Mais força a quem luta
No próximo dia 16 de Outubro realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores. A CDU apresenta aos açorianos um projecto de futuro para a Região.
Campanha eleitoral da CDU arranca na ilha Terceira
No arranque da campanha eleitoral, que aconteceu no domingo, 2, a Coligação PCP-PEV esteve em contacto com os agricultores na Feira Agrícola da Vinha Brava, em Angra do Heroísmo. Na acção participaram Aníbal Pires, cabeça de lista pelo círculo eleitoral da ilha de São Miguel e de compensação, e Vítor Silva, primeiro candidato pelo círculo da ilha Terceira.
Ambos, acompanhados por outros candidatos a apoiantes da CDU, salientaram a importância dos pequenos produtores agrícolas na economia das ilhas e recordaram o Regime da Agricultura Familiar, proposta do PCP, que vai permitir reduzir as contribuições obrigatórias dos agricultores.
«Precisamos de uma aposta mais decidida na diversificação e no escoamento local dos produtos agrícolas, na recuperação dos saberes e práticas e produtos tradicionais e uma política mais activa de estímulo e apoio ao modo de produção biológica», salientou Aníbal Pires.
A CDU vai propor, na próxima legislatura, medidas para apoiar mais e melhor os sectores de diversificação agrícola e as suas múltiplas produções, nomeadamente dotar os serviços locais de Desenvolvimento Agrário de mais técnicos habilitados nas diversas produções e no modo de produção biológico, para que possam apoiar melhor os agricultores, bem como criar agências locais para apoiar o desenvolvimento das produções biológicas.
No dia anterior, 1, Aníbal Pires e Vítor Silva reuniram com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em Angra do Heroísmo.
No encontro concluiu-se que o Governo Regional não respeita os profissionais de saúde. Prova disso está, por exemplo, no facto de os enfermeiros contratados estarem sujeitos ao regime das 40 horas semanais, sem qualquer compensação, mantendo regimes de trabalho diferentes para enfermeiros que trabalham lado a lado.
Aníbal Pires denunciou, no final da reunião, a situação dos assistentes operacionais que são forçados a quantidades enormes de trabalho suplementar, chegando a ter de trabalhar 11 dias consecutivos sem qualquer dia de descanso ou a atingir as 450 horas de trabalho suplementar, o triplo do valor permitido por lei.
CDU é a mudança
Aníbal Pires, acompanhado por outros candidatos da CDU pelo círculo eleitoral da ilha de São Miguel, contactou, no dia 30, com os utentes do Centro de Emprego de Ponta Delgada. Ali, alertou para a existência de «situações dramáticas de cidadãos que estão sem trabalho há imenso tempo e que não encontram perspectivas de o encontrar». Lamentavelmente, criticou o cabeça de lista, o Governo Regional prefere «disfarçar a taxa de desemprego».
No dia 29, Aníbal Pires e Sérgio Gonçalves, cabeça de lista da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral do Pico, contactaram com os utentes do Centro de Saúde das Lajes do Pico. Na acção, Aníbal Pires considerou que em vez de uma verdadeira política de saúde, existe apenas um sistema orientado para dar resposta à doença. A CDU considera, por isso, que tem de ser dada prioridade ao investimento na rede de cuidados primários de saúde.
No dia anterior, na ilha do Pico, os candidatos estiveram com os trabalhadores da Conserveira Cofaco, a quem foi dado a conhecer algumas das propostas da Coligação PCP-PEV, como o aumento do complemento regional ao salário mínimo nacional, de cinco para 7,5 por cento, uma medida essencial para melhorar os rendimentos de quem vive do seu trabalho, fazendo convergir os salários dos trabalhadores açorianos com os dos restantes trabalhadores portugueses.
Na ilha de São Jorge, acompanhado pelo primeiro candidato António Salgado Almeida, Aníbal Pires esteve, no dia 28, na Vila do Topo e visitou o Centro de Saúde de Velas e a Fábrica Conserveira Santa Catarina. Nos contactos efectuados, o candidato esclareceu que «reforço da CDU» contribui decisivamente para «acabar com a maioria absoluta que está a asfixiar o desenvolvimento regional».
A Coligação PCP-PEV contactou ainda os utentes da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, nas Velas, e do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta.