Acção nacional de protesto
Na quinta-feira, 10, foi dia de luta nacional dos estudantes do Ensino Básico e Secundário. De Norte a Sul do País, muitas foram as escolas nas quais os estudantes, organizados e unidos, demonstraram, através de diferentes acções de luta, a sua força, o seu desagrado e a sua vontade irreprimível de mudança.
Exigiram, entre outras medidas, a realização de obras nas escolas, a reposição do passe escolar, a gratuitidade dos manuais escolares, a redução da carga horária, o fim dos exames nacionais, a contratação de mais professores e funcionários e o aumento do financiamento para a Acção Social Escolar.
Para além das concentrações e manifestações, circularam também abaixo-assinados reivindicando a resolução de problemas concretos sentidos nas diferentes escolas.
Este dia ficou também marcado pela denúncia dos ataques brutais, inaceitáveis e inconstitucionais à democracia que se fazem sentir nas escolas, onde muitas vezes os estudantes são impedidos de cumprir os seus direitos fundamentais de manifestação, de reunião e até de elegerem a sua associação de estudantes de forma autónoma e dirigida pelos próprios estudantes.
Em nota de imprensa, divulgada no mesmo dia, a JCP saúda as acções de luta realizadas, assim como todos os estudantes que nelas participaram.