Editorial

TOMAR A INICIATIVA<br>E AVANÇAR

Fez anteontem um ano que os portugueses, depois de um intenso e continuado processo de luta, infligiram uma pesada derrota eleitoral ao...
Opinião
PCP

Não podem ser os mesmos a pagar

A divulgação recente na comunicação social de que os bancos viram o prazo de pagamento do empréstimo feito pelo Estado ao Fundo de Resolução (3900 milhões de euros) alargado até 2046, decisão imposta pela Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DGCompt) e o Banco Central Europeu (BCE), como contrapartida da autorização de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos pelo Estado português, vem confirmar uma tese por nós defendida desde Agosto de 2014, altura em que se verificou a Resolução do BES: os bancos não pagariam a dívida do Fundo de Resolução ao Estado.

Actual

Debute em carris

O processo de integração capitalista da União Europeia foi e é sempre acompanhado de grandes campanhas de...
Actual

O Expresso no seu melhor

À medida que iam sendo divulgadas as peças sobre as sedes dos outros partidos, fui antecipando aquilo que seria o texto que o...
Actual

Sem decoro

Quinze dias depois de ter sido divulgado o estudo intitulado «Portugal Desigual», da Fundação Francisco Manuel dos...
Crónica Internacional

Síria

Os recentes desenvolvimentos da situação na Síria vêm demonstrar que o imperialismo norte-americano continua...
A talhe de foice

Albarde-se

Há dias, um jornalista da CMTV (o canal televisivo do Correio da Manhã) dizia para o seu entrevistado «portanto, o...
Em Foco

Ruptura que propomos<br>exige o alargamento<br>da frente social de luta

No início da terceira fase de preparação do XX Congresso do PCP, que se realiza em Almada nos primeiros dias de Dezembro, o Avante! entrevistou o Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, sobre muitos dos temas presentes nas Teses – Projecto de Resolução Política. O resultado foi uma longa conversa na qual se abordou o Partido, o País, a União Europeia e o mundo, a resistência e a luta dos trabalhadores e dos povos e o combate dos comunistas portugueses pela Democracia Avançada, o socialismo e o comunismo.

PCP

«Tempo de importantes combates»

O Secretário-geral do PCP aproveitou um comício em Cascais, sexta-feira, dia 30, e um jantar-comício na Marinha Grande, sábado, dia 1, para passar em revista a situação política decorrente das legislativas de 4 de Outubro. «Seja qual for a situação que se apresente no futuro, um ano depois e analisando a evolução, mais segura é a nossa convicção de que tomámos as decisões certas que a nova realidade pós-eleitoral exigia», considerou.

Atentado ao património e à memória

O PCP considera inaceitável a proposta do Governo de concessionar a privados 30 imóveis históricos para fins turísticos, colocando-se assim em causa a memória colectiva do povo português.

Tribuna pública dia 8 em Olhão

O PCP promove no próximo sábado, 8, no Mercado de Olhão, uma tribuna pública contra as demolições na Ria Formosa, que o Governo decidiu prosseguir.

Contratos ilegais no Bairro Rosa

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) quer que os moradores do Bairro Rosa, em Almada, assinem contrato baseado numa lei já alterada e ameaça de despejo quem não o fizer.

Tribuna do Congresso

Tal como foi decidido pelo Comité Central na sua reunião de 4 e 5 de Março, será aberto um espaço nas...
Trabalhadores

Força às propostas da CGTP-IN

Na «semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta», entre 26 e 30 de Setembro, realizaram-se «centenas de acções, com o envolvimento de milhares de trabalhadores».

Reversão deve ir mais longe

Os trabalhadores da Administração Pública têm direito a aumentos salariais anuais, negados desde 2009, e à evolução nas carreiras, impedida desde 2005, salienta a Frente Comum de Sindicatos.

Mais organização e mais união

Para dar mais força à luta dos trabalhadores, determinante para os resultados alcançados, o 10.º Congresso da USS/CGTP-IN defendeu o reforço da organização e da acção reivindicativa a nível de cada empresa e local de trabalho.

Confronto de interesses

«O presidente da CIP defende os seus interesses, os dos grandes empresários», comentou o Secretário-geral da...

Condenada

A Bemore, uma das «prestadoras de serviços» que operam no estaleiro da Lisnave, na Mitrena, foi condenada a reintegrar um...
Assembleia da República

Rejeitar submissão às imposições

O PCP reiterou o mais vivo repúdio pelas pressões e chantagens externas exercidas sobre Portugal, acusando a União Europeia de por essa via pretender condicionar a livre opção dos portugueses sobre o seu futuro.

Reaproximar a Justiça das populações

O Parlamento aprovou, dia 30, diplomas do Governo e do PCP que visam alterar os aspectos mais negativos do mapa judiciário imposto pelo PSD e CDS na anterior Legislatura.

Transportes públicos do Porto

O Parlamento aprovou, dia 28, as alterações propostas pelo PS ao diploma sobre os transportes urbanos do Porto, anteriormente...
Nacional

Mais força a quem luta

No próximo dia 16 de Outubro realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores. A CDU apresenta aos açorianos um projecto de futuro para a Região.

É preciso derrotar <br>a ilegalidade

No encontro promovido pelo Movimento Mulheres Unidas Pelo Táxi (MUPT), realizado no dia 29, em Lisboa, Carla Cruz, deputada na Assembleia da República (AR), frisou que o PCP «esteve, está e estará ao lado do sector do táxi contra o processo de liberalização que está em curso».

Viticultores espremidos

A vindima deste ano está a ser um «pesadelo» para os vitivinicultores do Douro. «Estamos perante uma redução significativa da produção, comparativamente com campanhas anteriores», alertou a AVIDOURO.

SIRCA e incêndios em debate

No dia 17, realizou-se em Alvadia, Ribeira de Pena, um encontro promovido pela Associação dos Pastores Transmontanos (APT),...

«Água é de todos»

Na próxima segunda-feira, a campanha «Água é de todos» vai realizar, às 10h30, junto à...
Europa

Pela mudança de políticas

Cerca de 70 mil belgas (45 mil segundo a polícia) manifestaram-se, dia 29, em Bruxelas contra as políticas anti-sociais do governo liberal, liderado por Charles Michel.


Golpe condenado

Os parlamentares de esquerda da Europa e América Latina, presentes na 9.ª sessão da Assembleia da Eurolat, condenaram numa declaração o golpe de Estado no Brasil.


Acabar com a chantagem!

No momento em que escrevemos esta crónica, não sabemos qual o desfecho do diálogo estruturado sobre a possível...
Internacional

Paz na Colômbia <br>resiste às urnas

Governo e Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) lamentam o triunfo do «Não» no referendo ao acordo para o fim do conflito armado, e garantem que o resultado não impede a pacificação do país.

Desafios da paz

Delegados de 12 países garantiram que vão fazer da Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz uma bandeira de luta dos respectivos povos e organizações.

EUA agarrados ao nuclear

O Secretário da Defesa dos EUA garante que o país e os seus aliados da NATO não abdicam da faculdade de serem os...

Cabo Verde <br>de uma só cor

As eleições para a presidência da República de Cabo Verde, no domingo, 2, tiveram um desfecho esperado. Jorge...
Temas

Reflectir sobre política<br>da água em Portugal

O Dia Nacional da Água comemora-se a 1 de Outubro, o início do ano hidrológico em Portugal; foi criado em 1983, com o objectivo de promover, cada ano, a reflexão sobre a água. Reflictamos, pois, sobre a política da água, que bem preciso é. Reflictamos da maneira certa, compreendendo para transformar, para mudar. Tão criticamente urgente e tão vitalmente necessária que é essa mudança.

Argumentos
TVisto

Dois aniversários

É sabido que a relevância de uma qualquer televisão, como aliás da generalidade dos chamados meios de...
Memória
Aconteceu

Faleceu o escritor Mário Braga

O escritor Mário Braga faleceu, dia 1, em Lisboa, aos 95 anos. Nascido em Coimbra, a 14 de Julho de 1921, licenciou-se em...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    Emprego ....

A semana em resumo

Frases

“O governo búlgaro faz figura de parvo: há uma semana, quando a...