCP divulgou o documento «Conquistar o presente, construir o futuro. É pela luta que lá vamos!».
No texto, que pode ser lido na íntegra em www.jcp.pt, refere-se que, «no nosso País, a juventude foi decisiva na construção da Revolução de 25 de Abril de 1974, que trouxe avanços e conquistas pelos quais ainda temos de lutar» e que, ontem como hoje, «é preciso continuar a luta pela defesa e pela conquista de direitos».
«Se queremos ver obras nas escolas ou turmas mais pequenas, se queremos o aumento dos salários, o fim das propinas e mais acção social escolar, se queremos contratos de trabalho efectivos, se não queremos que duas horas de exames nacionais ditem o nosso percurso, se queremos mais funcionários e professores, se queremos viver felizes no nosso País e não sobreviver, então é necessária unidade e luta», acentua a JCP, que promete estar sempre com a juventude portuguesa «na luta pela preservação do meio ambiente, pela paz, a democracia, a independência nacional, o progresso e a justiça social».
«Trabalhamos e lutamos por uma nova sociedade a construir com o povo português, contribuindo para a construção de uma democracia avançada em Portugal no prosseguimento dos ideais, conquistas e valores da Revolução de Abril. Para que um dia não haja lugar à exploração do homem pelo homem, onde seja possível a plena concretização dos direitos e aspirações juvenis e em que a vida tenha os mais vastos horizontes de realização individual e colectiva – o Socialismo e o Comunismo», acentuam os jovens comunistas.