Crónica Internacional
O consenso de Bruxelas
PCP
Juntar com o bico<br>e espalhar com as patas
O saldo do que aconteceu na última semana, depois do apressado anúncio feito pelo BE e confirmado pelo PS a propósito do imposto sobre o património imobiliário de valor elevado, confirma que posturas e critérios errados não se limitam apenas a criar dificuldades a boas medidas que podem ser tomadas, oferecem ainda de bandeja a outros (neste caso a PSD e CDS) a oportunidade de branquearem as suas opções.
Actual
Barroso vulgaris de Lineu
Actual
O anúncio
Actual
A Cultura no OE
A talhe de foice
Não se enxerga
Comunicado do Comité Central<br>do PCP de 17 e 18<br>de Setembro de 2016
Centenário <br>da Revolução de Outubro <br>Socialismo, exigência <br>da actualidade e do futuro
Rumo alternativo para o País
O PCP inicia no dia 29 uma acção nacional de esclarecimento e mobilização em torno das questões do emprego, dos direitos, da produção nacional, da soberania.
Efectivar o direito à mobilidade
O PCP quer que o «Andante» seja considerado o passe social intermodal da Área Metropolitana do Porto, válido para todos os transportes públicos da região.
Desenvolver a Serra da Estrela
O PCP defende um novo rumo para a Serra da Estrela, capaz de aproveitar os seus valiosos recursos em prol do desenvolvimento regional e da justiça social.
Um avanço para alargar
Ensino Superior não é mercadoria
O PCP vai lançar uma campanha pública contra a possibilidade de transformação da Universidade de Coimbra em Fundação de direito privado.
Reduzir e uniformizar os salários dos administradores
Levar mais longe<br>as medidas positivas
Defender o carácter público
Contra o aumento da subvenção aos partidos
PCP questiona UE sobre Síria
Repor a carreira de guarda florestal
Com a luta eles movem-se
O desinvestimento e outras medidas do governo PSD/CDS que faziam parte da política de privatização do transporte público provocaram problemas aos trabalhadores, aos passageiros, às próprias empresas e ao País, que precisam de soluções urgentes, exigidas nos últimos dias em iniciativas públicas da Fectrans/CGTP-IN, das CT e do movimento de utentes.
«Grande mentira» da Aphort
O Sindicato da Hotelaria do Norte acusou a associação patronal Aphort de cometer uma «grande mentira», quando reagiu a um protesto declarando que nenhum hotel do Porto tinha negado aumentos salariais.
Algarve recusa destino precário
Numa tribuna pública, em Faro, a CGTP-IN denunciou o crescimento contínuo do trabalho precário na região e desferiu argumentos que liquidam a tese de que a elevada precariedade se justificaria pelo pendor sazonal da economia.
Frente Comum ultima reivindicação
TAP na rota errada
Contra fundação na Nova
Desespero no sector do leite
A crise no sector do leite continua sem fim à vista, devido aos baixos preços pagos na produção, às penalizações que são aplicadas pelos compradores e aos elevados preços dos factores de produção.
Propinas inaceitáveis<br>na Madeira
A JCP apela à luta e reivindicação dos estudantes e das suas famílias contra o aumento das propinas na Universidade da Madeira (UMa).
OE deve incluir<br>«estrada da morte»
Pôr termo às injustiças
Acordos contra os povos
Centenas de milhares de pessoas desfilaram, dia 17, em Berlim e outras seis cidades alemãs em protesto contra os acordos de livre comércio negociados pela Comissão Europeia.
Revés para Merkel
A União Democrata Cristã da chanceler Angela Merkel e os sociais-democratas recuaram nas eleições regionais que decorreram, dia 18, em Berlim.
Luta prossegue em França<br>contra lei do trabalho
Acordos com Marrocos inaplicáveis<br>ao Sara Ocidental
Parlamento britânico denuncia intervenção na Líbia
Combata-se as desigualdades!
EUA minaram trégua na Síria
Os governos sírio e russo negam a autoria do ataque a um comboio humanitário, próximo de Alepo, ocorrido já depois do fim de um cessar-fogo violado pelos EUA e por «grupos rebeldes» apoiados por estes.
Guerrilheiros da paz
Termina amanhã a Conferência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, na qual as bases guerrilheiras devem aprovar o acordo de paz com o governo colombiano, anunciado a 24 de Agosto.
PCP representado em festas <br>em França, Bélgica e Espanha
PCP saúda PAIGC
Líbia mais dividida na guerra do petróleo
Os baldios são do povo
Esta semana esteve em debate na Assembleia da República o Projecto-Lei do PCP (em conjunto com projectos do PEV, do PS e do BE) que revoga a Lei dos Baldios em vigor (Lei 68/93, alterada pela 72/2014), «devolvendo os baldios aos povos». Foi aliás esta a expressão que alguns órgãos de comunicação social usaram para titular as notícias sobre o assunto.
Porque a expressão é rica de simbologia e conteúdo, aqui ficam algumas ideias que, sem esgotar o tema, procuram contribuir para um debate político e ideológico muito sério, que seguramente se prolongará para lá deste processo e do seu desfecho.