PCP
Não podem ser os mesmos a pagar
A divulgação recente na comunicação social de que os bancos viram o prazo de pagamento do empréstimo feito pelo Estado ao Fundo de Resolução (3900 milhões de euros) alargado até 2046, decisão imposta pela Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DGCompt) e o Banco Central Europeu (BCE), como contrapartida da autorização de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos pelo Estado português, vem confirmar uma tese por nós defendida desde Agosto de 2014, altura em que se verificou a Resolução do BES: os bancos não pagariam a dívida do Fundo de Resolução ao Estado.
Actual
Debute em carris
Actual
O Expresso no seu melhor
Actual
Sem decoro
Crónica Internacional
Síria
A talhe de foice
Albarde-se
Ruptura que propomos<br>exige o alargamento<br>da frente social de luta
No início da terceira fase de preparação do XX Congresso do PCP, que se realiza em Almada nos primeiros dias de Dezembro, o Avante! entrevistou o Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, sobre muitos dos temas presentes nas Teses – Projecto de Resolução Política. O resultado foi uma longa conversa na qual se abordou o Partido, o País, a União Europeia e o mundo, a resistência e a luta dos trabalhadores e dos povos e o combate dos comunistas portugueses pela Democracia Avançada, o socialismo e o comunismo.
«Tempo de importantes combates»
O Secretário-geral do PCP aproveitou um comício em Cascais, sexta-feira, dia 30, e um jantar-comício na Marinha Grande, sábado, dia 1, para passar em revista a situação política decorrente das legislativas de 4 de Outubro. «Seja qual for a situação que se apresente no futuro, um ano depois e analisando a evolução, mais segura é a nossa convicção de que tomámos as decisões certas que a nova realidade pós-eleitoral exigia», considerou.
Atentado ao património e à memória
O PCP considera inaceitável a proposta do Governo de concessionar a privados 30 imóveis históricos para fins turísticos, colocando-se assim em causa a memória colectiva do povo português.
Democratas antifascistas<br>lançam petição
Tribuna pública dia 8 em Olhão
O PCP promove no próximo sábado, 8, no Mercado de Olhão, uma tribuna pública contra as demolições na Ria Formosa, que o Governo decidiu prosseguir.
Levar mais longe uma voz ímpar
Contratos ilegais no Bairro Rosa
O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) quer que os moradores do Bairro Rosa, em Almada, assinem contrato baseado numa lei já alterada e ameaça de despejo quem não o fizer.
Tribuna do Congresso
Força às propostas da CGTP-IN
Na «semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta», entre 26 e 30 de Setembro, realizaram-se «centenas de acções, com o envolvimento de milhares de trabalhadores».
Reversão deve ir mais longe
Os trabalhadores da Administração Pública têm direito a aumentos salariais anuais, negados desde 2009, e à evolução nas carreiras, impedida desde 2005, salienta a Frente Comum de Sindicatos.
Mais organização e mais união
Para dar mais força à luta dos trabalhadores, determinante para os resultados alcançados, o 10.º Congresso da USS/CGTP-IN defendeu o reforço da organização e da acção reivindicativa a nível de cada empresa e local de trabalho.
Confronto de interesses
Enfermeiros avançam na luta
Condenada
Rejeitar submissão às imposições
O PCP reiterou o mais vivo repúdio pelas pressões e chantagens externas exercidas sobre Portugal, acusando a União Europeia de por essa via pretender condicionar a livre opção dos portugueses sobre o seu futuro.
Repúdio pelas pressões<br>em voto do PCP
Reaproximar a Justiça das populações
O Parlamento aprovou, dia 30, diplomas do Governo e do PCP que visam alterar os aspectos mais negativos do mapa judiciário imposto pelo PSD e CDS na anterior Legislatura.
Transportes públicos do Porto
Mais força a quem luta
No próximo dia 16 de Outubro realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores. A CDU apresenta aos açorianos um projecto de futuro para a Região.
É preciso derrotar <br>a ilegalidade
No encontro promovido pelo Movimento Mulheres Unidas Pelo Táxi (MUPT), realizado no dia 29, em Lisboa, Carla Cruz, deputada na Assembleia da República (AR), frisou que o PCP «esteve, está e estará ao lado do sector do táxi contra o processo de liberalização que está em curso».
Viticultores espremidos
A vindima deste ano está a ser um «pesadelo» para os vitivinicultores do Douro. «Estamos perante uma redução significativa da produção, comparativamente com campanhas anteriores», alertou a AVIDOURO.
SIRCA e incêndios em debate
Horta reclama ampliação <br>do aeroporto
«Água é de todos»
Pela mudança de políticas
Cerca de 70 mil belgas (45 mil segundo a polícia) manifestaram-se, dia 29, em Bruxelas contra as políticas anti-sociais do governo liberal, liderado por Charles Michel.
Golpe condenado
Os parlamentares de esquerda da Europa e América Latina, presentes na 9.ª sessão da Assembleia da Eurolat, condenaram numa declaração o golpe de Estado no Brasil.
Grécia privatiza água sob pressão dos credores
Maioria recusou referendo de Orban
Acabar com a chantagem!
Paz na Colômbia <br>resiste às urnas
Governo e Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) lamentam o triunfo do «Não» no referendo ao acordo para o fim do conflito armado, e garantem que o resultado não impede a pacificação do país.
Desafios da paz
Delegados de 12 países garantiram que vão fazer da Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz uma bandeira de luta dos respectivos povos e organizações.
EUA agarrados ao nuclear
Turquia insiste <br>em purga e guerra
Cabo Verde <br>de uma só cor
Reflectir sobre política<br>da água em Portugal
O Dia Nacional da Água comemora-se a 1 de Outubro, o início do ano hidrológico em Portugal; foi criado em 1983, com o objectivo de promover, cada ano, a reflexão sobre a água. Reflictamos, pois, sobre a política da água, que bem preciso é. Reflictamos da maneira certa, compreendendo para transformar, para mudar. Tão criticamente urgente e tão vitalmente necessária que é essa mudança.